Skip to content

Aromas para um bom banho!

abril 16, 2010

 Algumas informações interessantes mudaram meus conceitos sobre o uso de aromas para o nosso cotidiano:

“Em 1950, a cosmetóloga Marguerite Mauri foi a primeira a observar a eficácia dos óleos essenciais no sistema nervoso central, utilizando os óleos essenciais mesclados ao óleo carreador. Reneé Maurice Gatefossé foi quem introduziu a palavra aromaterapia em nossos vocabulários quando comprovou a eficácia da composição química natural dos óleos essenciais, após um acidente no laboratório. Gatefossé queimou a mão e mergulhou-a em um recipiente contendo óleo de lavanda e percebeu que esta não apresentou bolhas ou marcas de queimaduras.

As moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfativa situada na parte mais alta do nariz, atrás da região entre as duas sobrancelhas; entram em contato com os receptores presentes no epitélio olfativo, que conduzem então estas informações ao cérebro, para o sistema límbico (tálamo, hipotálamo), que é a área dos sentimentos, memórias, reações aprendidas e arquivadas na forma de emoções. De uma forma sutil, os aromas afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o estresse. Trabalhos científicos sérios indicam que alguns aromas desencadeiam relaxamento e outros aumentam a concentração”. (1)

Gostei! E depois, uma palavra me chamou a atenção: relaxamento…. nada mais apropriado para uma sexta-feira do que falar sobre isso! Então, pensando nele e  em aromas, fui atrás de receitas de banho relaxante para fazer em casa, e no começo pensei que só fosse encontrar receitas para banho de banheira, mas logo percebi que quem não tem banheira em casa, como eu por exemplo, também pode tomar um super banho relaxante com sais e tudo o que se tem direito!

A revista Saúde, da Editora Abril, deu uma boa dica relaxante que serve tanto para banheira quanto para o chuveiro: “enriqueça a  água da banheira com algumas gotas de óleo de eucalipto e uma xícara de leite. Se você não tem banheira em casa, tudo bem. Espalhe a essência no corpo inteiro após a chuveirada e o resultado será o mesmo”.  (2)

Outra dica que eu achei sensacional para um banho relaxante no chuveiro de casa: fazer um saquinho com sais de banho, ervas e flores e “vestir” o chuveiro; assim, conforme a água do chuveiro passa pelo saquinho, ela vai levando o perfume e as propriedades relaxantes do seu conteúdo! (3)

Para preparar seu saquinho você vai precisar de:

  • 30cm² de TNT (Tecido não tecido)
  • 1 cordão comprido (O suficiente para dar duas voltas no seu chuveiro)
  • Sais de banho
  • Flores da sua preferência
  • Ervas da sua preferência

Modo de Fazer:

Coloque os sais as flores e ervas no centro do tecido e formando um trouxinha amarre com o cordão no chuveiro. Tome seu banho relaxante e depois é só descartar o saquinho.

Achei o máximo! Vou testar, com certeza.

Depois, surgiu a dúvida: esta receita fala “ervas da sua preferência”. Pois bem, sou leiga no assunto, algo me diz que não dá certo colocar tomilho e cheiro verde neste saquinho, mas não sabia exatamente o que colocar.

Imaginando que você pudesse ter a mesma dúvida, fui atrás da resposta e encontrei alguns principais:

 

Óleos essenciais/ervas revigorantes Óleos essenciais/ervas relaxantes
Cedro Alfazema
Sândalo Lavanda
Pau-rosa Laranja
Petit grain (não me pergunte)  Malva
Alecrim Camomila
Tangerina Eucalipto
Capim-limão Erva-doce

 

Mais dicas para fazer um banho relaxante caseiro:

Utilizando óleos essenciais: quando for tomar banho de chuveiro, misture quatro gotas do óleo essencial escolhido com duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) de óleo de semente de uva ou de amêndoas doces. Depois é só colocar esta mistura em uma esponja e espalhar diretamente no corpo. Se for usar a banheira, coloque 10 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de óleo vegetal e misturar esta concentração diretamente na água. Não utilize o óleo essencial puro, já que sua alta concentração pode causar irritação à pele.

Utilizando ervas naturais: faça uma infusão com plantas para relaxar: ferva água (cerca de 1 litro), coloque a erva escolhida (cerca de 40g) e deixe tampada a mistura por cerca de 15 minutos. Depois é só coar e colocar na banheira ou jogar diretamente no corpo antes de desligar o chuveiro.

Atenção! É fundamental é usar no máximo 4 óleos essenciais em uma mistura, sempre em conjunto com um óleo vegetal (como de amêndoa ou semente de uva).

Bom… se testarem, voltem para contar a experiência! Estou gostando das novas descobertas de cheiros e perfumes que tenho tido ultimamente. Espero que vocês também.

Um excelente, perfumado e relaxante final de semana para todas!

Beijos,

Naná

Obs: alguns conceitos importantes:

  • Óleos essenciais: aromas destilados retirados da natureza, agem terapeuticamente porque desempenham uma função na memória olfativa da pessoa. Não podem ser aplicados diretamente na pele.
  • Óleos vegetais: chamados de carreadores, são condutores dos óleos essenciais, usados para diluí-los. “Às vezes, uma gota de óleo essencial equivale a 30 gramas de determinada planta. O óleo vegetal é usado para dispersar esse conteúdo. Os exemplos mais comuns são o de semente de uva e o óleo de amêndoas doces.
  • Essências sintéticas: imitam os aromas produzidos pela natureza e, por esse motivo, podem causar bem-estar, mas não servem como tratamento a longo prazo.

Fontes consultadas:

(1)   Aromas: Quais os seus mistérios? Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/alternative-medicine/1710866-aromas-quais-os-seus-mist%C3%A9rios/. Acessado em 14 de abril de 2010.

(2)   Banho relaxante. Saúde é vital, Ed. Abril. Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0274/bem_estar/conteudo_139127.shtml. Acessado em 14 de abril de 2010.

(3)   Banho relaxante caseiro: receitas de beleza. Toda perfeita (blog). Disponível em http://todaperfeita.com.br/banho-relaxante-caseiro-receitas-de-beleza/.  Acessado em 14 de abril de 2010.

 

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Anansa permalink
    abril 16, 2010 1:52 pm

    É interessante como cada um de nós tem um cheiro, um perfume que nos identifica. Eu costumo usar oléo seve (da natura) é uma opção boa pra quem não tem banheira(tb compartilho disso viu Naná – rsrsrsrs)e quem usa gosta porque vc fica cheirosa o dia todo! Além disso, dá uma maciez na pele… meu marido adora o óleo – uso o de amendoas doces – (rsrsrs). Uma vez ele me ligou pra dizer que tava com saudade e ficou cheirando minha toalha e sentindo meu perfume! É uma boa dica!
    Abraços.

  2. Luiz - marido permalink
    abril 17, 2010 2:25 am

    Bom, algum marido tinha que intervir neste momento… Esposas, se você faz uso de um chuveiro elétrico em sua casa não amarre um saco plástico envolvendo todo o chuveiro pois isso pode causar um curto circuito! Use a dica do TNT amarrado em volta da base do chuveiro! Hehe.. Aproveitem!

  3. neia permalink
    abril 19, 2010 10:14 pm

    Puxa !!! Como os homens são objetivos !!! Realistas!!! Eu já estava preparando meu saquinho !!! heheheh

Trackbacks

  1. Feliz 2011! « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: