Skip to content

Começa a Copa do Mundo!

junho 11, 2010

Sexta-feira é dia de descontrair e relaxar, e uma das boas formas de fazer isso é pensando no grande evento que vai movimentar o mundo (se não o mundo, com certeza o Brasil) pelos próximos dias…a Copa. Ontem foi o show de abertura e oficialmente entramos todos no clima “copal”. Embora ninguém tenha sido dispensado do trabalho, como ocorrerá com 99% da população brasileira na próxima terça-feira, com certeza praticamente todos assistimos “de relance” pelo menos um pouquinho do evento. Agora é oficial. Estamos em tempo de Copa!

Sei que esse é um blog feminino. Mas também sei que as mulheres gostam de Copa do Mundo! Sei disso porque sou enfermeira e durante a minha Graduação, na Copa do Japão e da Coreia em 2002 quase todas as minhas colegas de sala também acordavam às 2:30 ou 5:30 da manhã para assistir aos jogos. Uma vez até assistimos todas juntas na faculdade, às 5:30, na fila da matrícula! Bons tempos.

Começo a ter lembranças sobre a Copa do Mundo com a de 1990. Teve uma feijoada na igreja para assistirmos todos juntos o jogo do Brasil x Argentina. Justo quem! E o Brasil perdeu por 1×0, e foi embora para casa. Lembro que o pastor ficou arrasado. Lembro que uma adolescente chorou. Lembro que, aos 8 anos, nada mudou em minha vida.

Depois veio a Copa de 1994. Nesta, eu estava de férias com a família nos Estados Unidos. E a Copa era nos EUA!! Foi nessa Copa que o Leonardo quase matou (licença poética) um jogador americano numa partida, foi expulso e nunca mais foi visto jogando no Brasil. Neste dia, eu estava num acampamento para crianças nos EUA e todas elas olhavam feio para mim. Mas elas não estavam nem aí para a Copa!!! Porque americanos não gostam de esportes com placares modestos, do tipo 1×0 ou 2×1. Pode reparar, sempre tem que ser 120×95, 300×210… por isso a paixão pelo basquete! mas enfim. O Brasil ganhou esta, virou tetra… numa final agoniante decidida nos penaltis contra a Itália. O Baggio, grande ídolo italiano da época, perdeu o penalti! Foi lindo. A gente estava no saguão de um hotel, assistindo o jogo com um grupo de italianos. Teve de fato um sabor especial. Foi nessa Copa que comecei a efetivamente gostar dela. Lembro que a minha mãe estava tão agoniada que, na prorrogação, ela parou de ver o jogo e foi pro quarto. Foi engraçado. Depois desceu toda contente para comemorar com a gente.

Em 1998, o Brasil também foi para a final. Mas foi aquela coisa inexplicável contra a França, ninguém até hoje sabe o que aconteceu com o Ronaldo (que antes era Ronaldinho, mas depois do Gaúcho e da aquisição de 45kg, ele perdeu o inho e virou aldo). Só sabemos que o Brasil perdeu para a França, e foi ridículo. Eu sempre falo, entre a prata e o bronze, prefiro o bronze. Pelo menos vamos ao pódio felizes, porque ganhamos o jogo! Nesta final, eu estava em Curitiba. Assistimos o jogo na igreja do meu irmão mais velho.  Alguns outros jogos, assistimos na igreja que estávamos frequentando em São Paulo. Era gostoso, cada um levava uma coisa e todo mundo torcia junto.

Aí veio a de 2002, a Copa dos jogos na madrugada. Pode achar mentira, mas é fato: era eu quem acordava meu pai e meu irmão para ver os jogos. Meu irmão, na verdade, lá pelas tantas pediu para que eu o acordasse só se tivesse gol. Essa Copa foi legal. Não perdemos nenhum joguinho sequer!! Assistimos alguns jogos na igreja, outros com um belo café da manhã na casa de alguém dos jovens…. e na final, estávamos em uma viagem missionária. A final foi no domingo de manhã, e conseguimos licença para assistir o jogo, às 7. Foi bem legal… o Brasil ganhou lindamente… comemoramos com a maior festa, estávamos numa cidadezinha pequenininha chamada Miracatu e vimos todo o povo saindo às ruas, em cima do caminhão, aquela coisa. Dez minutos depois, estávamos no culto. Foi gostoso!

Bom, aí veio a de 2006.  A França de novo! Tirou o Brasil da Copa, no dia 01 de julho. Lembro bem da data porque foi no dia do casamento de um casal de amigos super querido! O bom foi isso. A decepção da eliminação foi rapidamente curada pela alegria de ver meus amigos de infância subindo ao altar.

E agora, chegamos a 2010. Como você pode perceber, é tradição na minha vida de Copas conscientes (já que eu já existia nas Copas de 86 e 82), perder uma e ganhar outra. Perdemos a de 90, ganhamos a de 94. Perdemos 98, 2002 foi nossa. Em 2006 foi o fiasco, e agora chegamos a 2010. Estou otimista! Não sei perder duas Copas seguidas. Por isso, voto no Brasil como campeão! E você?

Quero saber a sua opinião! Participem da primeira enquete do Blog Coisa Nossa, respondendo à tão famigerada pergunta: quem vai ganhar a Copa do Mundo?? Vamos lá, votem, palpitem… vamos ver se as mulheres estão boas de palpite!! Homens podem votar também, claro. Reparem que eu não incluí a França nas opções. Ela não merece! Por todos os motivos possíveis, mas principalmente porque, se você não sabe, ela só se classificou para a Copa por causa de um gol de mão!!!

Vamos lá, vamos lá!! Quero ver todo mundo votando.

O mais gostoso de tudo isso não é a Copa, não são os jogos em si…  é o clima que envolve tudo isso. Com certeza quando eu fui contando minhas histórias de Copa, você também lembrou das suas. Lembrou onde estava, com quem, como comemorou, etc etc. E isso é muito gostoso! É um clima de festa… e como eu já falei para vocês, eu adoro festa! Nelas, também podemos nos alegrar e nos divertir de uma maneira saudável. Curtam a festa da Copa! 

Espero vocês, torcendo pela Copa e votando aqui no blog!

Beijos e bom final de semana… e feliz dia dos namorados ao meu eterno namorado!!!

Naná…

5 Comentários leave one →
  1. Juliana permalink
    junho 11, 2010 3:02 pm

    É isso ai mulherada….ate agora 100% dos votos foram pro Brasil!!!

    Patriotismo a parte, tenho uma teoria nao comprovada, de que quando o Brasil nao entra confiante e “de salto alto” como meu pai gosta de dizer, a gente acaba ganhanto….vamos ver se dá certo de novo!

    bom fim de semana meninas!

  2. Vania permalink
    junho 11, 2010 4:51 pm

    Se o Brasil ganha a copa…??? Não sei.. sei que tem muita gente torcendo contra…
    A Tim deve estar fazendo “reza braba” senão vão ter que deixar o povo fazer ligação de 20 centavos até 2014… As Casas Bahia vão “cruzar os dedos” senão vão ter que pagar a primeira parcela de todas as compras feitas…
    Será que ganha? Estava precisando tanto comprar um a TV nova…kkkkk!

  3. Bebel permalink
    junho 14, 2010 11:35 pm

    Baby, estou de boca aberta com a sua memória.
    Estou ficando com vontade de começar a escrever um diário.
    Mas, puxando apenas pela memória, lembro vagamente de uma ocasião dessas em que eu estava maluca para assistir aos jogos, mas tinha que estudar para prova de Física no Colegial, que tristeza! Tentei trabalhar com um olho aqui e outro lá, e não lembro de nenhum dos dois resultados…
    Mas eu lembro direitinho da Copa que aconteceu há 12 anos atrás; fui convidada para assistir a um jogo na casa de alguém (conhecida) de alguns anos antes. Ganhei carona de quem me fez o convite, tão prestativa e boazinha, que então eu fui. Meses depois descobri que era um, digamos, “arranjo” entre amigos para me aproximar do Guilherme (que no dia travou e me passou quase que desapercebido – mas depois o jogo virou, e a amiga que me deu carona foi uma das madrinhas no casamento). Os donos da casa hoje são meus cunhados…
    Em nome dessa jogada inesquecível, sou devota torcedora de Copas, e voto no Brasil.

    • junho 15, 2010 12:34 am

      haaaa que legal, Bebel! Então a Copa de 98 foi inesquecível pra você por um excelente motivo! hehehe…
      beijos e estamos juntas na torcida pelo Brasil!

Trackbacks

  1. Nova série « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

