Skip to content

Escapes: prepare-se para a guerra!

julho 14, 2010

Quando o assunto é TPM, uma coisa é certa: como já vimos, o próprio nome já nos avisa mais ou menos em que época ela vem, ou seja… “pré”… “menstruação”. Isto é bom, pois o fato de podermos antecipá-la nos dá grandes chances de conseguirmos nos equipar para ela… PREPARE-SE!

Relembrando o versículo em Provérbios,

“A (mulher) prudente percebe o perigo e busca refúgio; a inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” (Provérbios 22:3 – grifo meu)”

No primeiro escape, vimos que devemos ter em mente que nossos sentimentos não devem nos controlar. Isto não é fácil! Afinal, os sintomas são reais. A gente sente dor no corpo todo, a gente incha, a gente fica mais cansada… não é coisa da nossa cabeça!!!! Os sintomas existem, existem mesmo, e dele vem os sentimentos… e são eles o grande perigo. Precisamos reconhecer que estes sintomas físicos desencadeiam sentimentos em nós que nos levam a uma grande, enorme tentação para cair em pecado. Por isso é tão importante vigiar!

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” ( Marcos 14:38)

Embora os sintomas existam, a irritação seja real e a vontade de se lançar ao sofá e aos chocolates existam grandemente, isto não significa que temos que pecar! Como vimos, isto é questão de escolha. Logicamente, tal escolha não conseguimos fazer sozinhas. Pela fé em Cristo Jesus,  nós temos o poder de resistir à tentação. Considere os seguintes versículos:

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça”(Romanos 6:14).

“Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.”  (2 Pedro 1: 3 – grifo meu)

Considero isso fantástico! A mulher cristã tem o poder de sair da condição de vítima da TPM, para a condição de vitoriosa sobre ela.

Lendo uma série sobre TPM, Menopausa e Depressão Pós-parto daquele blog americano que eu gosto muito e já comentei aqui com vocês, as autoras citaram uma frase da Elisabeth Elliot que achei muito interessante dentro deste contexto:

 “As escolhas serão continuamente necessárias em nossas vidas e – não podemos nos esquecer – possíveis também. Obedecer a Deus é sempre possível. É um erro fatal cair no engano de que quando os sentimentos estão à flor da pele, não podemos fazer nada a respeito a não ser agir de acordo com eles.”

 Não devemos cair na armadilha que o mundo oferece, acreditando que não temos esperança e que não podemos dominar nossos sentimentos! Ao invés disso, devemos escolher obedecer a Deus.

“Experimente,” a autora continua. “ Quando diante de uma poderosa tentação para pecar, existe a renúncia, – EU NÃO FAREI ISSO! –  isto é seguido de um repentino quebrantamento do nosso eu, e a luz que vem da obediência a Deus nos fará cantar pela alegria e verdadeira liberdade que exercemos.”

Quanta esperança para nós, mulheres cristãs, que tantas vezes nos SENTIMOS (pois não somos mais!) presas ao pecado! Quando escolhemos dizer, “Eu não farei isso” ao pecado, experimentaremos (talvez não instantaneamente,mas eventualmente!) liberdade, e a verdadeira alegria por termos feito aquilo para o qual fomos criadas: agradar a Deus. 

Portanto, quando nos depararmos novamente com aquele turbilhão hormonal, que traz consigo zilhões de sintomas que nos fazem beirar o desespero, devemos nos preparar para dizer não aos nossos sentimentos e escolher obedecer.

Para terminar por hoje, pense nisso: se Deus não achasse que isso fosse possível, Ele não nos permitiria passar pela TPM, porque vemos na Bíblia que:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos homens. E Ele é fiel: não permitirá que sejam tentados além do que possam suportar. ” ( 1 Cor 10:13a – grifo meu)

Ou seja: toda vez que caímos nos enganos da TPM e justificamos pelos nossos hormônios, dizendo que não tivemos escolha…. estamos chamando Deus de mentiroso e infiel. E aí, o motivo pelo qual este assunto é tão importante de ser discutido pela mulher cristã, torna-se evidente!! Isto é espiritual. E para isto, a Bíblia tem solução.

Nos próximos posts, veremos algumas formas através das quais podemos nos preparar para ela…

Até lá!

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Neia permalink
    julho 15, 2010 5:29 pm

    Acho que pior que a TPM, é menopausa !!!! Que Deus tenha compaixão de nós mulheres !!!!
    Os calores são de perder a cabeça !!!!! heheheh

    • julho 15, 2010 8:04 pm

      Socorro! Só não vou falar sobre ela porque não tenho experiência… heheheh

  2. Karina permalink
    julho 15, 2010 5:40 pm

    Que bom que voltou!!!!
    Estava com saudades.
    Beijos

    • julho 15, 2010 8:05 pm

      Karina, obrigada pelo constante incentivo aqui no blog!
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: