Skip to content

O que lhe importa? Siga-me!

junho 9, 2010

Como eu disse a vocês há algum tempo atrás, sou seguidora de um blog americano para mulheres, e recentemente as autoras fizeram uma meditação em uma passagem que eu nunca tinha dado bola. O texto de hoje é uma adaptação do delas. A passagem:

“Jesus disse a Pedro: cuide das minhas ovelhas. Digo-lhe a verdade: quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: Siga-me! Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. (…) Quando Pedro o viu, perguntou: Senhor, e quanto a ele? Respondeu Jesus: Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me!” ( João 21: 17b-22)

O contexto é mais ou menos o seguinte: estamos no último capítulo de João, mais especificamente na terceira aparição que Cristo fez aos seus discípulos, depois da ressurreição. Depois de comerem, Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava, e depois da terceira resposta afirmativa de Pedro, vem a passagem acima.

Depois de ouvir três vezes que era amado por Pedro, Jesus indicou a ele o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. Bacana a notícia, né? Depois de uma declaração de amor tripla, a notícia da sua morte. Pedro não deve ter ficado muito contente. Olhou para o lado, e lá estava outro discípulo, o discípulo amado… autor do evangelho em questão. Pedro então rapidamente se volta para Jesus e é como se ele falasse: Senhor, Senhor, e ele hein? O que vai acontecer com ele?? Me conta! Tem que ser uma morte mais escabrosa que a minha vai… ele não vai se dar melhor do que eu…. vai? Então, o sábio e sempre sábio Mestre Jesus Cristo responde: Pedro, se eu quiser que ele não morra jamais, o que você tem a ver com isso? Cuide da sua vida… e siga-me.

Puxa vida… que mensagem mais atual. Sei que é comum aos homens de uma forma geral, mas nós mulheres somos incrivelmente tentadas a olhar para o lado. Senhor, e ela hein? Por que com ela não acontece isso? Por que é só comigo? Por que ela tem filhos e eu não consigo, Senhor? Por que a família dela é tão perfeita e a minha é essa bagunça? Por que ela tem o emprego que eu queria? Por que com ela tudo dá certo?  Por que, hein, Senhor? Por que ela come tudo e continua sem barriga (eterno questionamento biológico)? O Senhor não lembra do que ela fez não? Senhor, Senhor… e quanto a ela? E quanto a eles??

Comparação…  a chave para uma vida descontente. Insistimos em olhar para o lado ao invés de viver a nossa vida. Como se Deus não soubesse o que faz. Como se Ele não tivesse um plano. Como se Ele não estivesse no controle. Como se a nossa vida dependesse do desfecho das demais. Como se Ele não quisesse trabalhar com cada uma individualmente.

Pedro passou por isso. Olhou para o lado e prontamente quis saber: Senhor, e ele hein?! Aí veio o nosso Soberano Deus: O que lhe importa o que vai acontecer com ele, Pedro? Siga-me!

 Não é uma resposta aparentemente amável. É um grande “fora”! Uma exortação enérgica e em amor. Pedro precisava de uma palavra dura para entender o quanto sua pergunta estava errada. Depois dessa, Pedro não teria mais o que responder. E nós precisamos nos lembrar deste sábio e amoroso “fora” que o nosso Senhor Jesus Cristo deu em Pedro; quando formos tentadas a comparar, a olhar para os lados e questionar, “e ela hein”, “por que ela”, “e com eles, não vai acontecer nada não”,  que possamos ouvir a voz  enérgica e amável do nosso Soberano Deus dizendo: O que lhe importa? Siga-me!

Não olhe para o lado questionando o porquê das coisas que aparentemente dão mais certo com os outros. O que lhe importa? Siga a Jesus Cristo!

Um tremendo desafio… vemos que mesmo aqueles que seguiram o Cristo encarnado lutaram com isso… mas Ele nos ajuda. E isso é tudo que precisamos saber!

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Patty permalink
    junho 9, 2010 3:39 am

    Eita…contentamento…algo que sempre precisamos trabalhar em nossas vidas!!!
    Que Deus nos ajude a sermos contentes em TODA e QUALQUER situação, como o apóstolo Paulo e vivermos a NOSSA vida e não a dos outros!!!!
    Que Deus te abençoe Naná!!!
    bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: