Skip to content

Alegria no Calvário

março 31, 2010

A Páscoa está aí. Os ovos estão em toda a parte, ganhei ovo até na academia, que proíbe a mulherada de comer chocolate o ano todo. É comum vermos em todo lugar slogans como “Páscoa é tempo de alegria”, “Páscoa é tempo de sei lá o que”. 

Páscoa não tem nada a ver com ovo, bem cedo aprendemos isso, embora continuemos devorando todos eles ano após ano. Mas, de fato, a Páscoa é tempo de alegria…  não necessariamente uma alegria de sorrisos. Quero hoje pensar numa alegria diferente, a alegria do Calvário:

” (…)livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.” (Hebreus 12:1b-3, grifo meu)

Gosto muito desse texto. Olha o que ele fala!!! Jesus suportou a cruz pela alegria que lhe fora proposta… alegre – cruz. Duas palavras que parecem não combinar na mesma frase, mas muito tem a ver com a minha vida e a sua.

Não consigo imaginar alguém sorrindo numa cruz, e não acho que este texto deva trazer essa imagem à nossa mente. Acho que deve nos fazer pensar que a alegria é uma escolha. Uma das minhas autoras preferidas, Elizabeth George (clique aqui para ver alguns livros dela ), define alegria como sendo “…um sacrifício de louvor”. É escolher louvar a Deus e ser grata quando não entendemos nada do que está acontecendo no momento. É ter certeza de que aquilo é apenas “um momento”.

Alegrar-se quando tudo vai bem é tarefa fácil, o sentimento é praticamente automático e não envolve escolha nenhuma. Alegrar-se em meio às turbulências da vida, louvar e ser grata quando nada acontece como esperávamos e tudo dá errado… é ir contra a maré dos nossos sentimentos. Envolve escolha. Envolve decisão.

Alegrar-se numa cruz, sendo humilhado e açoitado… é para Quem não tem os olhos fitos no momento, mas em algo maior e, por isso, pode escolher se alegrar. Jesus, “pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz”. Que alegria é essa?

Simples: a alegria de saber estar cumprindo a vontade do Pai. A alegria de ter certeza da Soberania divina. A alegria de poder viver um momento após o outro na certeza de que nada foge do controle de Deus.

Essa deve ser também a sua alegria, se você crê em Cristo como Salvador! Não está baseada “no momento”, mas na verdade espiritual de que Deus é bom, Deus nos ama incondicionalmente, Deus tem um plano para a nossa vida e,  “Deus segura a eternidade em Suas mãos”. Não é uma emoção, mas o resultado de escolher olhar além do que parece ser verdade, e focar no que é de fato verdade acerca de nossa vida em Cristo.

Jesus é nosso maior exemplo de alegria, e a Páscoa deve nos fazer lembrar disso com gratidão e muita reverência. Sabendo que o plano divino não se encerraria em sua crucificação, mas que  Ele triunfaria na ressurreição e vitória sobre a morte,  Jesus suportou a cruz, suportou a longa dor e sofrimento…  momentâneos.

O texto de Hebreus termina pedindo:  “pensem bem acerca daquele que suportou tanta oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem”.

Faça isso na Páscoa, excelente ocasião! Não importa a “cruz” que esteja em seu caminho hoje, não se canse, não desanime. Relembre o sacrifício de Jesus na cruz, sabendo que Ele permaneceu ali por amor a você… e suportou com alegria, porque sabia que era uma etapa necessária para que o plano de Deus fosse cumprido: Ele morreria, ressuscitaria, venceria a morte… e ofereceria a salvação para você. Alegre-se porque a cruz está vazia!

Siga o exemplo de Jesus, e escolha alegrar-se sempre, focando no propósito divino para a sua vida!

E Boa Páscoa!

obs: usei zilhões de vezes a palavra “momento” de propósito. pra enfatizar mesmo. não sei o que me deu, foi coisa do momento.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Marina Chiaradia Mendes permalink
    março 31, 2010 2:35 pm

    No momento, seu artigo sobre a Pascoa e muito apropriado. Quantas vezes nos perdemos nos ovos, chocolates, bacalhaus e outras distracoes tao fora do contexto da Pascoa. Pascoa e mesmo alegria, mas a de estar livre da condenacao do pecado, porque Jesus morreu, mas nao esta mais na cruz, nem no tumulo. Esta vivo no ceu preparando lugar para nos. Esta e a verdadeira Pascoa. Feliz Jesus ressucitado para voce tambem! Bjos. Marina.

  2. março 31, 2010 2:41 pm

    é a minha mãe!! A Marina é a minha mãe!

  3. março 31, 2010 4:29 pm

    Escolhas, decisoes, ir contra a maré dos nossos sentimentos….

    Nossa Naná, obrigada por seus textos!!!

    É incrivel como é bem isso mesmo. Por favor nao sei mporte se eu reencaminhar seus escritos a varias pessoas e usar suas ideias/historias em nossas reunioes de pequeno grupo.

    Por falar nisso, estou pensando em marcar um PG na casa dos meus pais em Atibaia, vc toparia compartilhar com a gente nesse dia uma de suas otimas ideias e mensagens?

    Abraço grande e obrigada de novo!!

  4. Karina permalink
    março 31, 2010 4:47 pm

    Oi.
    Por um acaso eu vi a sua foto no orkut e resolvi clicar no blog.
    Tinha acabado de ligar para minha mãe e orado juntamente com ela, pois estou tão cansada por conta dos plantões noturnos e do doutorado que ás vezes me sinto sem forças.
    Acredito que nada é por acaso.
    O texto acima trouxe exatamente as palavras que eu estava precisando.
    Saber que Deus está no controle de todas as coisas nos dá um grande alívio.
    Deus te abençoe.
    Beijos.

Trackbacks

  1. O que fazer no feriado? « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: