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Cardápio anti-TPM

agosto 2, 2010

Semana passada, comprei uma revista que trazia na capa a manchete: EQUILIBRE SEUS HORMÔNIOS COM ALIMENTAÇÃO, e depois escrito embaixo: cardápios especiais contra TPM, sintomas da menopausa e da andropausa, acne da puberdade, desconfortos da gravidez….

Comprei na hora. Como venho dizendo, muito da TPM está no nosso coração, mas outro tanto é causado pelos hormônios em nosso corpo. Portanto, uma boa forma de amenizá-la é cuidar do que se come não só neste período, mas durante todo o mês!

Segue abaixo as dicas que eu encontrei:

INCLUA NA DIETA:

Alimentos ricos em cálcio. “O consumo do nutriente ajuda a reduzir em até 54% o inchaço e as variações de humor”, garante a professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Jocelem Salgado. Para tirar proveito, é preciso ingerir três copos de leite por dia. Já os carboidratos complexos, como os cereais integrais (uma porção por dia), auxiliam na diminuição da ansiedade e da tensão. Repor a vitamina B6 é outra boa estratégia. Ela está presente nas carnes, nozes, banana e batata. Duas bananas médias já oferecem a quantidade necessária de B6 que precisamos adquirir diariamente.

RISQUE DO CARDÁPIO

A cafeína, encontrada não apenas no café, mas também em chocolates, refrigerantes e até em alguns medicamentos. “Associada à mudança hormonal típica da fase, a cafeína agrava a instabilidade emocional”, explica Jocelem. O álcool é outro vilão, pois pode provocar dores de cabeça. Da mesma forma, o sal precisa ser drasticamente reduzido. “O ingrediente corrobora com a tendência natural do organismo de reter mais líquidos”, alerta Jocelem. O excesso de açúcar é igualmente prejudicial. “Ao comermos mutios doces, o organismo diminui ainda mais os níveis de progesterona. Assim, agravamos os sintomas da TPM”, avisa a nutróloga Jane Corona.

Enfim… achei interessante. Não gostei muito não, afinal chocolate nunca é demais, mas… parece que faz sentido!

Uma boa semana para todas!

Naná…

Fonte: Revista Viva Saúde, Editora Escala. Número 87.

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5 Comentários leave one →
  1. Day Dumiense permalink
    agosto 3, 2010 2:08 pm

    Excelente dica!

  2. Ana Cristina permalink
    agosto 3, 2010 11:44 pm

    Gostei muito!!

  3. agosto 11, 2010 9:51 pm

    Tive que passar para conferir o cardápio, que aqui a situação é grave….rs
    Beijos

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