Skip to content

A pergunta que não quer calar

junho 19, 2010

Sexta-feira, dia de divertir e relaxar, permaneço no clima de copa do mundo… afinal, dia 20 tem mais! Mas hoje, tenho uma pergunta.

Toda Copa é a mesma coisa. Amigos de ambos os sexos reúnem-se animados para assitir o jogo, levam comes, levam bebes, levam apitos  (esse ano, vuvuzelas) e lançam-se ao sofá, ao chão, onde couber, e assistem apreensivos a bola rolando em campo.

De repente, no meio da partida, geralmente um contra-ataque, o tiozinho que fica no canto da quadra em postura solene, como se estivesse na fila do colégio antes de hastear a bandeira e cantar o hino, levanta uma bandeirinha e automaticamente todos os que estão em campo param de correr, com os braços levantados em pose de “oh não”. E os técnicos ficam bravos e xingam o tiozinho.

Na mesma hora, as mentes masculinas que assistem o jogo se voltam para a tal paralisação. Foi legal ou não? Segundos depois, os comentaristas da televisão mostram as imagens em câmera lenta. Tem tira-teima. Tem desenho no quadro, tem de tudo para que se possa conseguir responder a pergunta que não quer calar: mas afinal, foi ou não foi impedimento?

Geralmente é nessa hora que eu, em minha assumida ignorância, paro de falar, ou disfarço e vou servir bebidas, chá, sorvete, doritos… eu não sei o que é impedimento. Toda vez que pergunto a alguém, as pessoas inventam umas linhas para me explicar, mas eu não vejo linhas no campo. Por isso, pergunto ao público feminino aqui presente: você sabe o que é impedimento? Aguardo sua resposta.

Uma vez alguém me disse que era algo do tipo “guardar caixão”, que o juiz proibia para o gol não ficar fácil demais. Achei sensato. Mas a maioria das pessoas vem com a explicação das linhas… MAS ONDE ESTÃO ESSAS LINHAS? EU NUNCA VEJO AS LINHAS!!! Portanto, não me venha você também com a explicação das linhas. Quero algo concreto. Estou lançando o desafio: explique o que é impedimento sem usar a palavra LINHA. Porque, vamos ser honestas, não tem linha no campo e o tiozinho não traça linha nenhuma em meio segundo pra poder levantar a bandeirinha. Então, por favor, me diga algo no qual eu possa efetivamente me basear para, nos próximos jogos, eu poder levantar e falar HEI! TÁ IMPEDIDO!!! E ser ouvida. Se você é masculino e acha que pode nos ajudar também, sem usar linha nenhuma, seja bem-vindo. Mate a minha agonia, que acredito que seja a mesma de muitas outras mulheres por aí.

Bom, o pessoal tem gostado, então vou manter o Boletim Copa do Mundo para Mulheres:

Tá tudo muito estranho nessa Copa. Ninguém poderia imaginar que os poderosos espanhóis, um dos favoritos, perderiam do país que, quando teve seu nome visto na tabela da Copa, arrancou vários comentários do tipo: Como assim os Toblerones na Copa?? Sim, pois é… a Espanha perdeu da Suíça. De fato, tem zebra na África!

Fora isso, estou supersatisfeita. Agradeço o apoio na campanha da Grécia, pois eles marcaram dois golzinhos contra a Nigéria. Podem ir para casa sossegados, missão cumprida! Quanto à Argentina, tenho sérias preocupações. Estão jogando melhor do que eu – e todo o Brasil – gostaria. Isso não é bom.

Hoje foi uma festa de zebras. A Alemanha toda poderosa, toda elogiada, toda favorita, perdeu da Sérvia. Quem são os sérvios, céus? Não estou desmerecendo o país, mas sim a tradição do país no futebol. Para completar a zebrada, o país americano empatou com a Eslovênia e a Inglaterra ficou no zero a zero com a Argélia. Tudo muito estranho.

No mais, vai por mim, não tem nada legal acontecendo na Copa. O grande assunto do momento ainda é o casaco que o Dunga usou no jogo contra a Coreia que, convenhamos, parecia que ele tinha comprado no bazar da Sociedade Feminina Missionária. Nada contra o bazar, mas veja… enfim… você entendeu. O pobre do Dunga foi tão criticado quanto à escolha do modelito que teve que twittar que o casaco foi desenhado por Alexandre Hercovitch, renomado estilista brasileiro. Certeza que ele twittou isso para dar uma acalmada, mas nem assim… comentários do tipo casaco da vovó e uniforme de porteiro de hotel continuam perseguindo o técnico. Estou ansiosa para ver o modelito dele no domingo, do jeito que ele é durão, é capaz que vá com a mesma roupa… afinal, para os homens isso não é problema!

Aguentem firme no domingo, meu voto é um jogo difícil, com vitória brasileira por um suado e sofrido 1 x 0. E que venha Portugal!

Beijos e um excelente final de semana, por favor me ajude na questão do impedimento!

Naná…

13 Comentários leave one →
  1. Digo permalink
    junho 19, 2010 12:22 am

    Achei o máximo Naná parabéns!!! Abs de todos aqui de Atibaia. Digo, Deni, Giulia e Laura.

    • junho 19, 2010 12:41 am

      Família Marin!!! Legal vocês por aqui. Obrigada pelo incentivo, mas Diguinho…. ME AJUDA! O QUE É IMPEDIMENTO?? hehehehe
      Abraços,
      Naná..

  2. Patricia permalink
    junho 19, 2010 1:33 am

    Oi Naná, tá de bloguera desportiva agora?! Fantástico.
    Bom, eu sei o que é impedimento, não sei se sou capaz de explicar sem falar em linha…vou tentar formular e volto!
    beijos, saudações ao povo de Buraquinho Beach!
    Pati

    • junho 19, 2010 1:52 am

      hehehe… mas você consegue visualizar a linha??????????? não creio!!!!
      beijos… a barraca dos sete anões envia saudações 🙂

      • Patricia permalink
        dezembro 23, 2010 4:12 pm

        ah, eu nunca voltei pra responder…que feio. Mas já perdemos a Copa e você já sabe o que é impedimento, sem precisar sair da sala no momento do lance polêmico! E sim, eu visualizo a linha!!! rs, rs

  3. Midi permalink
    junho 20, 2010 3:00 am

    Oi naná!!!
    Muito massa mesmo!! Me acabei de rir!!!
    Bom… eu sei o que é impedimento… vou tentar explicar…
    A questão é a seguinte, quando um time vai para fazer o gol, o jogador que vai receber o passe não pode estar a frente dos jogadores do time adversário, é realmente como se ele estivesse “guardando caixão”, já que não teria nenhum jogador a frente dele para impedi-lo de marcar o gol! Então toda vez que um time vai dar um passe a gol, tem que ter pelo menos um jogador do time contrario, além do goleiro, na frente dele! Bom…. é isso!! espero que tenha esclarecido alguma coisa pra você! Se não, é só falar que eu tento de novo!!!
    Grande abraço!!! Saudades!!!
    Bjaooooo

    • junho 21, 2010 12:39 am

      Midi!!!!!!!!!!!!!!!!
      Você é um anjo. Obrigada pela explicação. Deu super certo. Impressionei todo mundo colocando meus conhecimentos em prática!
      Seu nome será honrado no próximo post. heheheh
      beijooooo!

  4. Fernanda permalink
    junho 20, 2010 2:54 pm

    Oi Nana!!!!
    Muiiiiitoooo legal!!!! E que coragem de assumir que nao sabe o que eh impedimento!!!! Eu tambem nao sabia, alias nem o Dan sabia!!!! ;o) Agora ja sei… Aprendi aqui no seu blog com um dos comentarios!!!! Acho que hoje a noite vou tentar colocar em pratica e ver se tem gente guardando caixao!!!! Super beijo pra voce!!!! E, bom jogo pra todos os brasileiros. Acho que vai ser 1×0 tambem.
    xx

    • junho 21, 2010 12:40 am

      hahahaha…. boa, Fernanda! Agora é hora de impressionarmos com nossos novos conhecimentos.
      beijos

  5. Patty permalink
    junho 21, 2010 3:00 pm

    Oi Naná, tudo bem?
    Então, eu ia explicar a questão do impedimento exatamente como a Midi explicou, achei que foi ótima a explicação dela!!!
    Bons jogos pra vc…hum…comprei uma camisetinha do HEXA pro Pedrinho!!!!! Se depender de mim ele nem fica sabendo que é americano….kkkk
    bjos

    • junho 22, 2010 3:49 pm

      patty, eu tb adorei a explicação dela, e impressionei o pessoal aqui! tô me achando agora hahahahah

      beijos!

  6. Ana Paula permalink
    junho 22, 2010 12:54 am

    Naná,

    Conversei com o Ricardo que também entende muito de futebol e a melhor descrição para o impedimento é: Jogador ansioso que corre para receber uma bola que ainda não chegou, posicionando-se além do último jogador adversário no momento do lançamento. Achei muito esclarecedor… acho que prefiro a explicação da linha…

    bjs,

    Ana

    • junho 22, 2010 3:50 pm

      Ana,

      Essa resposta é a CARA do seu marido!!! Eu e o Luiz conseguimos inclusive visualizar o Ricardo falando isso! hehehehe

      beijos e nos vemos em breve! oba!

Deixe um comentário

