Skip to content

Ranking perfumado

abril 9, 2010

Estamos assumidamente passando por uma fase cheirosa no blog. Por isso, as postagens das próximas três sextas-feiras, dia de falar sobre o que diverte e interessa,  também serão relacionadas a perfumes e aromas de maneira geral. Começo com uma descoberta incrível que fiz sobre a indústria dos perfumes.

Decidida a encontrar uma bomba que rendesse um post para hoje, fui pesquisar curiosidades sobre perfumes. Achei coisas do tipo “os egípcios enterravam os mortos com perfumes”, “os perfumes tem poderes de fixação diferentes”, “o perfume mais caro do mundo foi vendido por 200 mil dólares”, etc etc, mas não estava satisfeita. Eu queria uma bomba, algo que de fato me surpreendesse e intrigasse.

Fui pesquisar sobre  perfumes mais vendidos. Encontrei listas e listas da Vogue de todos os anos, me frustrei ao constatar que nenhum deles jamais esteve na minha “penteadeira” (como diriam os mais maduros). Resolvi pesquisar sobre os perfumes mais vendidos de TODOS OS TEMPOS… então encontrei o primeiro e segundo colocados. Pesquisei várias fontes para ter certeza e, pessoal… Achei uma bomba. Fiquei extremamente surpresa, e talvez você também fique.

Bom, sem mais delongas, vamos ao pódio.

O PRIMEIRO LUGAR VAI PARA….

… o Chanel n°5.

O famosíssimo Chanel n°5 foi lançado em 1921. A estilista dona da marca, Madame Coco Chanel, pretendia criar um perfume e pediu ao Sr Ernst Beaux: “quero um perfume de mulher, com cheiro de mulher”. Após encomendar seis amostras, Coco escolheu a quinta para ser o cheiro da sua marca. A estilista não só lançou a primeira fragrância com nome de uma grife, como também criou um perfume que por muitos anos foi considerado o mais caro do mundo. Chanel Nº 5 era dado de presente aos melhores clientes da butique de Coco Chanel. Depois, tornou-se símbolo da marca no mercado mundial, clássico do bom gosto. Com mais de 80 anos de história, o perfume nunca teve sua fórmula e embalagem alteradas. Até hoje, ele aparece dentro de um frasco art déco, todo clean e todo bonito, incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1959.

O preço? R$399,00 o frasco de 100ml.

E O SEGUNDO LUGAR VAI PARA…

… o Acqua Fresca, do Boticário.

Sim. Para tudo. Volta lá. Lê de novo. O segundo perfume mais vendido no mundo é o Acqua Fresca, do Boticário. Só perde para o Chanel n°5. Aquele bom e velho cheirinho cítrico, que quase todo mundo já deu ou ganhou de amigo secreto no colégio pelo menos uma vez na vida. Se não o perfume, com certeza o sabonete. A história: Em 1977, Miguel Krigsner inaugurou a Botica Comercial Farmacêutica, uma pequena farmácia de manipulação localizada no Centro histórico de Curitiba. Dois anos mais tarde, em 1979, ele decidiu desenvolver Acqua Fresca, composto com suavidade e frescor para combinar bastante com o clima do Brasil, e lançou-o em sua versão original, embora o perfumista tivesse sugerido alguns retoques na fragrância. O Acqua Fresca foi responsável pela exposição da empresa no mercado e rapidamente se tornou um dos sucessos da perfumaria nacional, com alcance mundial… já que o dono da empresa numa ideia muito esperta colocou uma pequena lojinha da marca no aeroporto internacional de Curitiba. As pessoas viajavam pelo Brasil, experimentavam, gostavam e levavam de presente, consagrando-o como um “clássico de frescor”. O desenho do frasco tem forma de ânfora e é chamado florissant. Este formato se tornou um ícone na perfumaria nacional desde os primeiros frascos de Acqua Fresca envasados no final dos anos 70. O frasco foi reproduzido em outras variações de design, material e cores.

 

O preço? R$39,90 o frasco de 110ml.  Curioso: só uma vírgula de diferença! Por 10ml a mais.

 

Bom… para mim, foi uma bomba. Jamais esperava encontrar um colega brasileiro nessa lista, ainda mais levando a prata. Nunca tive nada contra nem a favor do Acqua Fresca, mas agora que descobri que ele é “tendência”, aviso aos meus amigos secretos daqui pra frente que ele sempre será uma boa pedida! Quanto ao Chanel n°5, enquanto eu não for considerada uma cliente Chanel boa o suficiente para ganhar um, acho que a Dona Coco não merece meu prestígio!!

Um excelente e perfumado final de semana a todas! 

Naná 

10 Comentários leave one →
  1. Patty permalink
    abril 9, 2010 1:24 pm

    Aeeee…BOTICÁRIO na cabeça!!!!!!

  2. DayDumiense permalink
    abril 9, 2010 1:56 pm

    Amei saber que teremos mais postagens sobre Perfumes,já que nós amamos um cheiro né?
    Engraçado. Me surpreendi pelo conterrâneo.
    Cheiro bom para todos.

  3. neia permalink
    abril 9, 2010 11:36 pm

    Puxa!!!! Tô desatualizada, nunca tive um Chanel 5, nem um Aqua Fresca do Boticário. Vou providenciar um segundo lugar heheh Bjs

  4. Anansa permalink
    abril 11, 2010 1:40 pm

    Acqua Fresca eu ja tive, agora um Chanel n° 5 … rsrsrs! Sou medalha de Prata, viva o Brasil!

  5. abril 11, 2010 10:55 pm

    Sou cliente do Boticario e nunca comprei Acqua Fresca sempre outras fragrancias,mas agora vou experimentar esse.
    Quanto ao Chanel nº 5 tbm nunca tive um,confesso que vou chegar lá um dia .
    Sou amiga da Neia.
    Bjkas.

  6. Maria Elizabeth Ribeiro Barrichello permalink
    abril 12, 2010 1:19 pm

    Olá,Naná!
    Há mais ou menos uns 20 anos ganhei um vidrinho bem pequenininho do Chanel 5 em um dos jantares da companhia onde meu marido trabalhava. Era “um mimo”, como diziam as secretárias de lá. Na época não me dei conta de toda a badalação e o vidrinho ficou lá… esquecido… até ficar com cheiro de perfume velho.
    Preconceitos “financeiros” à parte, sou mais a Acqua Fresca.
    Bjs,
    Beth

  7. Vera Persson permalink
    abril 19, 2010 2:11 pm

    Adorei o blog! parabéns!!!
    Há alguns anos ganhei das minhas sobrinhas o Chanel 5 numa linda embalagem de veludo, acompanhado do talco. Elas o rotulam de “perfume de gente idosa”! e eu ligo? Mas para o calor, nada melhor do que o bom e curitibano Aqua Fresca!!!

  8. jizonita ( Ju) permalink
    maio 24, 2010 1:21 am

    Querida Naná
    Sou apaixonada por perfumes, e lembro que ja passei por várias fases de minha vida usando uma fragrância difrente e até a tão famosa Aqua fresca, so não imaginava que é a seguda do ranque! inacreditável!
    Atualmente o meu predileto e o Light Blue da Dolce Gabbana, como eu gosto, mas normalmente gosto de misturar as fragrâncias especialmente quando vou em uma loja de perfumes, ai faço a festa.
    Assim que eu for a uma loja vou experimentar o Chanel 5, rsrsrsr

    Ju

  9. janeiro 7, 2012 10:10 am

    Querida Ana Márcia, pois eu gosto muito do seu nome composto.
    Adorei seu Blog, e vou voltar a consultá-lo mais vezes. Hoje acordei com muita saudade do Acqua Fresca do Boticário e comecei a procurar fotos para colocar no meu Facebook e foi maravilhoso te encontrar e descobrir algo incrível: foi foi o segundo perfume mais vendido no mundo. Um abraço. Alice Oliveira

  10. fernanda permalink
    agosto 12, 2012 2:17 pm

    amo o acqua fresca, que cheirinho bom…

Deixe um comentário

