Skip to content

Lá vem ela!

junho 16, 2010

Olá! Antes de mais nada, Boletim Copa do Mundo para Mulheres:

Pois é. Não foi lá essas coisas, mas o Brasil ganhou. Meu palpite era 3×0 nesse jogo, não esperava mesmo um 2×1, mas valeu. Temos que ser mulheres nessas horas, esquecer que tem saldo de gols, pontuação, blablabla, e ficar felizes porque ganhamos um jogo. E incluímos dois brasileiros na lista dos artilheiros da Copa, sabia? Curiosamente, essa lista tem 22 jogadores no primeiro lugar! Sim, porque os 22 gols feitos até agora foram feitos por 22 pessoas diferentes! Não é interessante? Eu achei muito engraçado. Pois é, tanto artilheiro solto por aí e a Grécia sem gols.

No mais, tudo anda bem na Copa. Portugal ficou no 0x0 com a Costa do Marfim, o que é bom para o Brasil, dizem os especialistas. A Nova Zelândia, considerada a pior seleção da Copa, fez um golzinho nos 47 minutos do segundo tempo e empatou com uma tal de Eslováquia, que até ontem parece que nem era um país, agora é, e inclusive já está na Copa. Seria muita pretensão da parte dela já chegar ganhando um jogo! Achei justo, e fiquei comovida com o empate da Nova Zelândia, o técnico comemorou como se tivesse conquistado a Copa pela sexta vez.

De resto, vai por mim, não tem mais nada legal acontecendo. As vuvuzelas continuam a todo o vapor e o Brasil espera agora o jogo de domingo, na esperança de ver o Robinho pedalando, o Lúcio defendendo, o Kaká jogando (onde ele estava?????), etc etc. Fim.

Como sabem, entramos na fase de estudar a TPM no blog.

Segundo Smeltzer, Bare (2002), a TPM é uma combinação de sintomas que ocorre antes das menstruações e que diminui com o início do fluxo menstrual. As mesmas autoras, que são referência em Enfermagem Médico-Cirúrgica, dizem em seu livro que praticamente 40% das mulheres sentem ao menos um dos 150 – sim, cento e cinquenta – sintomas já atualmente associados à Tensão Pré-Menstrual. A causa definitiva ainda não é conhecida, mas especula-se que seja um desequilíbrio hormonal – muito estrogênio ou pouca progesterona na fase final do ciclo menstrual. Outras teorias dizem que não são eles os culpados, mas outros hormônios, desconhecidos, que provocam as alterações. Além disso, os estudiosos dizem que a TPM pode ser causada por uma combinação destas alterações hormonais com outros fatores – dieta, estresse e falta de exercício físico. Ai não…

Os principais sintomas associados a ela são:

Sintomas Físicos Sintomas emocionais
Retenção de líquidos Irritabilidade
Ganho de peso Alterações de humor
Distúrbios do sono Labilidade emocional
Enxaquecas com a menstruação Hostilidade
Dor nas costas Depressão
Vertigem Ansiedade
Náuseas, vômitos ou diarreia  
Acne  
Desejos alimentares, principalmente por doce  
Constipação  

 

Olhe bem para essa tabela e liste quais sintomas você sente com mais frequência. Mais pra frente, falaremos sobre o tratamento (físico e espiritual) para cada um deles.

O diagnóstico da TPM é muito simples: se você sente os sintomas antes da menstruação, e eles melhoram drasticamente ou somem quando a menstruação começa, pronto (como dizem por aqui). Você tem TPM.

Agora… o que você vai fazer a respeito? Considere os seguintes versículos:

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel: Ele não permitirá que sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (I Coríntios 10:13 – grifo meu)

” A (mulher) prudente percebe o perigo e busca refúgio; a inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” (Provérbios 22:3 – grifo meu, e adaptado ao feminino 🙂 )

 

Duas verdades de Deus, para começar: a TPM é normal… é comum aos homens. Hehe, na verdade, às mulheres, mas você entendeu. Outras mulheres passam por isso. Você não é a única. Seu sintoma não é o mais forte do mundo. Sim, outras mulheres passam por isso. Deus sabe disso. Ele a criou, com hormônio e tudo. E Deus é fiel: não permitirá que seus hormônios estejam tão desequilibrados a ponto de você não aguentar ficar sem pecar. Já parou para pensar nisso? Repito: Deus é fiel. Ele não permitirá que os seus hormônios se desequilibrem a ponto de deixá-la entregue a eles. Este versículo me dá subsídio para afirmar isto. Deus pode fazê-la suportar o mau-humor e a gula que vem na TPM, e Ele lhe dá escapes para isso. Hipotireoidismo, hipertireoidismo, etc, são outra história. São patologias. Mas, para estes, Deus também é fiel, também tem um escape. (só não vou entrar no assunto, senão vou longe… foco na TPM, que é uma alteração hormonal comum às mulheres)

Outra verdade: a TPM tem o “P” para ajudar-nos a localizá-la no tempo. Ou seja, você sabe quase sempre, quando ela vem.  Então, prepare-se para ela. Isso é prudência, diz o autor do provérbio. Seja prudente, saiba reconhecer quando ela vem, quais os sintomas que ela traz, e arme-se para glorificar a Deus e servir aos outros em meio a eles. Isso requer preparo!! Como quase tudo na vida espiritual. Requer disciplina e uma escolha consciente de atentar para os sintomas, reconhecê-los e, então armar-se contra eles. Falaremos mais sobre isso nos próximos posts.

Para hoje, gostaria de encorajá-la no sentido de que os seus hormônios também estão debaixo do controle soberano de Deus, e que Ele pode ajudá-la a enfrentar este período glorificando e servindo, que é o propósito divino para TODOS os dias da nossa vida. E quero também desafiá-la a preparar-se para a TPM, de forma que no final das contas, seja você, em Cristo, a vencedora… não ela!

Um grande abraço e até sexta-feira!

 

Referência:

Smeltzer SC; Bare BG. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 9ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002. vol 2. p 1153-4.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Vania permalink
    junho 16, 2010 2:55 pm

    Show!!! Nunca tinha analisado esse versículo para este tema… E apesar de não sofrer horrores com essa tal TPM, sempre tem um diazinho ou outro que fecho a cara pro maridão, sem que nem porque… Bom lembrar que nisso… Deus também é fiel!!!

    Valeu pela lição hein!
    Saudades!

    • junho 19, 2010 12:24 am

      Boa, mamãe do ano! De fato é um mal que todas nós sofremos em algum grau, vale a pena lembrar sempre que temos controle sobre ela, se assim o quisermos!
      Saudades também!
      Um beijão,
      Naná

Trackbacks

  1. Escapes… parte 01 « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: