Skip to content

Trabalho

maio 3, 2010

Sábado foi o dia do trabalho. Aliás foi por conta dele – o trabalho – que eu fui completamente impedida de postar algo no blog na sexta-feira. Uma correria absurda, e no final da tarde de sexta eu e o meu marido viajamos com uma equipe da igreja para um final de semana de atendimento de saúde num barco que presta assistência a vilas de pescadores (parte do ministério da MEAP – Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores). Por isso, longe do computador e numa correria insana, falhei com o blog. Desculpa blog! De qualquer forma, o post já estava pronto, eu só não tive tempo de postar mesmo, porque como tudo dá errado quando resolve dar errado, fiquei sem internet na sexta de manhã. Então, vou aproveitá-lo. Finjam que hoje é sexta, dia de “tudo o que diverte”.

Como disse na página “sobre a Naná”, sou enfermeira. Trabalhei em hospital um tempo, em centro cirúrgico (como trainee) e depois como enfermeira de uma Unidade Neonatal com bebês de baixa e média complexidade. Acho legal, aprendi muito e recomendo! Mas tenho problemas, minha paixão mesmo é a sala de aula. Adoro dar aulas. Portanto, atualmente meu trabalho é como professora. Dou aula em duas faculdades, para os cursos de Enfermagem e Odontologia, e tenho turmas de pós-graduação de Enfermagem também.

Ser professora universitária é altamente divertido. Gosto muito do que eu faço. Reclamo do emprego, claro, principalmente no final das férias e no final do semestre, mas faz parte da minha ingratidão que insiste em querer voltar enquanto eu vivo aqui por esse mundo. A verdade mesmo é que louvo a Deus pelo meu trabalho e pelas oportunidades que vem dele. Para hoje, resolvi compartilhar alguns dos motivos pelos quais eu de fato me divirto no trabalho.

Um excelente exemplo aconteceu na quinta-feira. Na disciplina de Promoção e Prevenção da Saúde da Criança, pedi aos meus alunos que fizessem um trabalho voltado à comunidade, sobre algum tema específico de saúde, e apresentassem a forma como eles abordariam esse tema para as pessoas. Não esperava o que aconteceu. Os 4 grupos se empenharam horrores, cheguei na sala e tinha uma aluna vestida de palhaço dando pirulito para todo mundo, a sala completamente decorada, e cada apresentação foi mais divertida que a outra. Um grupo fez um trabalho sobre acidentes na infância e apresentou uma pecinha chamada “Alice no país das Armadilhas”, olha se não é fantástico isso! Não tem preço. Chorei de rir a aula inteira. Foi praticamente um dia de folga.

É claro que nem sempre a gente ri porque é engraçado. Tem dia que a gente ri para não chorar. Já me questionei várias vezes o que estou fazendo lá na frente. Principalmente corrigindo provas. Estou juntando “pérolas”, um dia escreverei um livro com as melhores, é fato. Confiram o que já peguei em algumas (transcrição literal, prometo):

– “Cinco fatores que devemos investigar na família:  1)nome, 2) idade e se há algum caso de 3)morte, 4) óbito e/ou 5) falecimento na família”.

– “Os sons anormais que ouvimos no pulmão são os ruídos adventistas”  (para quem não é da área, o certo é adventícios)

– “O melhor lugar para verificar a temperatura é na acsila”

-” Quando a criança tiver com assadura, tem que orientar a mãe a limpar direito o bumbunzinho dela, tomar cuidado nas parte dentro das coxa e limpar sempre de cima pra baixo”. 

– “Bom prózinha, eu acho que nesse caso eu mandaria logo pro médico e avisaria msm a família p ir esperando o pior. A enfermagem tb tem q ser realista e não orientar a família a ficar gastando dinheiro à toa.” ( Alguns alunos fazem prova como se estivessem no msn. Aqui na Bahia os professores são chamados de “pró”.  E eu tenho medo desse aluno formado).

Bom, e por aí vai. Se eu contar todas, não tenho mais livro! Mas preciso fechar com a minha preferida. Era uma prova final, e a questão era a seguinte: “Dentre os distúrbios alimentares mais comuns da infância, existem a anorexia e a bulimia nervosa. Escolha um destes e defina o que é, quais os principais sintomas e cite alguns cuidados importantes de Enfermagem”.    Não preciso te dar o gabarito, mas confira a resposta e me diga o que você faria com esta aluna:

-“Eu escolho a anorecsia. Bom essa é uma doença que pega nas meninas principalmente, elas ficam se achando gorda mesmo quando estão magras, aí elas param de comer, fazem um monte de academia e aí elas emagrecem, emagrecem, emagrecem e ainda assim acham que tão gorda, é um horror. Os sintomas são que ela fica muito magra mesmo e olha no espelho e vê uma gorda. Aí ela desnutre porque não tem quase carne, só osso, e fica com problema piscicológico. Como cuidado de Enfermagem eu faria o seguinte, diria a ela para parar com isso porque é assim mesmo sabe, uns são gordo, uns são magro e a vida continua.”

Num primeiro momento, pensei em me demitir. No segundo, ri descontroladamente. Dar aulas é de fato uma paixão pra mim, e me diverte. Espero poder continuar por muito tempo.

Feliz dia do trabalho (atrasado) a todas! Não se esqueçam… quando quiserem chorar pelo seu trabalho, lembrem-se que foi Deus quem a colocou ali, por um motivo muito especial… e aí, para não chorar, sorria!!! E, parafraseando a minha célebre aluna,  “para com isso sabe, afinal uns são enfermeiro outros são garçom e a vida continua”!

 

ps: um comunicado: maio é um mês agitado. É o mês das noivas, das mães, da Enfermagem (uhu!), da Família, e o mês do meu aniversário. Muito assunto para abordar ao mesmo tempo, então escolhi um: família. Portanto,  maio é o mês da família no blog. Postagens sobre família, cada semana sobre um membro diferente. Começa quarta-feira. Estejam preparadas para falar da sua, eu adoraria ouvir mais da família de cada uma que passa por aqui! Beijos e até lá.

 

 

 

6 Comentários leave one →
  1. Vania permalink
    maio 3, 2010 4:04 pm

    É, e quando for pensar em reclamar…lembre-se, tem gente que é arquiteto…kkkk.
    Beijos a todas!!!

  2. Day Dumiense permalink
    maio 4, 2010 6:06 pm

    Quase não acredito alunas de enfermagem pensam assim … as pérolas são demais né .ri muito.
    Confirmo sua frase “para com isso sabe, afinal uns são enfermeiro outros são garçom e a vida continua”!.
    Mas temos que ser eternamente gratos aos cuidados com o Senhor para conosco.

  3. Ana permalink
    maio 4, 2010 6:18 pm

    Adorei Naná…fazia tempo que não entrava aqui…mas lembro dessas histórias sendo contadas comendo chocolate em Atibaia, depois de um super almoço. Podia ouvir sua voz contado..saudades de vc! bjs

  4. maio 5, 2010 3:10 am

    Naná, AMEI, já disse isso outras vezes, mas você arrasou!!!
    Eu amo a minha profissão tbm, amo até corrigir provas e olha, acredite, já tenho mini pérolas….rs. Mas é mto bom ver os pequenos construindo suas idéias!!!! Não sei se diria o mesmo corrigindo provas do nipe das suas….hahahahah. Amo te

  5. Aninha permalink
    maio 5, 2010 5:15 pm

    Ver pequenos construírem ideias realmente é fantástico!!! Adorei lecionar para crianças, principalmente porque fazem de tudo para tirar boas notas para agradar a professora ou os pais, quando atenciosos. Já lecionei para adolescentes no Ensino Médio e observava nesta fase já uma decadência não só na escrita, quanto aos aspectos gramaticais, como em relação à paixão pelo saber. Geralmente não gostavam de pesquisar e ir além do que se ensinava em sala. Mas, isso nunca limitou a minha paixão pela minha profissão e sinto muita falta de estar em sala de aula. Com todas as dificuldades, há situações muito divertidas e é maravilhoso fazer algo porque gosta. Louvo muito a Deus por isso!!!

  6. agosto 21, 2010 12:42 am

    aahahahhahahahaha gzuiisss!!!
    Naná! li em 5 minutos acho.. vc escreve MTO BEM!
    Vc podia ter dado aula pra mim! eu ia adorar e nao ia escrever essas coisas, PROMETO!! [soh se fosse pra te divertir mas nao numa prova final..]
    ahahahha to rindo ate agora!! nao acreditoo q isso eh 6o semestreee!!!
    mas tenho certeza q vc eh uma ótima prof, pq pros alunos se empenharem desse jeito pra uma apresentaçao, soh qndo gostam mesmo da prof ou da aula!!
    [ou qndo precisam de nota tbm mas ok..]
    E sua materia tem o mesmo nome da minha, no mesmo 6o semestre! \o/
    Vou sentir saudade da facul….
    bjoo querida!!

Deixe um comentário

