Skip to content

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

março 8, 2010

8 de março de 2010. Segunda-feira.  Comemoração do centésimo Dia Internacional da Mulher. Dia de promoções em shoppings, rosas no trabalho, sonhos de valsa no supermercado, Roberto Carlos, Reginaldo Rossi e tantos outros cantando em nossa homenagem nos jornais… e daí pra baixo.

Diz a história que, no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.  A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. (1)

A história é controversa…

Diz uma outra história que, por muito tempo, acreditou-se que a escolha do 8 de março para ser o Dia Internacional das Mulheres foi devido a este incêndio. Desde a década de 1970, entretanto, novas pesquisas nessa área têm apontado que a escolha da data está ligada à história da Revolução Russa. “De fato houve esse incêndio nos EUA,mas o incêndio sequer teria ocorrido nessa data”. Hoje se tem comprovado pelos documentos que a orientação para se realizar as comemorações e manifestações internacionais se deu em 1910, numa resolução da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Rússia, e que não havia uma indicação de data fixa para a comemoração. A reivindicação central seria o direito ao voto para as mulheres. Até a década de 1920 do século passado, as feministas realizaram as lutas em diferentes datas em seus países. Somente em 1922, após a Conferência Internacional das Mulheres Comunistas é que foi sugerida a data do 8 de março. Ao ser criada esta data, não se pretendia comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. (2)

8 de março de 2010. Segunda-feira… uma dentre tantas outras. “Este é o dia que o Senhor fez! Me alegrarei e celebrarei neste dia” (Salmo 118:24). Dia de arrumar a cama, lavar roupa, estudar, trabalhar, cuidar de filhos, cuidar de netos, cuidar dos pais, preparar a marmita do marido, ir pra academia, pegar ônibus, pagar conta no banco, pegar trânsito, fazer supermercado, comer sonho de valsa, colocar a rosa num vaso bonito, abaixar o volume dos jornais…

Diz a Bíblia que “Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gn 1:27). A mulher foi criada à imagem de Deus. Criada para espelhar sua glória, para viver Seu plano (Jer. 29:11; Pv 19:21), para exercer sua liberdade em Cristo (Gal 5:1), para dizer não ao pecado (Gal 5:16), para dizer sim a uma vida que honre e dignifique o Seu nome (Gal 5:22-23). Esse é o papel da mulher cristã na sociedade atual, discutido em detalhes na Palavra de Deus em muitas outras passagens. Nosso esforço é batalhar para tentar diminuir, e um dia terminar, com o pecado em nossa vida, que tanto desvaloriza o caráter perfeito de Cristo que está estampado em nosso coração.

Na Bíblia e em Cristo, não há contradição.  Não mude a história… viva o plano de Deus para a sua vida… todos os dias!!

Feliz 8 de março para todas! Que seja um dia como qualquer outro, especial por ter sido vivido no esforço de fazê-lo agradável a Deus… pois é esse o papel da mulher cristã na sociedade atual!

Obs: o blog está lançado. Para maiores informações sobre ele, visite os “posts” de fevereiro e as páginas adicionais!! Sejam MUITO bem-vindas!

 

 

Fontes consultadas:

(1) História do Dia Internacional da Mulher. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm. Acessado em 04 de março de 2010.

(2) Melo, Dafne. Comemoração do Dia Internacional da Mulher completa 100 anos. Brasil de Fato – uma visão popular do Brasil e do mundo. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/nacional/comemoracao-do-dia-internacional-da-mulher-completa-100-anos.  Acessado em 04 de março de 2010.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Luiz - Marido permalink
    março 8, 2010 1:33 pm

    Muito bom o texto!!
    Deus te abençoe muito!!
    Beijos…
    Marido!

  2. março 8, 2010 1:51 pm

    Olá Naná,

    Muito legal seu blog!!!!! Que Deus te abençoe muito e que esse blog possa edificar muitas vidas…
    Beijos,

    MI

  3. Sacha permalink
    março 8, 2010 3:52 pm

    Naná,

    Brilhou com a iniciativa. Que Deus abençoe muito o projeto!

    E… o texto é muito pertinente. Que nesse dia, a mulherada reflita sobre seu papel definido biblicamente (e os caras também!).

    Beijão…

    Sacha

  4. Anansa permalink
    março 8, 2010 10:49 pm

    É muito divertido ter a Naná como amiga e agora então posso imaginar ela falando toda rapidinha esses pensamentos… rsrsrs.
    Muito legal o Blog!
    Irei sempre passar por aqui. Deus te abençõe.

  5. Thábata permalink
    março 8, 2010 11:00 pm

    ê! Muito bom Naná! Não seria diferente…
    Nós 6 adoramos!
    Vou me esforçar loucamente pra ser blogueira pela 1º vez na vida!!!

    beijinhos

  6. Patty permalink
    março 9, 2010 1:43 am

    EBAAA!!!!!
    Estava ansiosa por esse diaa….kkkk
    Que Deus te abençoe MUITO nesse projeto e que acima de TUDO, Ele te use para nos ajudar a crescer no conhecimento Dele próprio!!!!!
    bjinhoss

  7. ANDREA permalink
    março 9, 2010 4:02 am

    Naná

    É maravilhoso observar como o Senhor tem capacitado-a.
    O meu desejo é que Ele continue usando a sua vida onde quer que esteja.
    Continue escrevendo!!!!

    Bjs mil
    Em Cristo
    Dea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: