Skip to content

Perfumando a casa

abril 23, 2010

Encerramos hoje a fase aromática do blog. Falamos sobre perfumes, sobre aromas no banho… e para fechar, resolvi abordar os aromas para a casa, por um motivo simples: começamos falando de aromatizadores de ambiente e uma analogia com a nossa responsabilidade de exalar o bom perfume de Cristo. Depois o assunto foi um quarto que fedia (e como fedia… ai ai). Nada melhor do que encerrar a série trazendo de volta os dois aspectos e garantir uma casa perfumada!

Vejam algumas dicas que peguei da Internet sobre como deixar sua casa perfumada… quem quiser ver tudo, visite o site “How Stuff Works” (“Como as coisas funcionam”), foi lá que eu selecionei essas dicas e tem muitas outras!

 

Difusores

A melhor maneira, embora mais cara, de aromatizar uma sala é usando um difusor de aromas. Difusores são pequenos aparelhos elétricos que bombeiam a fragrância não aquecida nos ambientes. O cheiro não aquecido é mais puro do que o aquecido. Há uma grande variedade de difusores no mercado que custam, aproximadamente, entre R$ 100 e R$ 200 dependendo da capacidade e do estilo. Você receberá as instruções de uso juntamente com o difusor.

Em geral, você deve colocar algumas gotas do óleo essencial em um recipiente de vidro e ligar um pequeno compressor conectado a um tubo. A unidade de vidro espalha uma fina névoa de microparticulas misturadas à corrente de ar produzida pela bomba. No difusor, o vapor do óleo essencial pode ser levado diretamente ao nariz ou à garganta. Você também pode usar isso em um quarto durante 10 a 15 minutos para eliminar as bactérias existentes no ar que podem transmitir infecções.

Comentário meu: eu não sabia que existiam difusores elétricos, mas minha mãe sempre usou o de vela, bem mais barato e charmosinho! É super fácil de achar, tem um espaço para colocar uma mini-vela na parte inferior do difusor e em cima tem um recipiente para misturar um pouco de água com algumas gotas de óleo essencial. Aí basta acender a vela, e o perfume tomará conta do ambiente! É uma delícia. Gosto muito das essências de pitanga e de eucalipto.

 Pot-pourri 

Poucas coisas conseguem enfeitar tão bem um ambiente quanto um belo recipiente de flores secas, ervas, madeiras e especiarias. Ele refresca o ambiente com seu aroma delicado e até sazonal. A fragrância da maioria dos pot-pourris modernos vem dos óleos essenciais adicionados às ervas secas. A receita básica é 1/2 colher (de chá) de óleo essencial para 2 xícaras de ervas secas.

Alguns óleos essenciais ficam melhores com o tempo, e, portanto, podem ser usados como fixadores. Eles preservarão a fragrância, fazendo com que ela dure mais tempo. O pot-pourri fica mais cheiroso se você colocar óleos como patchuli, sândalo, benzoína, alecrim, bálsamo do peru, bálsamo de tolu, vetiver e raízes de lírio, usados na forma de ervas em pedaços ou sob a forma de um óleo essencial.

O fixador mais popular do pot-pourri é a raiz de lírio. Ela tem uma fragrância leve e volátil que se mistura bem com qualquer aroma, sem se sobrepor. Embora algumas pessoas sejam alérgicas ao lírio, ele continua sendo o favorito absoluto. Seu óleo essencial é tão raro que ele normalmente é usado em pedaços.

  • 1 xícara de várias ervas secas
  • 1 colher grande de raiz de lírio em pedaços
  • 1/4 de uma colher (de chá) de óleo essencial

Use qualquer combinação de flores, folhas, cascas ou lascas de madeira como plantas secas. Adicione as raízes de lírio aos óleos essenciais e misture. Mantenha a mistura em um recipiente fechado por diversos dias para que o aroma possa ser absorvido pelas plantas. Esse pot-pourri permanecerá perfumado por muitos meses. Quando começar a perder o cheiro, pingue mais algumas gotas de óleo essencial.

Spray de ambientes

Mude rapidamente o humor de um ambiente, limpe o ar, ou livre-se de odores desagradáveis usando um spray aromatizante de ambientes. A fórmula abaixo é um desinfetante geral de ambientes.

  • 4 gotas de eucalipto (ou arbusto do chá)
  • 3 gotas de lavanda
  • 2 gotas de bergamota
  • 2 gotas de capim cidreira
  • 1 gota de menta
  • 1/4 de copo de água

Adicione os óleos essenciais à água. Guarde em um frasco com spray (vendido na maioria das drogarias e lojas de cosméticos). Agite bem antes de usar para misturar os óleos essenciais na água. Caso contrário, eles ficam flutuando na superfície.

Sachês

Sachês mantêm as roupas frescas e livres de traças e de outros insetos. Receita:

  • 20 gotas de cedro
  • 8 gotas de lavanda
  • 8 gotas de patchuli
  • 1 dúzia de bolas de algodão

Misture os óleos essenciais e pingue 3 gotas em cada bola de algodão. Guarde em um recipiente fechado por alguns dias. Coloque na roupa, em vez de usar naftalina (cerca de seis para uma caixa ou mala de tamanho médio). Para incrementar as bolas de algodão, costure um pequeno quadrado de tecido em volta.

 
Aspirador de pó

Pingue de 2 a 4 gotas de óleo essencial diretamente no saco do aspirador. Além de desinfetar a sujeira, o óleo vai melhorar seu dia. Tente usar um eucalipto cítrico – que é altamente anti-séptico e dá uma sensação de limpeza.

 

Bom, espero que com essas dicas você se empolgue para deixar sua casa bastante perfumada!

 

Para terminar, recomendo uma visitinha ao blog “Casa da Chris”, lá ela ensina o passo-a-passo ilustrado para fazer um aromatizador de ambientes com os palitinhos difusores, igual a esse da fotinho, que você já viu por aqui! Achei super fácil e acho que em breve vou arriscar, assim que o meu acabar! Clique aqui para visitar o blog Casa da Chris.

 

 

Um grande abraço a todas e um excelente (e sempre perfumado) final de semana!

 

Naná

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: