Skip to content

Os segredos de um pudim perfeito

maio 20, 2011

Olá pessoal!

Essa semana fiz o terceiro pudim de leite condensado da minha vida, e pela primeira vez posso dizer que ele deu “praticamente certo”.

O pudim é uma das sobremesas preferidas do meu marido, inclusive no primeiro aniversário dele em que comemoramos casados, eu fiz uma micro-festa-surpresa (só pra eu e ele hehe) e ao invés do bolo tinha pudim. O primeiro que eu fiz na vida. O coitado não deu assim exatamente muito certo, porque eu queimei a calda e com isso o pudim todo ficou amargo, mas a intenção foi bonitinha… e o marido recém-casado comeu tudo.

Na minha segunda experiência com o doce, meu trauma de calda queimada resultou numa calda tão ralinha e branquinha que o pudim ficou sem graça, meio cru… e aí segunda-feira eu estava aqui em casa, com 4 ovos caipiras na geladeira e com algum tempo livre, então pensei ah, por que não? E fui lá fazer pudim.

A receita, segui a de sempre:

Pudim de leite condensado “basicão”

4 ovos (de preferência caipiras)

1 lata de leite condensado

A mesma medida de leite

Bater tudo no liquidificador e colocar em forma com buraco no meio já untada com a calda caramelada.

Para a calda: 1 xícara de açúcar em fogo baixo, quando começar a virar caramelo juntar 1/3 xícara de água (ou mais um pouquinho, para uma calda mais ralinha) e misturar bem até ficar homogêneo.

Assar em banho-maria coberto com papel alumínio.

Pudim de Leite Condensado... logicamente, não é o que eu fiz!! Mas eu chego lá

Só que, como confessei no último post, fui no Google antes. hahaha… pois é. Pra não errar o pudim. E caí no site “Tudo Gostoso”, que eu considero de fato confiável e já peguei várias receitas de lá… o que eu buscava era um segredo para não errar a calda, mas ao invés disso encontrei uma dica para o pudim assar mais rápido: em banho-maria, coloque o pudim no forno coberto com papel alumínio, mas faça um furo no papel alumínio contornando o lugar onde ficará o furo do pudim (ali onde a forma é mais alta).

Como não tinha nada a perder, a não ser quatro ovos e uma preciosa lata de leite Moça, resolvi tentar. E não é que deu certo? O pudim assou em 40 minutos, fenômeno nunca antes jamais acontecido nesta casa, em que os pudins ficavam pelo menos uma hora e vinte no forno. E ficou bem no ponto, coradinho, uma delícia! Mas continuo com problemas na calda. Dessa vez ela ficou boa, mas muito espessa…

Fiquei feliz com essa dica e esse segredinho, porque funcionou mesmo. Só que eu sei que existem vários outros segredos para um pudim indefectível. E eu não conheço mais nenhum! Portanto, se você entrou nesse post querendo segredos, sinto muito, quem está querendo segredos aqui sou eu! Se você sabe de um, compartilhe aqui com a gente. Já ouvi dizer que tem segredo para o pudim ficar todo todo furadinho. O meu nunca fica. Sei que tem segredo para ele ficar sem furo nenhum. E eu não sei o segredo, mas devo estar fazendo algo certo no meu, porque prefiro sem os furos. Sei que tem gente que coloca maisena. Pra quê? Baunilha. Por quê? E a calda hein, melhor fazer na forma mesmo ou na frigideira? Qual o jeito perfeito de fazer essa calda afinal??? E como não surtar de desespero quando o açúcar começa a queimar e você joga a água para fazer a calda e faz aquele barulho danado? Enfim…. qual o segredo do seu pudim??

Adoraria saber mais dicas, afinal ontem também descobri que não só o Luiz é doido por pudim, como também a minha filhota Ester em formação ficou toda toda agitada mexendo e chutando que nem carateca depois que eu comi… então acho que o melhor jeito é aprender mesmo, porque está entre as favoritas da casa!!

Beijos a todas e um excelente final de semana,

Naná…

About these ads
48 Comentários leave one →
  1. Irani permalink
    maio 20, 2011 1:24 pm

    hahaha… ri mto ao saber q o marido recém casado comeu pudim amargo!!! rsrsrs… o amor é lindo!
    Bom vamos aos segredos… não conta prá ninguém, mas prá ficar furadinho não bata muito no liquidificador, quanto mais bate, mais liso fica! (Também me deu vontade… tô indo fazer o meu!)
    Bjo!

    • maio 20, 2011 1:31 pm

      hehehe pois é, o que um marido recém-casado não faz né??
      aaah então é isso, eu sempre ponho o pudim pra bater e esqueço dele lá haha, só volto quando a calda está pronta…. deve ser por isso que ele fica lisinho!!!!
      obrigada pela dica!!
      bjosss

    • cida permalink
      outubro 27, 2013 6:54 pm

      kkkkkkkkk adorooo fazer a calda eh minhas especialidade pq o pudim msm vixiiii
      espere o açúcar ficar bem escurinho p jogar a agua, se não funcionar adicione mais umas colheres de açúcar (eu faço isso), mas fica de olho se ñ queima msm

  2. Adriana de Paula permalink
    maio 20, 2011 1:35 pm

    Huummm delícia hein?? Sei um segredo para ele ficar sem furinhos e mais cremoso! Colocar duas latas de leite moça e uma de leite! Meu sogro ama pudim e minha sogra ( que aprendeu com a sogra dela!) faz assim e fica MUITO bom!!!! Agora a calda…é legal fazer um pouco mais separado pra jogar por cima depois de pronto, assim ele fica mais molhadinho!!!

    • maio 20, 2011 4:40 pm

      opa!!! segredos familiares são ainda melhores!!!! gostei do truque!!! mas precisa adicionar mais ovo ou não muda nada???
      bjosss

  3. Fernanda permalink
    maio 20, 2011 3:07 pm

    Oi Nana!

    Eu ia dar o segredinho da minha Vo Helena, mas a Dri ja falou ne?! Duas latas de leite condensado e uma de leite!!!! Agora a calda… nao faco nada diferente, mas parece funcionar toda vez… fico la olhando pro acucar e coloco a agua logo que derrete todo… sempre uso fogo baixo… BEM baixo = demora uma eternidade pra derreter o acucar!!!! Deu ate agua na boca essa coisa de pudim… acho que vou fazer um tambem!!!! Aqui TEM leite condensado!!!! :O)
    Bom final de semana!!!!

    Beijos

    • maio 20, 2011 4:41 pm

      fogo baixo…. quase nunca uso fogo baixo… hm…. me fez pensar! hehehehe

      beijos e faça mesmo um belo de um pudim para o final de semana!! :)

      • Adriana de Paula permalink
        maio 20, 2011 5:04 pm

        Olha a invasão! Mas então, o resto da receita fica igual sim!! E vcs não vão acreditar, vim almoçar na casa da sogra e o que teve de sobremesa????? PUDIM!!!! Hihihi!!! Foi bom, tinha ficado mesmo com vontade depois dessa conversa toda!!!

  4. Luciana Castellar permalink
    maio 20, 2011 4:46 pm

    Hmmm… E eu tive o privilegio de comer o seu 3º pudim! Ele estava maravilhoso!

    • maio 20, 2011 4:51 pm

      hahahah pois é, Lu! Viu que risco você correu??? Foi o primeiro que deu certo… é que eu guardei segredo sobre isso hehehe

      bjs

  5. Neia permalink
    maio 20, 2011 5:05 pm

    Eu coloco uma pontinha de maisena pra ele não ficar com furinhos. Agora a calda……não sei explicar kkk

    • maio 20, 2011 5:46 pm

      aaah então é pra isso que serve a maisena!!! hehehe

      bjosss

  6. Marina Chiaradia Mendes permalink
    maio 20, 2011 5:24 pm

    É, o Google pegou meu lugar! Até receita de pudim e como se faz tem por lá! Uma pena… cade a exclusividade de fazer um pudim que só o pessoal da família sabe… Enfim…
    A minha dica e a da minha irmã Marcia que é uma especialista em doces… Seguinte:
    6 ovos
    l lata de leite Moça
    a mesma medida de leite
    uma colher de chá de baunilha
    Bater tudo no liquidificador e…
    Aqui vai o segredo:
    Cozinhar em banho-maria, numa forma tampada, dentro de uma panela grande, com tres dedos de água. Nada de 40 minutos no fogo… Cozinha-se 20 minutos (EU DISSE 20 MINUTOS…) desliga-se o fogo e deixa esfriar na panela. Coloca-se na geladeira e desenforma no dia seguinte!
    Da mamãe. Bjos.

    • Marina Chiaradia Mendes permalink
      maio 20, 2011 5:27 pm

      Errata… Ops…
      onde se le l lata de leite Moça, deve se ler 2 (duas). Sorry…

      • maio 20, 2011 5:48 pm

        ô mamãe, desculpa, num é isso não… confio em vc bem mais do que no Google… hahaha… vc até já tinha me passado essa versão, mas meu problema é de infra-estrutura: não tenho panela que caiba minha forma de pudim!!!!!!!

        então tenho que usar o forno mesmo….

        hihi

        beijos

  7. Renata permalink
    outubro 10, 2011 11:18 pm

    Olá! Estava procurando segredos para um pudim perfeito e cai por aqui… rssrsrs. Então pedi umas dicas para as meninas que trabalham lá na cozinha do meu serviço (leia-se senhoras tem mais de 40 anos de cozinha a mulherada lá) e a dica para calda perfeita que elas me passaram foi a seguinte… Renata, não faça a calda, derreta o açucar e coloque o pudim por cima, o proprio pudim vai criar a calda , e se voce quiser mais molhadinho o açucar que ficar na panela vc joga um pouquinho de agua, faz a calda e joga por cima do pudim já desinformado. Só fiz dois pudins até agora (tb para o meu marido que adora) mas deu bem certo a calda. Bjs.

  8. Ariana Fernandes permalink
    fevereiro 17, 2012 2:37 pm

    HAHA eu fiz um pudim ontem e pronto 1:30 assando noussaaa, a calda ficou amarga e eu nao sabia prq procurei no google e apareceu seu blog rs Boas dicas adoroo pudim mas nunca soube fazer, arrisquei… vi num video da nestle que ensina a fazer e o segredo do furinho ta na temperatura do forno, fogo alto, furinhos prq a agua ferve mais rapido… fogo baixo, pudim liso, prq a agora nao ferve…

  9. Ariana Fernandes permalink
    fevereiro 17, 2012 2:39 pm

    ah e na receita da nestle, ensinou 3 ovos, 1 de leite moça e 2 de leite…

  10. Rodrigo permalink
    junho 16, 2012 12:03 am

    Nana! muito bacana seu post! em prol ao bem do seu casamento e felicidade do seu marido compartilho meus segredos mais secretos!!!!
    Quando vc bate tudo no liquidificador – quanto mais bater + espuma, se colocar imediatamente na forma e ao forno ja pré aquecido o pudim ficará todo furadinho, a espuma faz ficar furadinho… mas pessoalmente eu gosto do pudim sem furos! entao o correto é alem de colocar uma pontinha de maizena esperar uma meia hora pra espuma baixar, logo colocoar na forma e no forno!

    abraço grande.

  11. Fran Rodrigues permalink
    julho 2, 2012 2:00 am

    Nossaaaaa, o meu que acabei de fazer ficou um desastre, nao tampei e acabou entrando agua , ficou mole e na hora de desinformar quebrou tudo, o melhor é que aproveitei que meu bem viajou, fui tentar fazer um pudim pra ele, porque ele sabe que sou um desastre , e ele é perfeito na cozinha….mais enfim liguei pra ele contando da minha peripecia rsrs, mais nao pense que vou desistir, da proxima vez ele vai sair melhor, ate um dia ficar perfeito…haa e eu tbem sou recem casada, casadinha á 6 meses rsrs

    • juliana lima permalink
      março 2, 2013 6:11 pm

      oiii Fran!!!!
      vi oq vc escreveu e acho q posso te ajudar..
      depois q vc termina o pudim coloca ele no congelador por 3h
      depois disso vc esquenta fundo da forma no fogo e é so desinformar
      vc vai ver como vai da serto dessa vez

      bju

  12. Sueli permalink
    julho 14, 2012 4:19 pm

    Para nao ter furos no pudim e só coar ele antes de por na forma .

    • GEITINHO DE MOCOTÓ permalink
      maio 12, 2013 2:23 am

      ISSO É MENTIRA!!!!!NAO ADIANTA COAR,BATER POUCO,COLOCAR FERMENTO,TEMPERATURA DO FORNO,BATER CLARAS EM NEVE N-A-D-A DISSO ADIANTA…EU AXO QUE DEVE COLOCAR MAIS OVOS NA MASSA PARA FICAR FURADINHO POIS É MUITO DIFÍCIL UM PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM 3 OVOS DAR CERTO…PELO MENOS EU NUNCA FAÇO UM PUDIM DECENTE QUE FIQUE BOM E (NAO QUEBRE AO DESENFORMAR)…AFF

  13. janeiro 10, 2013 7:52 pm

    olá pessoal, fiz um pudim ontem ( primeiro!!) e foi um sucesso absoluto… o segredo…. comprei a mistura pronta que lançaram do proprio leite de moça!!! basta acrescentar o leite ! segui a receita da calda que vem na caixinha, e … voalá!!! MARAVILHOOOSO!!!
    Ficou mais liso, do jeito que meu marido gosta, mas eu que gosto dele furadinho, perguntei para minha sogra e ela me disse que o segredo dela é colocar a mistura bem batida na calda bem quente, ela meio que ferve onde fazem as bolhinhas que serão os furinhos!!! vou fazer um hj com a caixinha e tentar ver se ele fica furadinho! beijos!!

  14. Carla Crescenzo permalink
    fevereiro 2, 2013 8:36 pm

    Ola Nana,
    Acho que temos o mesmo desafio, um pudim gostoso e perfeito….Depois de muita pesquisa e falando com uma culinarista descobri que o pudim perfeito nao tem furos, e os furos aparecem quando passa do ponto no forno, sendo assim a calda deve estar fria quando colocar a mistura na forma e acertar o tempo do cozimento….. Este é o meu maior desafio, o da calda superei ha pouco tempo.
    Sempre ouvi que os furinhos eram decorrentes do tempo que a mistura ficava no liquidificador, verdade que o tempo influencia em aerar a mistura, mas o tempo de forno é determinante entre o pudim lisinho e o furadinho que para minha surpresa é aquele que assou mais do que devia.
    Sua receita esta certa, quanto á calda tente caramelar em fogo baixo e vai mexendo para controlar o ponto quando começar a dourar e ficar da cor de caramelo claro mistura um pouco de agua quente

    • fevereiro 3, 2013 3:40 pm

      Gente!!
      Sexta-feira testei o pudim seguindo uma mistura de dicas que recebi aqui… fiz com 2 latas de leite condensado ao invés de uma, calda clarinha, e cobri o pudim com papel alumínio com um buraco no meio na hora de assar….
      Ficou delicioso, super cremoso e sem furinhos!!

      Estou chegando lá!!!!!!

      Bjos a todos

  15. juliana lima permalink
    março 2, 2013 6:07 pm

    oii Naná!!
    meu nome é juliana e meu marido tbm adora pudim..
    semana passada ele disse mô faz pudim!! nossa ja fazia um tempinho q ñ me atrevia a tal mais tudo bem, ficou uma delicia
    e minha dica foi uma q minha mãe me ensinou é assim…

    1lata de leite condensado
    2 medidas da lata de leite condensado de leite em pó disolvido com água
    3 gemas
    se vc QUISER pode colocar uma colher de sopa de coco ralado aquele de pacotinho
    bate tudo no liquidificador por +ou- 5 min OBS! eu adoro aquele pudim lisinhoso
    deicha a mistura no liquidificador e vai fazer a calda..

    para a cala eu so uso o açucar
    umas 4 a 5 colheres
    coloca na forma com furo no meio e bota no fogo, la mesmo vai deretendo ai vc vai com cuidado para ñ se queimar espalhando com a colher

    a mistura no liquidificador vai ficar com uma espuminha em sima faz de tudo para so colocar o liquido e ñ a espuma..

    bem é assim q eu fasso e fica muuuito bom!!
    mais eu gostei da dica do papel aluminio vo tentar, outra coisa alguem sabe como faz para deichar o pudim alto?? nossa vejo cada pudim enorme porai se alguem solber to poraqui em..

    se alguem quiser trocar receitas me add la no face book https://www.facebook.com/
    bjus a todos e bom pudim

  16. maria permalink
    abril 11, 2013 1:24 am

    poxa vida o meu primeiro pudim ficou catastrofico…nao sei de onde saiu tanta agua.Devo ter feito tudo errado ou minha panela nao presta……rsrsrs minha panela novinha queimou toda, e só fiquei na vontade.Af, estava tão afim……rrs

  17. Lídia permalink
    maio 16, 2013 10:40 am

    Gente, comecei a pesquisar sobre o pudim perfeito (tava com uma vontade de comer um “bem bom”…) e vim parar aqui. Então, fiz uma mistura de várias dicas e… deu certo! Ficou ótimo! Vou contar como foi…

    Fiz a receita de pudim que a minha avó fazia, e que é muito boa e simples: Bati no liquidificador 3 ovos, 2 copos (americanos) de água, 1 e 1/2 copos (americanos) de açúcar e 1 saco inteiro de leite em pó. Bati bem, por vários minutos. Então, coei a mistura pra uma outra vasilha e deixei lá, descansando um pouco, pra diminuir as bolhas.

    Enquanto isso, fiz a calda: 1 xícara de açúcar diretamente na forma, mexendo de vez em quando até ficar com aquela cor de caramelo. Acrescentei 1/3 de xícara de água fervente (com cuidado pra não queimar as mãos, porque a mistura fica saltando da panela) e mexi até homogeneizar a mistura novamente. Desliguei e deixei a forma lá, descansando um pouco também, até amornar (a dica foi já colocar a forma dentro da vasilha que ela ia em banho maria pra o forno – rapidinho ela esfria, mas não pode esfriar totalmente, porque senão fica dura e não dá pra espalhar pela forma). Assim que amornou um pouco, espalhei pela forma toda, com uma colher de pau.

    Então, novamente peguei a peneira e coei de novo a mistura do pudim pra dentro da forma em que ia assar. C oloquei em banho maria (sem cobrir com papel alumínio) e levei ao forno pré aquecido pra assar (temperatura média alta). Ele assou em aproximadamente 1 hora, até que ficou bem douradinho por cima. Ficou simplesmente p-e-r-f-e-i-t-o! Experimentem!

  18. Sara permalink
    junho 8, 2013 7:23 pm

    Nossa, quantas divas, eu já estou aqui fazendo meu segundo pudim na boca do fogão mesmo, tenho medo do forno, meu primeiro ficou ótimo, com a ajuda do marido que e o chefe da cozinha aqui, mas hoje estou tentando fazer sozinha, enquanto meu bebe dorme e o marido, será que vou conseguir surpreender?? Depois dou a resposta….

  19. junho 26, 2013 6:34 pm

    Olá! :)
    Adoro fazer pudins! Todo mundo aqui em casa gosta…faço quase toda semana!
    Sabe o que eu uso para deixá-lo mais especial ainda? Favas de baunilha! O gostinho fica super especial…pq vc não tenta?
    E também uso creme de leite.
    Tenho um blog de receitas e tenho a receita do pudim lá! Espero que goste!
    Beijos,
    Carol

  20. VERA permalink
    julho 28, 2013 5:17 am

    O SEGREDO DA CALDA 1 COPO DE AÇUCAR E MEIO DE AGUA O PONTO É QUANDO FICAR DA COR DE QUARANA NAO TEM ERO ACHEI NA NET

  21. Jerusa permalink
    agosto 7, 2013 1:40 pm

    Amei as dicas que encontrei aqui….uma dica para o pudim cozinhar mais rápido é colocar a água já quente na forma de baixo, descobri isto aqui na net porque também não sabia e sou um pouco leiga na cozinha….Bjs

  22. dezembro 5, 2013 11:12 am

    Fiz pudim com 2ovos apenas, está no forno, lendo as vossas dicas, cheguei a conclusão que vai estar uma porcaria. 😭😭😭😭😭

  23. janeiro 4, 2014 9:54 pm

    Olha vou te dizer que sempre faço pudim e na calda não coloco água, eu derreto na própria forma q vai a mistura do pudim, então depois q já esta derretido passo pela forma só girando (tipo quando unta a forma para fazer bolo) e fica mto bom sem água mesmo.

  24. karoline Soares permalink
    janeiro 27, 2014 7:48 pm

    Acabei de fazer um pudim de leite ninho que minha sogra me ensinou . Só que ela não falou q eu tinha q untar a forma com a calda que fiz do açúcar. :-( nem a maizena , nem que tinha q levar a geladeira. Só sei q o gosto ficou maravilhoso mais na hora de desenforma o pudim meio que se desfez . Uma parte ficou muito molenga. Mais não vou desitir foi a primeira vez mais não vai ser a última.

  25. Hana-chan permalink
    fevereiro 8, 2014 1:41 am

    Vim aqui procurando segredos para a calda kkkkkk… Eu só fiz Pudim uma vez, Custard Pudding (ñ sei como é em português), em forminhas individuais… Meu problema mesmo foi a calda, que ficou clara demais, e o açúcar não derreteu todo, mas o pudim em si estava uma delícia!
    Nota: o Custard Pudding é feito somente de açúcar, leite e ovos, sem leite condensado ou maizena. Utilizei a técnica da água a 60° em uma fôrma retangular de bordas altas para levar ao forno.

  26. Marcela permalink
    abril 1, 2014 7:53 pm

    Acabei de colocar meu pudim no freezer… Agora é esperar!
    Deixei ele 1 hora e 40 minutos no forno alto em banho maria…
    furei ele com uma faca e vi que nao “melou”… SIM, ele saiu meio mole! Pensei la se vai mais um pudim pro saco rs
    Quanto a calda a primeiro foi para o ralo rsrs queimou
    A segunda dei mais o menos certo! Mas coloquei ela mesma!
    Amo pudim lisinhoooooooo e nunca acerto o ponto!

    1 lata de leite moça
    2 medidas da lata de leite de vaca
    3 ovos inteiros gemas e claras

  27. abril 5, 2014 3:30 am

    eu fiz ficou maraavilhoso perfeito…….

  28. abril 7, 2014 2:04 am

    a calda eh o seguinta vc coloca o acucar no fogo, sem mexer quando ele comecar a derreter dos lados ai sim vc pode mexer, e em outra panela leve a agua pra ferver e depois que o acucar estiver derretido vc coloca a agua fervendo nele…! nao tem erro…!

  29. maio 24, 2014 9:15 pm

    Estou fazendo pudin de leite ninho, o segredo da calda, eu faço na propria forma coloco 1 xicara e meia de acucar deixo derreter até a cor de caramelo, fica uma calda grossa passe com a colher em toda a forma, coloque o pudim em cima e no cozinhento o proprio pudim ja faz a calda desenforme depois de frio de preferencia de um dia para o outro.ob. segure a forma com um guardanapo cuidado para não sei queimar boa sorte.

  30. Roger permalink
    julho 17, 2014 3:44 pm

    OK, PRIMEIRO COLOQUE 1/3 DO ACUCAR NA FORMA PARA UNTAR,,,OU MESMO 1 ,1/2 DEPOIS QUE ESTIVER QUERENDO DOURAR COLOQUE O RESTO E MEIO CRU AINDA PASSE NOS LADOS DA FORMA, TIRE FOGO QUANDO TIVER FICANDO HOMOGENEO PARA QUE GRUDE BEM POIS BEM QUENTE ESCORRE,,,DEIXE ESFRIANDO ENQUANTO FAZ A MASSA!,,COLOQUE UM COPO DE LEITE 1º MESMA QUANTIDADE DA CAIXA DE LEITE CONDENSADO PARA QUE NÃO GRUDE ,,,,,,O PRINCIPAL NÃO BATA JAMAIS,,MISTURE COM UMA COLHER,,,, DEPOIS QUE SÓ FALTAR AQUELAS PARTES MAIS DIFICEIS DE MISTURAR DE UMA BATIDA MISTURADA MUITO RAPIDA COM A BATEDEIRA,,,,, ASSIM FICA COM AQUELES FURINHOS,,,,,,,,,,,,,,,,OBS: P MIM A MELHOR E MAIS FACIL SOBREMESA DE FAZER!

  31. jozi do Joelcio permalink
    julho 31, 2014 4:10 pm

    Fiz um pudim hj no microondas com os mesmos ingredientes:
    1 lt leite condensado
    2 × a medida da lata de leite comum
    4 ovos
    Coloquei na forma de plástico com um prato tampando na temperatura máximapor10min
    ♡ Isso mesmo que vc leu apenas 10 minutos ficou maravilhoso.
    Uma dica faça a calda no fogão meia xícara de açúcar e 1/3 da xícara de água deixar mas grosso um pouquinho.
    Espere esfriar desenforme coloca na geladeira e sirva gelado. ….hum maravilhoso e super rápido , agora nenhuma visita fica sem sobremesa.

    Um abraço JOZI BARONI CAMARGO

  32. Fernanda Tavres permalink
    agosto 6, 2014 6:51 pm

    Vou tentar o meu primeiro hj gente me desejem sorte,depois volto para contar!

  33. Angel Santiago permalink
    agosto 14, 2014 6:10 pm

    Bom nunca tinha feito pudim ate o dia de hj e acredito que ninguém pesquisou tanto quanto eu, o problema é que quanto mais pesquisava mais duvida ficava, cada um tem sua maneira e habilidade diferente e isso me deixou loucaaa… Essa historia de furinhos com ou sem as receitas se confundiram ora não podia bater no liquidificador porque a espuma fazia furinhos, ora podia, enfim resolvi seguir uma receita do Tudo gostoso como de costume e meu pudim ja esta no fogo a 1 hora e 20 minutos e por cima estou vendo uma aguinha que não sei se é normal mas vou desligar pois a faca saiu limpa… Confesso que estou com medo ja que a calda não foi meu maior problema,rs… Amo pudim espero que dê certo. 😉

  34. André Abreu permalink
    setembro 3, 2014 7:33 am

    Ola pessoal,

    Meu pudim sempre dá certo, tenho uma receita que rola na familia há anos.

    Vamos lá as dicas:
    Calda:
    coloque o açucar numa panela e deixe caramelizar. Quando ficar dourado por completo coloque um pouco de água (em geral 1/2 copo para cada copo de açucar).
    Não pode ficar preto pois fica amargo, se acontecer jogue fora e faça tudo de novo.
    Não pode ficar clara ou líquida demais pois o pudim ficará branco.
    Não pode ficar grossa demais pois são soltara da forma.

    Pudim:
    Segredo 1: para o pudim ficar furadinho basta colocar o fogo alto (200 graus) (se o forno tiver dourador, não use isso)
    Segredo 2: coloque a forma do pudim em banho maria, o detalhe é que este banho maria tem que cobrir a forma do pudim por completo, isto é, tem que ficar completamente com água nas laterais da forma do pudim, esta água deve ferver e criar os furinhos no pudim. Resumindo onde ficou coberto com água fica furadinho.
    Segredo 3: Para cada lata de leite condensado colocar 2 latas de leite.

    Receita:
    Calda:
    2 xicaras de açucar e 1 xícara de água (caramelizar numa panela e untar a forma com essa calda) opcional: essência de baunilha – 2 a 3 gotas

    pudim:
    4 ovos
    1 lata de leite condensado
    2 latas (do leite condensado) de leite
    1/2 colher de café de maisena (isso é opcional, eu uso pois facilita na hora de desinformar, pois o pudim fica mais durinho)

    Modo de fazer:
    Bater no liquidificador todos os ingredientes do pudim.
    Colocar na forma untada com a calda.
    Levar ao forno 200 graus por 40 minutos.
    Apague o forno e deixe o pudim lá dentro por meio hora, depois retire, deixe esfriar e leve pra geladeira, sirva no dia seguinte.

    Boa sorte!!!!

  35. Patricia Boeno permalink
    setembro 6, 2014 3:56 am

    Ola, bom para se fazer a calda do pudim ou o caramelo eh muito simples… Primeira coisa a se fazer eh nao ter medo kkkk serio isso ajuda mt, jog numa panela umas 10 colheres de acucar, e um pouco de agua, fassa (frio) uma pasta sabe de acucar e agua, ai vc liga o fogo e fica mechendo, o ponto certo pra mim eh o ponto de fio, que eh quando vctira a colher e ela sau fazendo um fio, mas isso soh acontece nele ja quase frio entao na panela qnd ele comecar a ficar dourado vc ja sabe que esta bom.
    Outro segredo eh que se vc colocar maos leite na receita vc pode por uma colher de farinha de trigo para ficar durinho, e eu uso apenas 3 ovos ao invez de 4…, bom aproveite, hj fiz um na minha sogra mas nao assou mt bem e coloquei na geladeira agora fui desenformar e pecebi que ainda esta mole, nao sei se coloco novamente no forno ou nao… aiai nao deu certo dar uma de mestre cuca na casa da aogra kkkk soh funcion em casa mesmo… kkkk bom bejao

  36. Tâmara permalink
    setembro 14, 2014 3:42 pm

    Para a calda ficar boa, coloco 1 xícara de açúcar na forma para caramelizar e vou mexendo nas laterais para não queimar. Quando derreter tudo, coloco no banho maria para não queimar ( choque térmico), ela fica dura, mas depois de assado tá ótima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 161 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: