Skip to content

Os segredos de um pudim perfeito

maio 20, 2011

Olá pessoal!

Essa semana fiz o terceiro pudim de leite condensado da minha vida, e pela primeira vez posso dizer que ele deu “praticamente certo”.

O pudim é uma das sobremesas preferidas do meu marido, inclusive no primeiro aniversário dele em que comemoramos casados, eu fiz uma micro-festa-surpresa (só pra eu e ele hehe) e ao invés do bolo tinha pudim. O primeiro que eu fiz na vida. O coitado não deu assim exatamente muito certo, porque eu queimei a calda e com isso o pudim todo ficou amargo, mas a intenção foi bonitinha… e o marido recém-casado comeu tudo.

Na minha segunda experiência com o doce, meu trauma de calda queimada resultou numa calda tão ralinha e branquinha que o pudim ficou sem graça, meio cru… e aí segunda-feira eu estava aqui em casa, com 4 ovos caipiras na geladeira e com algum tempo livre, então pensei ah, por que não? E fui lá fazer pudim.

A receita, segui a de sempre:

Pudim de leite condensado “basicão”

4 ovos (de preferência caipiras)

1 lata de leite condensado

A mesma medida de leite

Bater tudo no liquidificador e colocar em forma com buraco no meio já untada com a calda caramelada.

Para a calda: 1 xícara de açúcar em fogo baixo, quando começar a virar caramelo juntar 1/3 xícara de água (ou mais um pouquinho, para uma calda mais ralinha) e misturar bem até ficar homogêneo.

Assar em banho-maria coberto com papel alumínio.

Pudim de Leite Condensado... logicamente, não é o que eu fiz!! Mas eu chego lá

Só que, como confessei no último post, fui no Google antes. hahaha… pois é. Pra não errar o pudim. E caí no site “Tudo Gostoso”, que eu considero de fato confiável e já peguei várias receitas de lá… o que eu buscava era um segredo para não errar a calda, mas ao invés disso encontrei uma dica para o pudim assar mais rápido: em banho-maria, coloque o pudim no forno coberto com papel alumínio, mas faça um furo no papel alumínio contornando o lugar onde ficará o furo do pudim (ali onde a forma é mais alta).

Como não tinha nada a perder, a não ser quatro ovos e uma preciosa lata de leite Moça, resolvi tentar. E não é que deu certo? O pudim assou em 40 minutos, fenômeno nunca antes jamais acontecido nesta casa, em que os pudins ficavam pelo menos uma hora e vinte no forno. E ficou bem no ponto, coradinho, uma delícia! Mas continuo com problemas na calda. Dessa vez ela ficou boa, mas muito espessa…

Fiquei feliz com essa dica e esse segredinho, porque funcionou mesmo. Só que eu sei que existem vários outros segredos para um pudim indefectível. E eu não conheço mais nenhum! Portanto, se você entrou nesse post querendo segredos, sinto muito, quem está querendo segredos aqui sou eu! Se você sabe de um, compartilhe aqui com a gente. Já ouvi dizer que tem segredo para o pudim ficar todo todo furadinho. O meu nunca fica. Sei que tem segredo para ele ficar sem furo nenhum. E eu não sei o segredo, mas devo estar fazendo algo certo no meu, porque prefiro sem os furos. Sei que tem gente que coloca maisena. Pra quê? Baunilha. Por quê? E a calda hein, melhor fazer na forma mesmo ou na frigideira? Qual o jeito perfeito de fazer essa calda afinal??? E como não surtar de desespero quando o açúcar começa a queimar e você joga a água para fazer a calda e faz aquele barulho danado? Enfim…. qual o segredo do seu pudim??

Adoraria saber mais dicas, afinal ontem também descobri que não só o Luiz é doido por pudim, como também a minha filhota Ester em formação ficou toda toda agitada mexendo e chutando que nem carateca depois que eu comi… então acho que o melhor jeito é aprender mesmo, porque está entre as favoritas da casa!!

Beijos a todas e um excelente final de semana,

Naná…

About these ads
41 Comentários leave one →
  1. Irani permalink
    maio 20, 2011 1:24 pm

    hahaha… ri mto ao saber q o marido recém casado comeu pudim amargo!!! rsrsrs… o amor é lindo!
    Bom vamos aos segredos… não conta prá ninguém, mas prá ficar furadinho não bata muito no liquidificador, quanto mais bate, mais liso fica! (Também me deu vontade… tô indo fazer o meu!)
    Bjo!

    • maio 20, 2011 1:31 pm

      hehehe pois é, o que um marido recém-casado não faz né??
      aaah então é isso, eu sempre ponho o pudim pra bater e esqueço dele lá haha, só volto quando a calda está pronta…. deve ser por isso que ele fica lisinho!!!!
      obrigada pela dica!!
      bjosss

    • cida permalink
      outubro 27, 2013 6:54 pm

      kkkkkkkkk adorooo fazer a calda eh minhas especialidade pq o pudim msm vixiiii
      espere o açúcar ficar bem escurinho p jogar a agua, se não funcionar adicione mais umas colheres de açúcar (eu faço isso), mas fica de olho se ñ queima msm

  2. Adriana de Paula permalink
    maio 20, 2011 1:35 pm

    Huummm delícia hein?? Sei um segredo para ele ficar sem furinhos e mais cremoso! Colocar duas latas de leite moça e uma de leite! Meu sogro ama pudim e minha sogra ( que aprendeu com a sogra dela!) faz assim e fica MUITO bom!!!! Agora a calda…é legal fazer um pouco mais separado pra jogar por cima depois de pronto, assim ele fica mais molhadinho!!!

    • maio 20, 2011 4:40 pm

      opa!!! segredos familiares são ainda melhores!!!! gostei do truque!!! mas precisa adicionar mais ovo ou não muda nada???
      bjosss

  3. Fernanda permalink
    maio 20, 2011 3:07 pm

    Oi Nana!

    Eu ia dar o segredinho da minha Vo Helena, mas a Dri ja falou ne?! Duas latas de leite condensado e uma de leite!!!! Agora a calda… nao faco nada diferente, mas parece funcionar toda vez… fico la olhando pro acucar e coloco a agua logo que derrete todo… sempre uso fogo baixo… BEM baixo = demora uma eternidade pra derreter o acucar!!!! Deu ate agua na boca essa coisa de pudim… acho que vou fazer um tambem!!!! Aqui TEM leite condensado!!!! :O)
    Bom final de semana!!!!

    Beijos

    • maio 20, 2011 4:41 pm

      fogo baixo…. quase nunca uso fogo baixo… hm…. me fez pensar! hehehehe

      beijos e faça mesmo um belo de um pudim para o final de semana!! :)

      • Adriana de Paula permalink
        maio 20, 2011 5:04 pm

        Olha a invasão! Mas então, o resto da receita fica igual sim!! E vcs não vão acreditar, vim almoçar na casa da sogra e o que teve de sobremesa????? PUDIM!!!! Hihihi!!! Foi bom, tinha ficado mesmo com vontade depois dessa conversa toda!!!

  4. Luciana Castellar permalink
    maio 20, 2011 4:46 pm

    Hmmm… E eu tive o privilegio de comer o seu 3º pudim! Ele estava maravilhoso!

    • maio 20, 2011 4:51 pm

      hahahah pois é, Lu! Viu que risco você correu??? Foi o primeiro que deu certo… é que eu guardei segredo sobre isso hehehe

      bjs

  5. Neia permalink
    maio 20, 2011 5:05 pm

    Eu coloco uma pontinha de maisena pra ele não ficar com furinhos. Agora a calda……não sei explicar kkk

    • maio 20, 2011 5:46 pm

      aaah então é pra isso que serve a maisena!!! hehehe

      bjosss

  6. Marina Chiaradia Mendes permalink
    maio 20, 2011 5:24 pm

    É, o Google pegou meu lugar! Até receita de pudim e como se faz tem por lá! Uma pena… cade a exclusividade de fazer um pudim que só o pessoal da família sabe… Enfim…
    A minha dica e a da minha irmã Marcia que é uma especialista em doces… Seguinte:
    6 ovos
    l lata de leite Moça
    a mesma medida de leite
    uma colher de chá de baunilha
    Bater tudo no liquidificador e…
    Aqui vai o segredo:
    Cozinhar em banho-maria, numa forma tampada, dentro de uma panela grande, com tres dedos de água. Nada de 40 minutos no fogo… Cozinha-se 20 minutos (EU DISSE 20 MINUTOS…) desliga-se o fogo e deixa esfriar na panela. Coloca-se na geladeira e desenforma no dia seguinte!
    Da mamãe. Bjos.

    • Marina Chiaradia Mendes permalink
      maio 20, 2011 5:27 pm

      Errata… Ops…
      onde se le l lata de leite Moça, deve se ler 2 (duas). Sorry…

      • maio 20, 2011 5:48 pm

        ô mamãe, desculpa, num é isso não… confio em vc bem mais do que no Google… hahaha… vc até já tinha me passado essa versão, mas meu problema é de infra-estrutura: não tenho panela que caiba minha forma de pudim!!!!!!!

        então tenho que usar o forno mesmo….

        hihi

        beijos

  7. Renata permalink
    outubro 10, 2011 11:18 pm

    Olá! Estava procurando segredos para um pudim perfeito e cai por aqui… rssrsrs. Então pedi umas dicas para as meninas que trabalham lá na cozinha do meu serviço (leia-se senhoras tem mais de 40 anos de cozinha a mulherada lá) e a dica para calda perfeita que elas me passaram foi a seguinte… Renata, não faça a calda, derreta o açucar e coloque o pudim por cima, o proprio pudim vai criar a calda , e se voce quiser mais molhadinho o açucar que ficar na panela vc joga um pouquinho de agua, faz a calda e joga por cima do pudim já desinformado. Só fiz dois pudins até agora (tb para o meu marido que adora) mas deu bem certo a calda. Bjs.

  8. Ariana Fernandes permalink
    fevereiro 17, 2012 2:37 pm

    HAHA eu fiz um pudim ontem e pronto 1:30 assando noussaaa, a calda ficou amarga e eu nao sabia prq procurei no google e apareceu seu blog rs Boas dicas adoroo pudim mas nunca soube fazer, arrisquei… vi num video da nestle que ensina a fazer e o segredo do furinho ta na temperatura do forno, fogo alto, furinhos prq a agua ferve mais rapido… fogo baixo, pudim liso, prq a agora nao ferve…

  9. Ariana Fernandes permalink
    fevereiro 17, 2012 2:39 pm

    ah e na receita da nestle, ensinou 3 ovos, 1 de leite moça e 2 de leite…

  10. Rodrigo permalink
    junho 16, 2012 12:03 am

    Nana! muito bacana seu post! em prol ao bem do seu casamento e felicidade do seu marido compartilho meus segredos mais secretos!!!!
    Quando vc bate tudo no liquidificador – quanto mais bater + espuma, se colocar imediatamente na forma e ao forno ja pré aquecido o pudim ficará todo furadinho, a espuma faz ficar furadinho… mas pessoalmente eu gosto do pudim sem furos! entao o correto é alem de colocar uma pontinha de maizena esperar uma meia hora pra espuma baixar, logo colocoar na forma e no forno!

    abraço grande.

  11. Fran Rodrigues permalink
    julho 2, 2012 2:00 am

    Nossaaaaa, o meu que acabei de fazer ficou um desastre, nao tampei e acabou entrando agua , ficou mole e na hora de desinformar quebrou tudo, o melhor é que aproveitei que meu bem viajou, fui tentar fazer um pudim pra ele, porque ele sabe que sou um desastre , e ele é perfeito na cozinha….mais enfim liguei pra ele contando da minha peripecia rsrs, mais nao pense que vou desistir, da proxima vez ele vai sair melhor, ate um dia ficar perfeito…haa e eu tbem sou recem casada, casadinha á 6 meses rsrs

    • juliana lima permalink
      março 2, 2013 6:11 pm

      oiii Fran!!!!
      vi oq vc escreveu e acho q posso te ajudar..
      depois q vc termina o pudim coloca ele no congelador por 3h
      depois disso vc esquenta fundo da forma no fogo e é so desinformar
      vc vai ver como vai da serto dessa vez

      bju

  12. Sueli permalink
    julho 14, 2012 4:19 pm

    Para nao ter furos no pudim e só coar ele antes de por na forma .

    • GEITINHO DE MOCOTÓ permalink
      maio 12, 2013 2:23 am

      ISSO É MENTIRA!!!!!NAO ADIANTA COAR,BATER POUCO,COLOCAR FERMENTO,TEMPERATURA DO FORNO,BATER CLARAS EM NEVE N-A-D-A DISSO ADIANTA…EU AXO QUE DEVE COLOCAR MAIS OVOS NA MASSA PARA FICAR FURADINHO POIS É MUITO DIFÍCIL UM PUDIM DE LEITE CONDENSADO COM 3 OVOS DAR CERTO…PELO MENOS EU NUNCA FAÇO UM PUDIM DECENTE QUE FIQUE BOM E (NAO QUEBRE AO DESENFORMAR)…AFF

  13. janeiro 10, 2013 7:52 pm

    olá pessoal, fiz um pudim ontem ( primeiro!!) e foi um sucesso absoluto… o segredo…. comprei a mistura pronta que lançaram do proprio leite de moça!!! basta acrescentar o leite ! segui a receita da calda que vem na caixinha, e … voalá!!! MARAVILHOOOSO!!!
    Ficou mais liso, do jeito que meu marido gosta, mas eu que gosto dele furadinho, perguntei para minha sogra e ela me disse que o segredo dela é colocar a mistura bem batida na calda bem quente, ela meio que ferve onde fazem as bolhinhas que serão os furinhos!!! vou fazer um hj com a caixinha e tentar ver se ele fica furadinho! beijos!!

  14. Carla Crescenzo permalink
    fevereiro 2, 2013 8:36 pm

    Ola Nana,
    Acho que temos o mesmo desafio, um pudim gostoso e perfeito….Depois de muita pesquisa e falando com uma culinarista descobri que o pudim perfeito nao tem furos, e os furos aparecem quando passa do ponto no forno, sendo assim a calda deve estar fria quando colocar a mistura na forma e acertar o tempo do cozimento….. Este é o meu maior desafio, o da calda superei ha pouco tempo.
    Sempre ouvi que os furinhos eram decorrentes do tempo que a mistura ficava no liquidificador, verdade que o tempo influencia em aerar a mistura, mas o tempo de forno é determinante entre o pudim lisinho e o furadinho que para minha surpresa é aquele que assou mais do que devia.
    Sua receita esta certa, quanto á calda tente caramelar em fogo baixo e vai mexendo para controlar o ponto quando começar a dourar e ficar da cor de caramelo claro mistura um pouco de agua quente

    • fevereiro 3, 2013 3:40 pm

      Gente!!
      Sexta-feira testei o pudim seguindo uma mistura de dicas que recebi aqui… fiz com 2 latas de leite condensado ao invés de uma, calda clarinha, e cobri o pudim com papel alumínio com um buraco no meio na hora de assar….
      Ficou delicioso, super cremoso e sem furinhos!!

      Estou chegando lá!!!!!!

      Bjos a todos

  15. juliana lima permalink
    março 2, 2013 6:07 pm

    oii Naná!!
    meu nome é juliana e meu marido tbm adora pudim..
    semana passada ele disse mô faz pudim!! nossa ja fazia um tempinho q ñ me atrevia a tal mais tudo bem, ficou uma delicia
    e minha dica foi uma q minha mãe me ensinou é assim…

    1lata de leite condensado
    2 medidas da lata de leite condensado de leite em pó disolvido com água
    3 gemas
    se vc QUISER pode colocar uma colher de sopa de coco ralado aquele de pacotinho
    bate tudo no liquidificador por +ou- 5 min OBS! eu adoro aquele pudim lisinhoso
    deicha a mistura no liquidificador e vai fazer a calda..

    para a cala eu so uso o açucar
    umas 4 a 5 colheres
    coloca na forma com furo no meio e bota no fogo, la mesmo vai deretendo ai vc vai com cuidado para ñ se queimar espalhando com a colher

    a mistura no liquidificador vai ficar com uma espuminha em sima faz de tudo para so colocar o liquido e ñ a espuma..

    bem é assim q eu fasso e fica muuuito bom!!
    mais eu gostei da dica do papel aluminio vo tentar, outra coisa alguem sabe como faz para deichar o pudim alto?? nossa vejo cada pudim enorme porai se alguem solber to poraqui em..

    se alguem quiser trocar receitas me add la no face book https://www.facebook.com/
    bjus a todos e bom pudim

  16. maria permalink
    abril 11, 2013 1:24 am

    poxa vida o meu primeiro pudim ficou catastrofico…nao sei de onde saiu tanta agua.Devo ter feito tudo errado ou minha panela nao presta……rsrsrs minha panela novinha queimou toda, e só fiquei na vontade.Af, estava tão afim……rrs

  17. Lídia permalink
    maio 16, 2013 10:40 am

    Gente, comecei a pesquisar sobre o pudim perfeito (tava com uma vontade de comer um “bem bom”…) e vim parar aqui. Então, fiz uma mistura de várias dicas e… deu certo! Ficou ótimo! Vou contar como foi…

    Fiz a receita de pudim que a minha avó fazia, e que é muito boa e simples: Bati no liquidificador 3 ovos, 2 copos (americanos) de água, 1 e 1/2 copos (americanos) de açúcar e 1 saco inteiro de leite em pó. Bati bem, por vários minutos. Então, coei a mistura pra uma outra vasilha e deixei lá, descansando um pouco, pra diminuir as bolhas.

    Enquanto isso, fiz a calda: 1 xícara de açúcar diretamente na forma, mexendo de vez em quando até ficar com aquela cor de caramelo. Acrescentei 1/3 de xícara de água fervente (com cuidado pra não queimar as mãos, porque a mistura fica saltando da panela) e mexi até homogeneizar a mistura novamente. Desliguei e deixei a forma lá, descansando um pouco também, até amornar (a dica foi já colocar a forma dentro da vasilha que ela ia em banho maria pra o forno – rapidinho ela esfria, mas não pode esfriar totalmente, porque senão fica dura e não dá pra espalhar pela forma). Assim que amornou um pouco, espalhei pela forma toda, com uma colher de pau.

    Então, novamente peguei a peneira e coei de novo a mistura do pudim pra dentro da forma em que ia assar. C oloquei em banho maria (sem cobrir com papel alumínio) e levei ao forno pré aquecido pra assar (temperatura média alta). Ele assou em aproximadamente 1 hora, até que ficou bem douradinho por cima. Ficou simplesmente p-e-r-f-e-i-t-o! Experimentem!

  18. Sara permalink
    junho 8, 2013 7:23 pm

    Nossa, quantas divas, eu já estou aqui fazendo meu segundo pudim na boca do fogão mesmo, tenho medo do forno, meu primeiro ficou ótimo, com a ajuda do marido que e o chefe da cozinha aqui, mas hoje estou tentando fazer sozinha, enquanto meu bebe dorme e o marido, será que vou conseguir surpreender?? Depois dou a resposta….

  19. junho 26, 2013 6:34 pm

    Olá! :)
    Adoro fazer pudins! Todo mundo aqui em casa gosta…faço quase toda semana!
    Sabe o que eu uso para deixá-lo mais especial ainda? Favas de baunilha! O gostinho fica super especial…pq vc não tenta?
    E também uso creme de leite.
    Tenho um blog de receitas e tenho a receita do pudim lá! Espero que goste!
    Beijos,
    Carol

  20. VERA permalink
    julho 28, 2013 5:17 am

    O SEGREDO DA CALDA 1 COPO DE AÇUCAR E MEIO DE AGUA O PONTO É QUANDO FICAR DA COR DE QUARANA NAO TEM ERO ACHEI NA NET

  21. Jerusa permalink
    agosto 7, 2013 1:40 pm

    Amei as dicas que encontrei aqui….uma dica para o pudim cozinhar mais rápido é colocar a água já quente na forma de baixo, descobri isto aqui na net porque também não sabia e sou um pouco leiga na cozinha….Bjs

  22. dezembro 5, 2013 11:12 am

    Fiz pudim com 2ovos apenas, está no forno, lendo as vossas dicas, cheguei a conclusão que vai estar uma porcaria. 😭😭😭😭😭

  23. janeiro 4, 2014 9:54 pm

    Olha vou te dizer que sempre faço pudim e na calda não coloco água, eu derreto na própria forma q vai a mistura do pudim, então depois q já esta derretido passo pela forma só girando (tipo quando unta a forma para fazer bolo) e fica mto bom sem água mesmo.

  24. karoline Soares permalink
    janeiro 27, 2014 7:48 pm

    Acabei de fazer um pudim de leite ninho que minha sogra me ensinou . Só que ela não falou q eu tinha q untar a forma com a calda que fiz do açúcar. :-( nem a maizena , nem que tinha q levar a geladeira. Só sei q o gosto ficou maravilhoso mais na hora de desenforma o pudim meio que se desfez . Uma parte ficou muito molenga. Mais não vou desitir foi a primeira vez mais não vai ser a última.

  25. Hana-chan permalink
    fevereiro 8, 2014 1:41 am

    Vim aqui procurando segredos para a calda kkkkkk… Eu só fiz Pudim uma vez, Custard Pudding (ñ sei como é em português), em forminhas individuais… Meu problema mesmo foi a calda, que ficou clara demais, e o açúcar não derreteu todo, mas o pudim em si estava uma delícia!
    Nota: o Custard Pudding é feito somente de açúcar, leite e ovos, sem leite condensado ou maizena. Utilizei a técnica da água a 60° em uma fôrma retangular de bordas altas para levar ao forno.

  26. Marcela permalink
    abril 1, 2014 7:53 pm

    Acabei de colocar meu pudim no freezer… Agora é esperar!
    Deixei ele 1 hora e 40 minutos no forno alto em banho maria…
    furei ele com uma faca e vi que nao “melou”… SIM, ele saiu meio mole! Pensei la se vai mais um pudim pro saco rs
    Quanto a calda a primeiro foi para o ralo rsrs queimou
    A segunda dei mais o menos certo! Mas coloquei ela mesma!
    Amo pudim lisinhoooooooo e nunca acerto o ponto!

    1 lata de leite moça
    2 medidas da lata de leite de vaca
    3 ovos inteiros gemas e claras

  27. abril 5, 2014 3:30 am

    eu fiz ficou maraavilhoso perfeito…….

  28. abril 7, 2014 2:04 am

    a calda eh o seguinta vc coloca o acucar no fogo, sem mexer quando ele comecar a derreter dos lados ai sim vc pode mexer, e em outra panela leve a agua pra ferver e depois que o acucar estiver derretido vc coloca a agua fervendo nele…! nao tem erro…!

  29. maio 24, 2014 9:15 pm

    Estou fazendo pudin de leite ninho, o segredo da calda, eu faço na propria forma coloco 1 xicara e meia de acucar deixo derreter até a cor de caramelo, fica uma calda grossa passe com a colher em toda a forma, coloque o pudim em cima e no cozinhento o proprio pudim ja faz a calda desenforme depois de frio de preferencia de um dia para o outro.ob. segure a forma com um guardanapo cuidado para não sei queimar boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 159 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: