Skip to content

Por que você não ora? Parte 03

setembro 13, 2010

Voltei!

Depois de uns dias de recesso, viajando, descansando e sem acesso ao computador com tempo suficiente para postar, estou de volta com a última parte daqueles motivos pelos quais nós não oramos. Se você perdeu os dois primeiros posts, clique aqui para acessar o primeiro e aqui para o segundo!

Sem mais delongas, vamos aos três últimos motivos!

  • Falta de fé. Cantamos e dizemos que temos fé, mas quando chega na hora de orar… não acreditamos que a oração faça mesmo alguma diferença. Não temos fé que nossa oração possa realmente modificar o desfecho das coisas… e por isso, não oramos. Esquecemos que a Palavra de Deus nos diz que, se pedirmos de acordo com a vontade de Deus,

” … tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.”  (Mateus 21:22)

  • Orgulho. A oração é uma prática e um exercício interessante. Para orarmos, devemos partir do pressuposto que dependemos de Deus. Orar é humilhar-se diante de Deus e dizer a Ele o quanto precisamos e carecemos do cuidado, da direção dEle em nosso dia a dia. Quando deixamos de orar, estamos fazendo o oposto! Estamos dizendo que não precisamos de nada, que não temos problema, ou que não precisamos dEle para nada. Ou ainda, podemos dizer que temos problemas sim… mas que não é Ele quem pode nos ajudar a resolver. Por isso eu não peço, não oro! Minha falta de oração diz o seguinte: “Não preciso de você, posso tomar conta das minhas coisas sozinha, obrigada! Se eu precisar eu chamo”. Mas Deus nos diz:

” Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” ( 2 Crônicas 7:14).

É fato: oração e orgulho não conseguem habitar o mesmo coração ao mesmo tempo.

“O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmo 34:18).

  • Inexperiência. Eu não oro porque não sei orar… e aí, como eu não sei orar, eu não oro! É um círculo vicioso. Enquanto eu não me exercitar na oração, não saberei como orar. Como qualquer habilidade, precisamos aprender a orar. Se não tivéssemos que aprender, Jesus não teria ensinado em Mateus 6! E um dos discípulos não teria pedido:

“Senhor, ensina-nos a orar…” (Lucas 11:1a)

Portanto, para vencer a inexperiência, comece a orar. Do mesmo jeito que você aprendeu a escrever através da repetição infindável das letras na sua lousinha particular na escola primária (que hoje se chama ensino fundamental, inclusive), a oração se tornará mais fácil à medida que você orar, orar, orar e orar. Ore para aprender a orar!

 

Enfim… neste três posts quis apresentar para você nove motivos que podem explicar os motivos pelos quais você não ora o quanto gostaria, deveria ou precisaria. Tudo isso tem falado demais ao meu coração ultimamente, e tenho tentado e me esforçado a fazer da oração um hábito e uma prática constante na minha vida, pois reconheço o lugar essencial que ela ocupa em meu relacionamento com Deus. Oro para que Ele me ajude diariamente a aprender a orar, a saber orar conforma e Sua vontade, e a minha oração por você hoje também é esta: que Ele ensine você a orar, e a se lembrar constantemente do quanto dependemos dEle para tudo… acho que, se tão somente reconhecermos o quanto isso é verdade, a oração já terá um lugar de destaque em nosa vida!

Uma excelente semana para todas!

Naná…

 

PS: Os posts desta série foram baseados no livro de Elizabeth George, “A woman’s call to prayer“, Harvest House Publishers, 2004.

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Vera Moura permalink
    setembro 20, 2010 9:37 pm

    Esta ferramenta da oração, que Deus nos deu é um mistério ! Pois Ele em Sua soberania tem tudo sob o Seu controle e Sua vontade que é boa e perfeita não muda.
    Porém Ele mesmo nos manda que tornemos conhecido diante dEle as nossas petições, pela oração e pela súplica , com ações de graças. (Filp.4:6 ).
    É maravilho pensar na maneira que Ele providenciou abrindo o caminho para um relacionamento de Pai e filho , por meio de Seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo .
    Obrigada Naná por nos fazer pensar nestas verdades.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: