Skip to content

Amigo secreto

dezembro 8, 2010

Dezembro é o mês oficial dos amigos secretos. Pode inventar, pode querer fazer em agosto, na páscoa, em setembro, mas não tem jeito: amigo secreto que se preze acontece em dezembro. No máximo em novembro, nos eventos escolares.

Eu adoro amigo secreto. Como boa pessoa festeira que sou, todo amigo secreto é motivo para comemorar. Entro em praticamente todos em que sou convidada. Adoro a caixinha de bilhetinhos. Sou figura manjada neles, todo mundo já sabe que os 30 primeiros quase com certeza serão meus. Ultimamente, os amigos secretos da família são feitos pelo www.amigosecreto.com.br, um site que eu descobri há 4 anos atrás que faz o sorteio por você virtualmente, evitando os papeizinhos demodê e a frase clássica  que não raro é dita pelo último a tirar o papelzinho: “ah, eu me tirei!”… obrigando todo mundo a dobrar de novo e jogar dentro do saquinho.  É simples e prático, você recebe o nome do seu amigo por e-mail e pode trocar bilhetinhos anônimos pelo site. Recomendo!

Todo mundo que participa de amigos secretos  tem boas histórias para contar. Eu me lembro do meu primeiro amigo secreto da escola. Foi na segunda série do “ensino fundamental” (que não tinha esse nome na minha época) e o mané que me tirou, o Rodrigo, me deu um chinelo de pele de monstro, enquanto minhas amiguinhas ganhavam estojos perfumados da Hello Kitty, aqueles que você apertava um botão e surgia uma cola, uma borracha, uma tesoura…. Chorei.  Achei que nunca mais fosse querer participar de um na vida.

Mas as coisas mudam e logo na terceira série eu já estava lá sorteando meu papelzinho, empolgadona. Não lembro o que  ganhei. Mas sei que o trauma passou. Depois disso, acho que meu pé frio para amigos secretos melhorou. Não lembro de ter sido contemplada com mais nenhum presente roubada. Mas eles sempre estão por aí!!!

 Testemunhei em um amigo secreto da igreja uma menina dos jovens que ganhou FLORES!! Hahaha… essa acho que foi a pior que eu já vi. Diz a lenda que o cara que tirou a menina, um personagem à parte, na dúvida em relação ao que dar de presente, estava decidido a colocar uma nota de 20 reais num envelope e presentear a amiga secreta. O primo da menina ficou sabendo e, na tentativa de ajudar, levou o sujeito a uma floricultura. Ainda hoje não sei o que seria pior. Mas na maioria das vezes, acho que eu preferiria o envelopinho! Dava para comer na praça de alimentação, pelo menos.

Amigo secreto definitivamente também é um lugar para gafes de etiqueta. Sempre tem o amigo inconveniente que, na semana da revelação, avisa o pessoal que não vai poder comparecer. Em geral, esta pessoa encarrega alguém para receber o presente no lugar dela, mas dificilmente delega a este mesmo alguém a tarefa de entregar o seu presente. O resultado é um pobre coitado que nada tem a ver com a mudança de data da audição de flauta da filha do amigo, e que fica com a maior cara de tacho na hora, enquanto todos abrem e comentam os seus presentes, e ele finge que está tudo ok com o fato dele não ter presente nenhum em mãos, e tem quase certeza que só vai recebê-lo em fevereiro. Com sorte.

Enfim, amigo secreto é o seguinte, não importa o que aconteça, alguém sempre vai se dar muito bem e, para balancear as coisas, alguém também sofrerá o dano. É simplesmente assim que as coisas funcionam. Principalmente em amigos secretos de trabalho ou escola. Nos amigos secretos de família, a coisa já é um pouco mais equilibrada, embora seja universal o fato de que todos os filhos torcem para serem tirados pelos pais. Presente de pai ou de mãe é sempre mais caprichado, geralmente você se dá muito bem. Eu sou bicampeã nesta arte, minha mãe me tirou duas vezes e eu adorei.

Já a minha sobrinha de quatro anos pensa um pouco diferente. Ano passado, a minha cunhada tirou a própria filha e, para inveja da galera, a pequenina ganhou uma bicicleta linda, com cestinha, florzinha e tudo que uma primeira bicicleta tem direito. Uma bicicleta que certamente não se enquadrava no valor estabelecido para o presente. Só que ela, ao contrário de toda e qualquer expectativa, entrou em crise de choro quando viu o embrulho lindo, enorme, todo caprichado. Chorava sem parar. O motivo?? Ela queria um presente pequeno!!!! E aquele era muito grande. Vai entender… pelo menos durou pouco, e minutos depois ela já estava perambulando com a bicicletinha pela casa da vovó, para alívio de todos.

Com certeza, você também tem pérolas de amigo secreto para contar. Já deve ter ficado de mãos vazias.  Já deve ter dado o bolo em alguém. Deve ter recebido um chinelo de pele de monstro. Ou, pior, já deve até ter dado um, pode confessar. Porque amigo secreto é isso aí,  literalmente uma caixinha de surpresas. Entra ano e sai ano, a gente sempre promete não criar expectativas, ou não entrar em mais do que cinco ao mesmo tempo, mas acaba participando de todos porque sabe que, no fundo no fundo, o mais legal do evento nem é o presente vai…. mas a desculpa que alguém inventou para reunir todo mundo e ter bons momentos de diversão, que ficam na memória para sempre!

Aproveitem seus amigos secretos este ano! E, qualquer acontecimento hilário, por favor compartilhe aqui, tá bom??

Beijos!

Deixe um comentário

