Skip to content

Ovos cozidos

setembro 24, 2010

Meu intuito para esta sexta-feira não é dar a vocês uma receita de como fazer ovos cozidos. Se você pensou assim, devo dizer que este post poderá fazê-la cair de costas. Por outro lado, sua surpresa poderá fazer de você minha maior aliada nesta batalha que travo com os ovos cozidos já há algum tempo.

Tudo começou (ou melhor, se revelou) no sábado passado. Como dou aulas para a pós-graduação, o último sábado foi um daqueles destinados a me fazer passar o dia todo no trabalho, almoçando fora, e deixando o maridão em casa. Preocupada com ele, que sabe cozinhar menos do que eu, deixei preparada uma marmitinha e fui-me embora trabalhar. Quando voltei, notei dois ovos faltando na bandejinha e então naturalmente perguntei: fez omelete? E ele então respondeu o que soou como agulha ao meu pobre coração iniciante na cozinha: não, fiz ovo cozido!

Eu não sei fazer ovo cozido. Eu nunca fiz ovo cozido. Sim. Leia novamente, é fato. Não sei fazer e nunca fiz. O ovo aqui em casa segue a fiel rotina de virar omelete ou ser a base de alguma receita maior. Nada diferente disso, pois foge da minha alçada e competência culinária.

Então, naquele momento, dotada de uma curiosidade e impulso indescritíveis, perguntei animadíssima pra ele, “SÉRIO, COMO FAZ??”

Silêncio no sofá. Após cinco minutos de paralisação e um sorriso que queria sair mas que sabia que a melhor coisa seria não sair, meu marido me explicou: Pega o ovo. Joga o ovo na panela. Poe água. Liga o fogo. Deixa lá. Tira o ovo e descasca. Come.

É, eu sei. Ovo cozido é como aprender a falar “mamã”. Mas, para mim, é mais complexo. Por exemplo, eu sei cozinhar batata: pega batata, joga na panela com água, deixa lá um tempo, descasca e come. Mas a batata daqui de casa leva umas quinze espetadas com o garfo antes de sair da panela cozida! Eu não sei só olhar uma batata e dizer, oh, está cozida. E não me vem com essa de falar que são só x minutos, porque para essa regra furada funcionar, todas as batatas tinham que ser do mesmo tamanho! (desabafo de quem já comeu batata crua)

Ao mesmo tempo, não sei olhar o ovo e falar oh, está cozido. Mas meu sexto sentido culinário me diz que, por algum motivo, eu não posso espetar o ovo também. Então, eu não sei dizer quando o ovo está cozido! Desta forma, evitando o processo traumático de deixar o ovo na água fervente, depois tentar descascá-lo e queimar a mão porque uma gema fervendo saiu escorrendo de lá de dentro, cruazíssima da silva, eu disciplinei minha mente a não fazer ovo cozido. Mas não posso mais segurar: preciso aprender quando deu o ponto do ovo cozido. Afinal, em breve vai ter alguma maionese para eu levar em algum junta-panela! E aí????

O que é mais humilhante é que nenhum livro de receita ensina a fazer ovo cozido, nem aqueles de título “Culinária para ignorantes”. Toda receita que vai ovo cozido, já aparece “x ovos cozidos” nos ingredientes. É algo assim, tipo, dispensa comentários. Consegue imaginar como eu fico nestas horas??

Alguém disposta a me ajudar? Deve existir alguma dica, algum segredo… do mesmo jeito que tem para saber que o óleo está no ponto de fritar, o bolo está assado por inteiro, a batata cozinhou, o brigadeiro está no ponto, o peru assou (quando o termometrozinho  vem com defeito)… humilho-me diante das minhas fiéis leitoras e seguidoras e pergunto: como saber quando o ovo está cozido? Não me diga que é em 10 minutos, porque você não sabe o tamanho do ovo que está aqui na minha geladeira! hehehe

Sei que posso contar com vocês, afinal, foi aqui neste blog que aprendi o que é impedimento, tiro de meta, escanteio, etc etc!

Aguardo as dicas e sugestões de vocês. Logicamente, com o propósito de diverti-las um pouquinho, eu dei uma “caricaturada” na questão; não sei mesmo o ponto do ovo, mas não vá pensando que aqui nesta casa se vive de miojo e gelatina (se é que eu sei fazer um dos dois!). O intuito aqui foi mais descontrair e ver se conseguimos reunir boas e curiosas dicas sobre este assunto um tanto quanto pitoresco, mas bastante presente no nosso dia a dia!

Beijos a todas e bom final de semana! A melhor resposta vai ganhar dois ovos cozidos que eu mesma vou fazer, so-zi-nha!

Naná…

19 Comentários leave one →
  1. Vania permalink
    setembro 24, 2010 3:28 pm

    Sinto muito mas não posso te ajudar nessa… Tudo o que eu sei na cozinha é ferver água! Aprendi a identificar o ponto de ebulição!!!

    • setembro 27, 2010 10:47 pm

      hahahaha… eu sei, eu sei… mas o frango com mel e curry você já fez né??!!

      beijos para os 3!

  2. Luiz (marido) permalink
    setembro 24, 2010 4:36 pm

    Na única vez que fiz o ovo cozido procurei o tempo no livro da dona benta que fala que é de 8 a 10 min em água fervendo! Você não deve ter encontrado porque o nome técnico pra os ovos cozidos na verdade é: ovos duros!!! Mas no fim o que vale é o feeling.. Eu coloco o ovo na água fervendo e enquanto vou pegar a coca-cola, gelo, catch-up e batata palha e acho alguma coisa pra assistir os ovos ficam prontos!! Muito tranquilo!! Beijos…

  3. Olivia permalink
    setembro 24, 2010 6:55 pm

    Adorei a resposta do seu marido, Naná… rsrsrsrs

    Eu fui lendo o seu “post” sobre ovos cozidos na esperança que você ia falar como saber se o ovo está cozido ou não, pois eu também sempre tive essa dúvida. Eu já fiz ovos cozidos, mais ou menos como o Luiz, coloca os ovos na água, faz uma coisinha aqui outra ali e aí os ovos ficam prontos…(confesso que uma vez o “amarelinho” não estava muito duro, mas tudo bem)

    Você não é a única, Naná! :)
    Beijos

    • setembro 27, 2010 11:59 pm

      Olivia!
      Me senti praticamente abraçada com este seu comentário, muito obrigada! heheheh
      Muito bom saber que lutamos com os mesmos dilemas na cozinha… vivendo e aprendendo!

      beijos,

      naná

  4. Cindy permalink
    setembro 24, 2010 7:00 pm

    Muito tocante seu desabafo com relação a ovos cozidos. Naná, com a minha não vasta experiência eu sempre fiz assim: coloco os ovos em água fria ambiente e levo a fervura, baixo o fogo e espero com paciência, vejo se há indícius de rachaduras na casca…daí eu tiro, coloco num bowl, ESPERO ESFRIAR, descasco (às vezes faço com água pra ser mais rápido)
    O ovo do Luiz me dá medo, colocando direto na água fervendo, ôh loco é profissional!
    Estou na torcida para que vc consiga fazer o prêmio, dois ovos cozidos!

    • setembro 28, 2010 12:01 am

      hahahahaha cindoca, o ovo direto na água fervendo não procede, dizem que ele explode, cuidado!!! não faça isso em casa!!!! o Luiz quis dizer água fria… e ela vai fervendo já com o ovo lá dentro… não se preocupe. hehehehe

      gostei do seu processo, vou tentar fazer também… agora… ouvi boatos de que se a casca trinca, é porque o ovo passou do ponto…. será?????

      beijos com saudades

  5. Néia permalink
    setembro 24, 2010 7:17 pm

    Uma vez me disseram que pra saber se o ovo está cozido, deve-se tira-lo da água com uma colher, se secar rápidamente, está pronto. Não sei se é lenda !! Agora colocar o ovo gelado diretamente na água fervente, não explode?????????? heheheh. Bjs

    • setembro 28, 2010 12:02 am

      vou testar!!!!!!!

      (a casca do ovo secando rápido, não jogar o ovo gelado na água quente! hehehehe)

      beijos

  6. setembro 24, 2010 8:29 pm

    Minha querida, Eu que passo DIASSSS na cozinha vou te dar as dicas…
    Quando casei, há 25 anos atrás, a Abril Cultural publicou um livro que chama “Almanaque de cozinha” (já separei para te emprestar…). Primeira página do livro: Ovos – Como saber se eles estão fresquinhos? Sem ler a data de validade, óbvio…
    Em seguida, aparece como fazer ovo quente, meio cozido e cozido… Portanto querida, não basta saber como fazer ovos cozidos – isto é muito básico! Você tem que saber O PONTO…
    COZIDO:
    Coloque o ovo numa panela com água fervente e sal. Espere a água voltar ao ponto de ebulição e abaixe o fogo para que a casca não quebre. CONTE 12 MINUTOS. Retire o ovo com uma escumadeira e mergulhe-o em água fria. Descasque. E aí pode comer…
    Bjs e boa sorte!!

    • setembro 28, 2010 12:03 am

      hehehehehehe

      puxa, quantas especificações para o mesmo tema!!

      vou ter que estudar mais, de fato! quero o livro!!!!

      essa é minha orientadora mesmo viu… por essas e outras é que depois do doutorado vamos abrir nossa pousada! vou até poder servir ovos quentes, duros, frios, moles… a gosto do cliente!!

      beijossss

  7. Elisa Barretto Prestes permalink
    setembro 24, 2010 8:33 pm

    Olha, eu sempre aprendi que, depois que começar a borbulhar (a água!), são 3 minutos para gema mole e 5 minutos para gema durinha. Confesso que na maioria das vezes eu esqueço eles na água… já aconteceu até de secar!

    • setembro 28, 2010 12:05 am

      Oi Elisa!

      Fiquei curiosa, o que secou, o ovo ou a água da panela??????? heheehehhe

      Vou apostar nos 5 minutos para a gema durinha, não quero arriscar uma gema escorrendo para fora do ovo!

      obrigada pela dica!!

      bjos ;)

  8. Vera Moura permalink
    outubro 9, 2010 12:33 am

    Legal, estou aprendendo muito com voces. Nunca pensei em ensinar minhas filhas a cozinhar ovos… estou com conciência pesada. Ainda bem que vc apareceu para me ajudar a reparar esta falha.
    Só tenho a acrescentar que se vc colocar vinagre na água ajuda a não trincar a casca, apenas uma colher de sopa para um litro de água.
    Abraços

  9. Fernanda Carini permalink
    outubro 19, 2010 8:34 pm

    Oi Naná!!
    Como você sabe eu faço parte daquele clube: cozinho por falta de opção!!!
    Então, outro dia falei pro marido: ‘tem arroz e feijão pronto; só cozinha ovo e lava salada pra Malu almoçar”, já tô chegando em casa. E ele me vem com a famigerada pergunta: ‘quanto põe de água na caneca, e quando eu sei que está bom?’ Veja bem! Foi minha resposta!!E continuei: coloca um tanto bom de água, o suficiente para deixar o ovo, por um tempo cozinhando (devo confessar que sempre deixo uns 30 min., pois, realmente, não sei quando ele está cozido!) até você achar que ele está bom. E desliguei o telefone, e fui pra casa. Quando cheguei, me deparei com o marido, olhando para o ovo com uma cara meio estranha e falou: ” o ovo tá bom ou tá estragado? tá com uma cor estranha?” E eu com toda a minha experiência culinária fui logo falando: ” Mas você só fez um?” Sim, é só pra Malu” respondeu o marido. E aí foi o fim….fui obrigada a contar meu segredo: sempre faço uns a mais, no caso de algum estar estragado!!” E aí, além de saber o tempo que o ovo leva para cozinha, é preciso saber se ele não está estragado!!!!

  10. renato permalink
    dezembro 21, 2010 2:53 pm

    O ovo está cozido quando fica mais pesado.

    Agora me ensina a fritar batatas…

    • dezembro 23, 2010 11:50 am

      hahahaha, obrigada Renato!!! Em breve coloco a receita de batatas fritas por aqui, hehe. Por enquanto, saiba que você precisa secá-las muito bem antes de fritar!!

Trackbacks

  1. Feliz 2011! « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 161 outros seguidores

