Skip to content

Escondidinho de atum

julho 23, 2010

Quando eu era pequena, adorava cozinhar. Lembro como se fosse ontem da primeira vez que eu fiz gelatina. E pipoca. E um bolo de chocolate. Gostava bastante mesmo, e aí criei na minha cabeça que seria cozinheira de profissão. Abriria uma padaria, que já tinha até nome: “Naná Pães e Doces”. Depois de alguns anos, passou a vontade. Achei que seria mais interessante manter a culinária como hobby e não como meio de vida. Sem contar que, seja sincera, o que te vem à mente quando você pensa numa Naná Pães? Exato, uma Naná…zona. Bem zona mesmo, dessas que nem enxerga o pé. Aí achei melhor não.

No entanto, continuo gostando de cozinhar, e vez por outra me aventuro por aí. Tenho um monte de livro de receitas e, como se não bastasse, também compro bastante revista de receita. E fuço a internet. E também  – confesso – escolho marca de guardanapo a partir da receita que ele traz no rótulo.  E é aí que vem o meu problema. Meu marido sempre comenta, com tanto livro de receita que eu tenho na estante, como é que eu apareço com um prato no jantar que foi feito com a receita do saquinho de guardanapo????

Pois é. Mas eu faço isso mesmo. Você não? E, através disso, já descobri boas pérolas. Outro dia fiz um suflê de cenoura a partir da receita do saquinho da sopa creme de cebola, ficou bacana e meu marido voltou a comer cenoura. Fiz o primeiro pavê da minha vida a partir do rótulo do saquinho de bolacha champanhe de marca totalmente desconhecida, que veio na nossa primeira cesta de natal de casados.  Já entrei em muita roubada também. Outro dia comprei um pacote de aveia com uma receita de docinho de amendoim com aveia. A foto era linda! Puxa, pensei, que beleza, um doce saudável e que ainda vai cuidar do colesterol do meu marido. Pois é. O doce era horroroso. Muito ruim mesmo. Nem eu, doçólatra, dei conta.

Enfim. Tudo isso pra contar que essa semana eu comprei uma revista dessas que, só de comprar a gente já emagrece, e tinha um monte de receita legal. Várias delas, convenhamos, são daquelas que a gente acha o máximo mas não são viáveis de fazer em casa. Tinha lá uma receita de frango shitake, fui toda empolgada, mas nos ingredientes dei de cara com uma “pitada de citronela comestível”. Que horror! Achei que só os pernilongos comessem citronela (e morressem logo em seguida, inclusive). Nem sei onde vende. Fora que não deve vender citronela em “pitada”. Aí, lá vai o armário encher de tempero que a gente compra 100g e usa uma pitada na vida e outra na morte (do inseto, nesse caso).

Bom, mas tinha uma lá que me chamou  a atenção: Escondidinho de atum. Gostei do nome, porque gosto de escondidinho, quando o que tá escondido não me dá alergia. A receita, é tão simples, mas tão simples, que logo me empolguei e resolvi tirar o atum da rotina que ele tem aqui em casa : a de virar patê. Além disso, para dar um charminho para o jantar, resolvi colocar o escondidinho em umas mini-panelinhas que eu ganhei da minha sogra querida e que até agora (xiiii ela vai ler isso aqui!!) eu ainda não tinha usado!!! O resultado foi tão simpático que resolvi compartilhar a receita com vocês.

Prometo, não importa o seu grau de instrução na cozinha, desse prato aqui você dá conta!

 

ESCONDIDINHO DE ATUM

Ingredientes

  • 1 lata de atum light (aquele que vem com água, não aquele óleo horroroso)
  • 3 colheres de sopa de requeijão light
  • Queijo mussarela a gosto
  • Queijo parmesão a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Misture o atum com o requeijão, coloque em uma travessa (ou nas charmosas mini-panelinhas). Cubra com o queijo mussarela ralado. Salpique queijo parmesão e pimenta do reino por cima e leve para gratinar em forno médio por aproximadamente 15 minutos.

Pronto! Rende 2 porções, tem poucas calorias, um montão de ômega-3, é super saudável e demora 15 minutos e 20 segundos para fazer, já incluindo o tempo de forno. Quer coisa melhor???

Bom, achei que isso pudesse de alguma forma ser útil para o seu conhecimento numa sexta-feira, dia no qual a imaginação para o cardápio semanal já se foi, e a falta de criatividade aliada à exaustão nos fazem com tanta frequência abrir a geladeira e gritar: PIZZA!!

Beijos a todas e um excelente final de semana!

Naná…

10 Comentários leave one →
  1. Juliana permalink
    julho 23, 2010 5:37 pm

    obrigada Naná!!

    e bom final de semana!!!

    Ju

  2. Neia permalink
    julho 23, 2010 5:53 pm

    Gostei da receita, vou fazer !!!! Quanto as panelinhas…., só o fato de vc lembrar quem deu já é um presente !!!! Sinal que gostou !!!! hehehhe. Me aguarde, ainda vou querer comer soufle nelas !!!! Bjs que Deus abençoe vcs. Hoje vou numa vigilha de orações. Vou orar por vcs.

    • julho 27, 2010 3:01 pm

      caramba, soufle??? vou ter que estudar muito pra isso! hehehe
      fiz um curso de soufle em sp, mas só fiz no curso… vou desenterrar meus conhecimentos!
      beijos

  3. Ana Cristina permalink
    julho 23, 2010 9:00 pm

    Deu água na boca!

  4. Olivia permalink
    julho 27, 2010 1:42 pm

    Adorei… não tinha conseguido ler até hoje… vou ao supermercado hoje e já vou providenciar as coisas e fazer essa semana! Valeu Naná! Beijos meus e da Sarinha 🙂

    • julho 27, 2010 3:03 pm

      Olivia!
      Vai fundo, depois me conta o resultado!! Ah, um aviso: os homens acham pouco comer o escondidinho sem nada! Então é bom servir com um arrozinho ou uma saladinha… hehehehe
      beijos pros 3

  5. Anansa permalink
    julho 27, 2010 2:52 pm

    Nossa, quanto tempo não passava por aqui, estava sentindo falta. Agora que estou enjoando com tudo estou amando receitas novas pra mudar o paladar! Vou com certeza fazer essa. Bjus.

    • julho 27, 2010 3:04 pm

      Anansa, que saudade de você! Nem te vi de barriguinha ainda!!!! Fiquei mto feliz por vc.
      Acho que o escondidinho pode criar novos horizontes para o seu paladar de grávida! beijos!

  6. Gilda permalink
    dezembro 14, 2010 2:39 pm

    adorei a receita… onde compro as minipanelinhas?
    o brigada
    beijo
    Gilda

    • dezembro 16, 2010 4:28 pm

      Oi Gilda!!

      As minipanelinhas eu ganhei, mas já vi para vender na Raul’s (SP- Shopping Iguatemi), e em várias outras lojas que vendem produtos da Le Creuset, principalmente lojas de presente!

      Espero que vc encontre!

      Beijos

Deixe um comentário

