Skip to content

Nova série

junho 14, 2010

Olá!

Antes de mais nada, apresento um Breve Resumo da Copa do Mundo, adaptado para mulheres:

Se você está atenta ao que anda acontecendo, também deve ter se perguntado por que o goleiro Green foi selecionado para defender a Inglaterra, e não você. Certamente você não deixaria aquela bola escapar!!! Bom, eu pelo menos acho que pegava aquela. Que coisa, não? O coitado vai ser lembrado para sempre por conta disso.

Falando em coitado, várias outras coisas na Copa merecem a nossa comoção. A pobrezinha da África do Sul, por exemplo, estava ganhando o jogo e levando o povo ao delírio com o primeiro gol marcado contra o México, logo no jogo da estreia, até que um infeliz mexicano estraga prazeres foi lá (se não me engano foi o camisa 17, que também merece comoção por conta do cabelo dele… lembra um pouco o meu na adolescência) e empatou. O único lado bom disso foi que esse gol de empate serviu para silenciar um pouco as insuportáveis – porém simpáticas –  vuvuzelas no estádio.

Você também deve estar comovida com a Grécia, que nunca marcou um golzinho sequer em Copa do Mundo e ainda viu a esperança diminuir quando tomou dois gols dos sul-coreanos. Junte-se a mim na campanha “Grécia, faz um golzinho!!”. Não importa se ela vai embora pra casa logo na primeira fase, o fato é que ela merece fazer um golzinho. E seria maravilhoso se fosse no jogo dela contra a Argentina, não seria?

Falando em Argentina, obrigada por não terem votado nela na enquete, embora infelizmente ela tenha feito uma excelente estreia contra a Nigéria. É a única que ainda não recebeu votos, até o time inóspito já ganhou votos, e nada dos Hermanos! Se você ainda não votou, estou te esperando, pare de enrolar e vote! Se não tem ideia de qual seleção escolher, peça ajuda a alguém, mas vote… clicando aqui. vai ser divertido ver no final das contas como a gente andou de palpite por aqui.

Bom, como eu disse, eu gosto de Copa. E acompanho. Sei dos jogos, gosto deles. No momento, enquanto escrevo aqui, a roupa está lavando e a Holanda e Dinamarca estão se enfrentando aqui na minha sala. Mas não vou invadir o blog só com posts sobre a Copa não, fiquem tranquilas! Apenas me reservo o direito de comentar, pra dar palpite mesmo, e participar. Fim. Vai, Brasil!!

Estou dando início a uma nova série no blog. Não sei quanto tempo ela vai durar. Mas sei que ela pode te interessar.

Visualize a cena: você chega em casa, tudo está bem. O dia foi bom, a vida está boa. Você toma um banho, e vai dormir, enquanto tudo estava bem. No dia seguinte, você acorda. Nada mudou em suas circunstâncias… mas você está diferente. Inchada. Cabelo estrupiado. Espinha na bochecha. O mau-humor latejando. Uma dor de cabeça também. Irritada porque o dia começou, e isso já é motivo suficiente, você corre para dar conta das suas atividades. O ônibus chega no horário, mas você reclama. Nem tem tanto trânsito nas ruas, mas você reclama. No meio da manhã, um chilique emocional te leva ao primeiro pacote de qualquer porcaria industrializada comestível. Na hora do almoço, você reclama. Nem sabe por que, mas reclama. E devora o maior chocolate disponível. O marido liga e você responde grossa, com pressa, fria. E ele já sabe o que você já sabe e prontamente justifica. De quem é culpa? Dela.

A culpa é sempre dela. No fundo, acho que gostamos dela, porque, durante “ela”, achamos que temos uma desculpa excelente para deslanchar e largar mão de valores como paciência, mansidão, disciplina e domínio próprio. Quando ela está presente, tudo é permitido, afinal,  ela me desequilibra. É biológico, eu li no livro! São meus hormônios. É normal! Então, não se aproxime! Estou com ela.

Será que ela, a TPM, é tão soberana assim, a ponto de nos eximir da responsabilidade de exercermos uma vida santa em todo o tempo?

Juntem-se comigo nesta série de estudos sobre a TPM – por enquanto, chamada de Tensão Pré-menstrual (no final da série, quero encorajá-la a olhar para esta sigla pensando em um outro significado). Nos próximos posts, trataremos dela biologicamente, fisiologicamente, e biblicamente.

Eu até que procurei, mas na Bíblia não existe uma nota de rodapé dizendo que a longanimidade, mansidão e domínio próprio devam ser exercidos diariamente na vida dos homens e, nas mulheres, após a menarca (primeira menstruação) estamos desculpadas por acessos de ira, descontrole emocional e crises de gula durante os dias que antecedem a descamação do endométrio (falaremos mais sobre isso). Ou seja, o que você faz na sua “TPM” não tem desculpa. E Deus quer tratar isso!

Sinto muito. Talvez você me odeie por isso, ainda mais se estiver na TPM. Mas a melhor notícia de todas é que, se não temos desculpa, Deus pode nos ajudar a agir diferente. Não importa o grau dos nossos hormônios. Deus não é maior que eles? Não foi Ele quem nos criou, com hormônio e tudo? Hm… então Ele sabe o que enfrentamos. E sabe que é possível sobrevivermos a ela sem causar estragos!

Saiba mais nos próximos posts!

Um grande abraço e uma ótima semana, torcendo pela estreia do Brasil na Copa!

Naná…

9 Comentários leave one →
  1. Tia Marcia permalink
    junho 14, 2010 12:48 pm

    É muito bom começar a semana lendo seus artigos!
    Deus te abençoe muito nesta empreitada.Estou orando
    por voçês…Um grande abraço da Tia Marcia.

    • junho 14, 2010 1:09 pm

      tia! obrigada pelo constante incentivo no blog!!! obrigada pelas orações! vcs tb estão em minhas orações… beijos pra vcs e pra vovó!

  2. Fernanda permalink
    junho 14, 2010 3:23 pm

    Nana!!! Deus te abencoe muito nesta nova serie e te de muita sabedoria!!!! Posso me identificar, assim como tantas outras mulheres que ja leram seu post, com este problema! Estou aguardando anciosa e com uma grande disposicao pra deixar que Deus trabalhe em minha vida tambem! Boa semana pra voce! Abracos.

    • junho 14, 2010 6:52 pm

      Fernanda! Obrigada!!! Espero poder transmitir aqui um pouco do que Deus quer nos ensinar entre um mês e outro, um chocolate e outro… hehehehe
      Ah, e desculpa pelo Green… mas foi inevitável comentar! hehehe
      Bjão!

      • Fernanda permalink
        junho 16, 2010 6:41 pm

        Ahhhh!!!! Nao tem desculpa nao!!!! Mas eu fiquei morrendo de pena dele!!! Que foi aquilo?! Acho que ate eu segurava aquela bola!!! Aqui estamos torcendo mesmo eh para o Brasil! :O)

  3. Sonia Maria Rente Gonçalves permalink
    junho 14, 2010 6:32 pm

    Olá Naná!

    Tenho lido seu “blog” desde o inicio.M inha filha repassa pra mim (ela é um ano mais nova que vc e faz aniversario um dia antes – ela chorou qdo leu o que vc escreveu sobre “as mamães”,pois disse que era pra nós duas- as semelhanças são muitas)

    Estou escrevendo para parabeniza-la e incentiva-la.
    Adimiro sua coragem , seu conhecimento da Palavra e seu comprometimento (estenda meus comprimentos a seu irmão)

    Achei otima a ideia de falar aberta e biblicamente sobre TPM ,concordo com tudo que falou
    aprendi a não usar a fisiologia como desculpa e a assumir minhas decisões.

    Foi Deus quem nos croiu( homens e mulheres) com hormonios e suas determinadas e maravilhosas funções
    Desde Eva (ela podia ter culpado a TPM e não a serpente né?) e quantos outros exemplos de mulheres da Historia da Biblia podemos citar.

    Conte com meu apoio e intercessão

    Somos de São Paulo , capital e temos casa em Atibaia e fizemos CTL na Palavra da Vida

    Meu nome é Sonia tenho 53 anos sou casada com Jose , minha filha se chama Juliana e tem 27 e meu filho Gustavo tem 20anos

    Um Abraço

    • junho 14, 2010 6:45 pm

      Oi Sonia!!
      Muito, mas MUITO obrigada pelas palavras de incentivo e encorajamento! Isso é muito especial pra mim, meu olho encheu de lágrima aqui 🙂
      A Juliana já tinha me dito que nós tínhamos algumas coisas em comum, mas não sabia que isso se estendia a Atibaia, ao CTL, ao mesmo mês de aniversário e praticamente o mesmo dia!!! hehehehe
      Não duvido nada que já tenhamos nos cruzado em Atibaia. Meus pais tem casa lá e eu ia direto pra lá, éramos da PIBA. Agora, morando na Bahia, infelizmente minhas idas a Atibaia se resumem a feriados prolongados, e olhe lá…
      um grande abraço pras duas!!! obrigada pelas orações!!!!
      naná

  4. Patty permalink
    junho 15, 2010 3:56 am

    Oi Naná!
    Como uma amante do esporte estou adorando seus comentários sobre a copa, já me identifiquei, já lembrei das copas passadas e suas histórias…já ri do Green e morri de dó ao mesmo tempo…muito bom…e ainda está só começando!!!
    Mas vamos a TPM…estou esperando para acompanhar mais uma série cheia de verdades!!!
    Que Deus te abençoe!
    bjoss
    Patty

  5. Karina permalink
    junho 16, 2010 9:19 pm

    OI.
    Estou acompanhando a série sobre a TPM.
    Que Deus continue te abençoando.
    Beijos.

Deixe um comentário

