Skip to content

Por que você NÃO ora?

agosto 25, 2010

Terminei de ler aquele livro sobre oração, o “A woman’s call to prayer”. Puxa, que livro bom viu. Quantas lições aprendidas de uma maneira tão prática e clara!! Recomendo a leitura, recomendo mesmo. Muitas coisas me chamaram a atenção no livro, e a maioria delas eu fui compartilhando aos poucos aqui no blog com vocês. Hoje e nos próximos posts quero trazer resumidamente o conteúdo de uma parte do livro, que trata sobre os motivos pelos quais nós não oramos.

Já parou para pensar nisso? Vamos à igreja e aprendemos o quanto a oração é importante, nosso canal de comunicação com Deus, por meio da oração nós O louvamos, agradecemos, confessamos nossos pecados, e colocamos nossas súplicas e petições diante dEle… mas quando chega na hora da oração mesmo…..

Digo pela minha vida. Quantas coisas eu coloco na frente no meu dia, antes de orar, como se a oração fosse algo parecido com um botão de emergência, para só acionar em caso de pânico!!

À medida que fui lendo aqueles capítulos, me senti diminuindo de tamanho. Louvo a Deus pela sabedoria desta mulher, que de uma forma tão usada por Deus vasculhou o meu coração e revelou coisas que eu não queria admitir!!

Algumas das razões apresentadas:

  • Influência do mundo – vivemos em um mundo totalmente carnal, em que nada – NADA – nos encoraja a vivermos uma vida espiritual, pensando no que há acima do sol. O mundo nos chama a viver o “aqui e agora”. E a oração começa quando nos damos conta de que o que há de mais importante nesta vida está acima do sol!! Infelizmente, até dentro da igreja muitas vezes só nos damos conta disso na hora do aperto. Não se deixe enganar: sofremos mais influência deste mundo do que podemos imaginar… e talvez um dos motivos pelos quais você não ora é que você está tão focada no que é terreno que não tem tempo para pensar no espiritual. Mas, experimente pensar no que é espiritual primeiro… e você verá como se sentirá mais preparada para enfrentar tudo o que este mundo nos impõe como desafios no cotidiano.

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt. 26:41)

  • Muitas coisas para fazer – outro motivo pelo qual não oramos é porque não separamos um tempo para orar. Muitas vezes, jogamos a responsabilidade disso no acúmulo de tarefas – estamos muito ocupadas!! Como mulheres cristãs, devemos mesmo estar bastante ocupadas em nosso dia-a-dia, afinal se você ler a descrição da mulher exemplar de Provérbios 31, é só trabalho! hehe… então, o que devemos fazer? Lembrem-se sempre do exemplo clássico de Maria e Marta: é lógico que ambas amavam a Jesus, e que ambas estavam querendo fazer o melhor para Ele. Só que Maria sabia o que era mais importante, e Marta foi advertida quanto a isso quando foi reinvindicar todo o trabalho árduo que fazia enquanto Maria parou tudo e foi sentar-se aos pés de Jesus:

“Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:42)

  • Tolice – exatamente! Não oramos porque somos tolas. Procuramos preencher nossa mente com coisas triviais e fúteis e, quando isso acontece, logicamente não sobra lugar para a oração. E, à medida que não oramos, sobra espaço para todo e qualquer tipo de armadilha do inimigo, pois estamos vulneráveis aos seus ataques. Quanto mais vulneráveis ficamos, mais tolices absorvemos, e menos oramos. É um círculo vicioso! E o nome dele, por mais pesado que possa parecer, é esse mesmo – tolice. Pensamos e gastamos horas nos preocupando com nosso conforto, casa, alimentação, roupas, emprego… e deixamos para trás o mais importante. Gosto demais da citação de Jim Elliot, que aprendi na adolescência com meu então pastor: “Não é tolo aquele que dá o que não pode guardar, para ganhar o que não pode perder“. Acho que se encaixa perfeitamente aqui, pois fala mesmo de TOLICE. Não seja tola pensando em coisas que você não tem o menor controle, e coisas que nada acrescentam! Foque no que é real, no que é eterno, pois como a própria definição de eterno diz, tais coisas não se perdem. Comprometa-se a investir o seu tempo naquilo que REALMENTE importa:

“Busquem, pois, em primeiro lugar,  o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Ou seja… alguns dos motivos pelos quais não oramos tem a ver com nossas prioridades. Não priorizamos nosso relacionamento com Deus, porque estamos muito envolvidas nas questões deste mundo, muito ocupadas ou muito preocupadas!

Para mudar isso, separe um tempo e avalie o seu coração: Por quais valores você se deixa influenciar? Quais as suas prioridades? Você está ocupada demais para orar?? Outro dia li uma frase que gostei demais: “Hoje tenho tanta coisa para fazer que acho que vou ter que parar tudo e orar por duas horas”. Há! Como eu queria ter sido a autora sincera dessa frase. Mas não fui eu não. Quando a coisa apertava, orar era a primeira coisa que saía da minha lista – quando estava na lista. Fui tão impactada por essa frase! Acho que ela vai bem direto ao ponto: qual a sua prioridade?

Ore sobre isso… peça a Deus revele as suas prioridades e eventuais pontos relacionados a elas que possam de alguma forma impedir que você tenha uma vida de oração constante. Feito isso, confesse-as a Deus e busque a ajuda dEle mesmo para crescer mais e mais em intimidade com o Pai!

” Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28:13)

Este foi o primeiro de três posts sobre o assunto! Que Deus nos ajude a receber Suas verdades cada dia mais!

Beijos

Naná…

5 Comentários leave one →
  1. Fernanda permalink
    agosto 25, 2010 1:21 pm

    Oi Nana!
    Obrigada por compartilhar este post! Preciso mesmo orar mais e seu post veio na hora certa! Deus te abencoe e te de uma linda semana!
    Abracos.
    Fernanda

    • agosto 25, 2010 1:58 pm

      Valeu, Fernanda! Bom saber que ele foi encorajardor pra você, pois tem sido uma lição e tanto para mim!
      Beijos e boa semana pra vcs tb!

  2. Patty permalink
    agosto 25, 2010 2:37 pm

    Oi Naná, tudo bem?
    Que interessante, estou trabalhando o livro “A young woman’s call to prayer” com um grupo de adolescentes da minha igreja, mas elas não tem se mostrado muito interessadas, eu tô pensando em alguma maneira para deixar esse assunto mais prático e mais interessante pra elas…será que você tem alguma idéia???
    Ah…não canso de dizer que esse blog é uma benção na minha vida!!!!
    bjão

  3. Are permalink
    agosto 26, 2010 12:26 pm

    Naná, bom dia flor!

    Este post veio na hora certa. Preciso rever minhas prioridades…
    Muito obrigada querida. Continue se colocando como instrumento à disposição do nosso Deus.
    Tenha um dia lindo!
    Bj.

Trackbacks

  1. Por que você não ora? Parte 03 « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

