Skip to content

Escapes… parte 01

junho 22, 2010

Olá! Estudando a TPM, no post “Lá vem ela!”, vimos duas verdades essenciais que devem nortear nossos pensamentos e atitudes diante dela.  Vimos que ela é NORMAL,  e que devemos nos preparar para ela. Agora quero explorar isso um pouco mais.

Mulheres do mundo todo atravessam esse período de revolução hormonal, e passam pelas mesmas vontades (de comer tudo e de esganar o mundo todo ao mesmo tempo). Não somos as primeiras, nem seremos as últimas. Não sei quanto a você, mas logo de saída, essa verdade me conforta. E vem confirmada pelo versículo:

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel: Ele não permitirá que sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (I Coríntios 10:13 – grifo meu)

Deus permite que essas alterações hormonais nos aflijam mensalmente e, em sua fidelidade, nos garante toda a graça necessária para que possamos enfrentá-las. Esta é a promessa do versículo anterior! Deus não nos abandona simplesmente em meio ao turbilhão e fica olhando, esperando nosas reações. Não não. Ele, em Sua infinita graça, nos dá  formas de escape para que possamos nos regozijar nEle (mesmo quando isso é a última coisa que queremos fazer) e, também, servir aos outros (que geralmente também é a última coisa que queremos fazer nesses dias!!).

ESCAPE #1 – Você controla os seus sentimentos… não o contrário. 

Se eu me sinto irritada, eu ajo com grosseria. Se me sinto com vontade de devorar o mundo,  abro a geladeira e como o que estiver por lá. Se me sinto deprimida, eu me lanço no sofá e choro assistindo até propaganda de celular. Se estou com medo, volto pra cama e me recuso a sair de casa.

O que é isso? Determinismo?  Inevitável? Não. Isso é Escolha. Em todos os casos acima, você escolheu ser controlada pelo que sentia. O primeiro escape que Deus lhe proporciona é a certeza de que o contrário é possível. Controle os seus sentimentos, não seja controlada por eles! E isso a livrará da tentação de cair em pecado.

D. Martyn Lloyd-Jones, um grande autor cristão, escreve em seu livro chamado “Depressão Espiritual”:

“Evite o erro de se concentrar demais em seus sentimentos… acima de tudo, evite o terrível equívoco de torná-los centrais em sua vida. Se você colocá-los no centro,  procurará sempre a “felicidade”, o “sentir-se bem”e, com isso, você estará fadado a ser infeliz, pois não estará seguindo a ordem que Deus lhe deu (…). Em última instância, o que temos na Bíblia é a Verdade; não é um estímulo emocional, não é algo dado a nós para nos proporcionar uma experiência passageira de alegria. É, acima de tudo, a Verdade, e esta Verdade é endereçada à mente, o presente supremo de Deus ao homem; e é à medida em que apreendemos e nos submetemos à verdade, que os sentimentos farão o mesmo.”

Ou seja, racionalmente decidimos, e os sentimentos seguem. Logicamente, não é tão simples e fácil assim. No começo, é difícil, pois os sentimentos tendem a “empacar”, a não querer seguir na direção que determinamos. Mas, com o tempo, conforme vamos colocando a Verdade no centro de nossas vidas, nossos sentimentos certamente andarão no trilho certo. E que Verdade é essa? Volto para o Dr Lloyd-Jones:

“Ponha no centro de sua vida apenas aquEle que tem o direito de estar lá: o Senhor da Glória, que lhe amou tanto  que foi à cruz e pagou o preço e sofreu a vergonha dos seus pecados e morreu por você. Busque- O, busque Sua face, e tudo o que vem dEle.”

 Apenas a verdade do Evangelho é mais poderosa do que nossas flutuantes e voláteis emoções. Por isso, não importa o quanto seus hormônios estão nervosos ou ativos hoje, ponha no centro de sua vida o único que tem o direito de estar lá: nosso Salvador! 

… e peça para seus sentimentos se acalmarem.

 Continuaremos estudando mais escapes nos próximos posts!

 

 

Bom, agora… Boletim Copa do Mundo para Mulheres!!!!!

Sim, estou feliz. Felicíssima por ter errado feio.  3×1 foi bem mais do que eu esperava! O Brasil melhorou! Jogadas bonitas, ritmo de jogo.. heheh… Já o Dunga… acertou no casaco, mas camisa laranja com camiseta verde?? Tudo bem. Licença técnica. Quanto aos xingamentos e palavrões, é uma pena… não adianta botar a culpa nos jornalistas, o Dunga anda de fato muito estressadinho. Mas enfim, foi um bom jogo, de fato foi.

Agora, falemos do juiz francês. Que coisa mais feia. O Elano teve a perna amputada em campo e não aconteceu nada com o costo-marfinense (quem nasce na Costa do Marfim é o que, além de violento??). O Kaká, finalmente chega na Copa, faz dois lances que geram dois golaços, não faz nada de violento, foge de duas ameaças de morte e é expulso!! Um absurdo. Foi um absurdo. Sei que você, como eu e toda a população brasileira, se revoltou. Justo quem!!!!!! O ser mais pacífico do mundo futebolístico. Vai entender… só podia ser um juiz francês mesmo! Mas estou feliz, pois enquanto escrevo, acompanho a África do Sul goleando a França. Eu quero mesmo que a França vá embora para casa logo de cara. Nada contra o país, mas eles não mereciam estar nessa Copa.

(Não comentarei o gol manual do Luis Fabiano… vamos deixar passar… foi para a filha dele…. hehehehe)

Fora isso, vai por mim, não tem mais nada muito legal acontecendo na Copa.  Camarões tá fora, a Itália empatou com a pior seleção da Copa (queria saber quem deu esse título para a pobre da Nova Zelândia, tá jogando melhor que muito sanduíche do Mac!). O grande medo do momento é Portugal, que deu uma goleada inexplicável na Coreia do Norte, por quem tivemos tanta dificuldade de passar… e a grande emoção do momento é que agora, ha…. agora eu sei o que é impedimento! Devo minha nobre gratidão à Midi, uma fofa, que investiu seu tempo precioso em auxílio a uma blogueira desesperançosa. Não apenas sei o que é impedimento, como também tive a oportunidade de explicá-lo no jogo diante de 25 pessoas, metade delas do sexo masculino. Todo mundo riu, mas ninguém me corrigiu! E desta vez não fui servir doritos pra ninguém, fiquei firme e forte comentando os passes e tocando minha bate-palminha. Hehe…Valeu, Midi! Te devo uma. FIM!

 

4 Comentários leave one →
  1. Fernanda permalink
    junho 22, 2010 3:34 pm

    Oi Nana!!!
    Obrigada por este post! Alias, por todos!!! Adoro seu estilo e vibro cada vez que leio por ver como Deus tem trabalhado na sua vida e ver como tem te usado para encorajar tantas outras mulheres!!!! Outro dia estava lembrando de voce e a Camila brincando la em casa… rsrsrs… pode deixar que nao vou dar uma de tia que a gente nao ve a muito tempo e qdo ve a primeira coisa que falam eh: minha nossa: como voce cresceu! rsrsrs ;o) (entende, ne?!) Mas, eu fico mesmo muito feliz por ver voce e toda a sua familia tao firmes, tao fieis servindo ao nosso Soberano Deus. Toda honra e gloria a ELE! Ate a proxima e bom feriado! xx

  2. Sonia Maria Rente Gonçalves permalink
    junho 22, 2010 5:38 pm

    Olá Naná,

    Muito boa a escolha desse autor,que se estivesse vivo teria mais de cem anos e foi um pregador muito importante no sec XX.
    Tem um livro muito bom dele -Sincero mas Errado , eu li quando fiz a materia de Ética no CTL a lista de livros dele é muito grande
    Gostei de sua abordagem direta sobre DECISÃO
    O erro não está em ser tentada a pecar e sim em Decidir pecar
    Quanto mais lemos e estudamos a Palavra , temos mais fundamentos para usar nossa mente e decidir não pecar.
    Aprendi com o Pr. Jayro Caceres sobre Integridade
    (não a definição de integridade do dicionario)
    Integridade não é ausencia total de erros e sim:
    Um homem (mulher) integro aos olhos de Deus é aquele que decide diariamente alinhar seus pensamentos ,palavras e atitudes ao PADRÃO de DEUS

    Um abraço carinhoso

    Até mais

  3. Artur Borges permalink
    junho 29, 2010 11:05 pm

    Naná

    Minha querida desejo que o Senhor a abençoe muitíssimo. Não tenho dúvidas de que “esta blogueira” tem abençoado a muitos com os seus escritos.
    Te admiro e louvo a Deus por sua vida.

    BJs

    Em Cristo

    Dea Borges

Trackbacks

  1. Tweets that mention Escapes… parte 01 « Blog Coisa Nossa -- Topsy.com

Deixe um comentário

