Skip to content

Antes do 11

abril 28, 2010

Um dos meus versículos preferidos sempre foi:

“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

Um dia, um “pequeno detalhe” desta passagem fez toda a diferença: eu olhei o versículo de Jeremias 29:11 considerando o que vem “antes do 11″… ou seja, o contexto no qual ele foi escrito. Quero compartilhar com vocês. 

 A situação era a seguinte, bem resumidamente falando: o povo de Jerusalém havia sido deportado para a Babilônia. Reis, sacerdotes, todos estavam agora em terra estranha, sem saber por que, sem saber por quanto tempo, sem saber nada. Com certeza pairava no ar um grande clima de incerteza quanto ao futuro. Até quando vamos ficar aqui, o que vão fazer conosco, o que fazemos agora, o que será de nós, etc etc, são perguntas que certamente foram feitas com frequência. Você já fez alguma pergunta parecida?  Eu já. Muitas delas. Muitas vezes.

O profeta Jeremias então recebeu uma mensagem do Senhor, e essa mensagem deveria ser entregue ao povo exilado. A carta dizia o seguinte, leia com atenção:

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia. Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, declara o Senhor.

Assim diz o SENHOR: Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei  a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. (Jeremias 29:4-11)”  – grifo meu

Entendi bem? O povo na certa estava sedento por respostas. Mas a carta dizia: “povo exilado, façam o seguinte: arrumem um lugar para morar, trabalhem em alguma atividade, desfrutem dos proventos vindos dela. Casem, tenham filhos, casem seus filhos. Cuidem direitinho daí onde vocês estão, porque como vocês estão aí, só serão bem-sucedidos se a sua nova terra também for”. Até o momento, nenhuma novidade. Isso é o que eles já faziam antes, oras bolas!!!

Justamente. A grandiosa riqueza desta mensagem começa por aí. Você não sabe o seu futuro, então não perca o presente esperando por ele! Faça o que te vier às mãos para fazer hoje. Viva o hoje. Não sabe se o seu marido será transferido mês que vem? Enquanto ele não é, cuide da sua casa, faça suas atividades, viva o hoje. Não sabe se vai ter emprego quando terminar a faculdade? Enquanto não termina, empenhe-se em ter um ótimo resultado acadêmico. Não sabe se será uma boa mãe? Enquanto você não é mãe, empenhe-se em ser uma boa esposa e mulher de caráter temente a Deus… e por aí vai. É como se Deus dissesse a nós: cuide de seus afazeres!

… porque da sua vida, cuido EU!! É isso que ELE continua dizendo na carta aos exilados, lembra? A mensagem continua: quando der o tempo certo, EU cumprirei a minha promessa e EU vou tirar vocês daí. Nenhuma explicação. Nenhum detalhe em relação a como será essa saída. Só uma promessa: eu vou tirar vocês daí. Ponto. Não queira saber como…

…. Porque Deus é quem conhece os planos, planos de fazer-nos prosperar e não de nos causar dano, planos de dar-nos esperança e um futuro.”. É Deus quem conhece. É Deus quem sabe… e Ele não precisa dar respostas às nossas inquietações. Ele já disse o suficiente: o plano dEle é bom. Ponto.

Escrevo isso com lágrimas nos olhos, porque de fato a minha tendência é querer as respostas. Ando muito inquieta ultimamente. Eu quero saber o que vai ser de mim quando eu acabar o doutorado. Quero saber se vou dar conta da casa, do trabalho, do marido e dos filhos. Quero saber se meus filhos vão ser saudáveis.  Aliás, antes, quero saber se vou conseguir ter um bebê. Quero saber se vou continuar longe da nossa “terra natal” e dos nossos familiares por muito tempo. Quero saber se um dia vou ter alguma doença grave. Quero saber tanta coisa… e Deus me pede uma só: cuide dos seus afazeres. Capriche no cuidado da sua casa, trabalhe, empenhe-se no doutorado, cresça em conhecimento e obediência à Palavra, cuide bem da sua saúde,  trabalhe na igreja… do resto, cuido EU. Ele não me dá resposta nenhuma. Mas quando olho para este versículo, eu vejo que não preciso delas!

Deixar aos cuidados de Deus é  deixar que o Seu plano, que Ele já disse que é bom, se desenvolva em mim, apesar de mim. Enquanto isso, vou cuidando das minhas coisas, com a excelência que Deus me pede para fazê-las. 

É uma verdade maravilhosa. Que Deus nos ajude a vivê-la dia após dia, a começar em mim.

 

9 Comentários leave one →
  1. Miriam permalink
    abril 28, 2010 7:38 pm

    Oi Naná,
    Quero te dizer como fui edificada com sua mensagem !
    Em meio a tantos afazeres, eu, muitas vezes me deparo com as aflições, questionando Deus, quando Ele virá me resgatar… Até quando Senhor ?
    E este versículo é maravilhoso demais, cuide do dia-a-dia e deixe o futuro nas mãos do Senhor, porque Ele vai fazer o melhor para nós e como você diz “apesar de nós” !
    Deus te abençoe ricamente por compartilhar comigo !
    Beijos,
    Miriam / Rubiatur

  2. Marina Chiaradia Mendes permalink
    abril 28, 2010 9:49 pm

    Uau!
    Isso foi pra mim!
    Temos mesmo que cuidar da nossa parte, com certeza que Deus esta fazendo a dEle. E, com certeza, o fim que Ele tem para nos e o melhor de todos.
    Obrigada pela excelente mensagem.
    Bjos.
    Marina.

  3. Rafaela permalink
    abril 29, 2010 11:02 am

    Eu também passo por esta situação…
    Realmente esta mensagem também foi para mim.
    Deus é fiel! Ele sabe das nossas inquietações e nos responde de uma forma tão simples, basta queremos descansar Nele.

    Bjos, Rafa.

  4. Anansa permalink
    abril 29, 2010 1:36 pm

    Naná eu gosto muito desse versículo de Filipenses 2:13 “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Basta a cada dia seu mal, então vamos viver cada dia desfrutando da presença de Deus, e fazendo tudo o quanto nos viver a nossa mão com excelencia para que só Ele seja glorificado pois somos instrumentos em suas mãos.

    Beijos.

  5. Ana permalink
    abril 30, 2010 12:46 am

    Oi querida
    Que benção esta reflexão, sinto o Senhor falar comigo através dela…como nós sempre queremos antever o futuro, saber como será nossa vida, nosso casamento, trabalho, e você vai ver que depois que tiver filhos ainda por cima quer antever como será a vida deles, se vão crescer saudáveis, em que escola vão estudar, se serão bem-comportados, etc, uma loucura! Só o Senhor para ter misericórdia…mas, como voce disse, vamos nos ocupar em fazer o melhor em tudo aquilo para o qual nos dedicamos, porque cada dia tenho provado que Ele realmente tem o melhor para nós. Um beijo

  6. Juliana permalink
    abril 30, 2010 11:22 am

    Oi Naná…

    Essa sua mensagem me fez lembrar de um “cartaz” pendurado atras da porta do quarto de uma aluna veterana no seminario, e que ia passando de quarto em quarto a medida de elas se formavam…

    “Com Deus me deito e com Deus me levanto…. ai meu deus, ate quando?!”

    Todas nos temos duvidas com relacao ao nosso futuro, muitas ja deramaram varias lagrimas ao ler “a espera do amado”….
    Mas a ideia é essa mesmo: nao ache que a sua vida sovai comecar quando voce tiver um marido, uma profissao,filhos,casa etc etc etc…. viva o hoje, faça o seu melhor pra Deus e pros seus irmaos hoje!!!

    nem preciso dizer que gostei muito do seu post ne?

    grande abraço and keep it up, sis!!

    Ju

  7. Patty permalink
    maio 3, 2010 6:00 pm

    Ai Naná!!!!
    Essa mensagem foi MUITO profunda e falou muito ao meu coração!!!
    É maravilhoso ver o cuidado de Deus por nós!!!!!
    Vamos fazer o nosso trabalho…DESCANSAR EM DEUS…enquanto isso Ele trabalha por nós!!!!
    Que Deus te abençoe!
    bjos

  8. jizonita ( Ju) permalink
    maio 24, 2010 12:42 am

    Engraçado! Nós conhecemos a Palavra de Deus, mas como diz o Pr Káio Fabio “somos cristãos teóricos, mas ateus na prática” . Conhecemos bem passagens como: Fl 4:6 ” para não estarmos ansiosos por coisa alguma…” isso é o que deveriamos fazer, seguir as instruções do Apóstolo, também de Jesus “olhai os lírios nos campos… para as aves do céu, etc, Mt 6.
    É maravilhoso saber que temos o Senhor, que apesar de nossas inquietações e pre-ocupações ele continua cuidando de nós, nos ajudando a viver um dia de cada vez.
    Muito legal e pertinente, Naná sua reflexão!
    Ju

Trackbacks

  1. Tweets that mention Novo post no blog, sobre o que vem "antes do 11": -- Topsy.com

Deixe um comentário

