Skip to content

Mudança

janeiro 6, 2011

Agora é definitivo: não moramos mais na Bahia. Segunda-feira fomos para lá pela última vez, para resolver as últimas pendências. Assinamos a venda do apartamento e entregamos as chaves aos (snif) novos proprietários. Comemos pastel de carne do sol e tomamos suco de graviola. Andamos na praia e jantamos no meu fast food baiano preferido com amigos queridos. Ontem às nove da manhã os demolidores da mudança estavam lá e, em apenas um dia de trabalho (com duas horas de almoço, diga-se de passagem),  desestruturaram toda a minha casinha, que demorei dois anos para deixar do meu jeitinho. Acabou! Tá tudo no caminhão. Deve chegar na casa nova em dez dias.

Você pode até achar engraçado, mas enquanto aqueles homens encaixotavam e embalavam tudo, um filme passava em minha mente com várias cenas diferentes. Eu via os caras fechando a porta do caminhão e pulando em cima das caixas das porcelanas, arremessando os eletrodomésticos pra lá e pra cá brincando de “bobinho”. Eu via o caminhão tombando na estrada e a carga toda descendo pelo penhasco. Via uma quadrilha de roubo de mudanças de casa rendendo o motorista e fugindo com meu sofá, meu banquinho (para quem não sabe, meu banquinho é praticamente meu bichinho de estimação) … enfim, eu vi muitas coisas antes de me lembrar de uma parte muito importante do versículo tema deste blog:

 

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro….. que seja isto que ocupe o vosso pensamento.”  (Fp. 4:8)

 

Puxa…. como eu preciso aprender a pensar no que é verdadeiro. Tenho certeza de que uma parcela imensa dos meus problemas, frios na barriga, chiliques e noites em claro seriam resolvidos se eu aprendesse de uma vez por todas essa lição. Sou muito tentada a pensar no que não é verdade, faço isso de mil e uma maneiras, sou extremamente criativa nessa área!! Mas a Bíblia já me adverte quanto a isso há tempos… naná, pense no que é verdadeiro.

Pensar no caminhão tombando ou nos caras da mudança jogando escravos de Jó com os meus cristais é pensar no que não é real. De maneira geral, a preocupação nada mais é do que pensar no que não é verdade!! Como o próprio nome dela diz, trata-se de uma PRÉ-ocupação, ou seja… eu me ocupando com algo que não aconteceu!! E outro dia algum estatístico maluco apareceu com a estimativa de que cerca de 95% das coisas com as quais nos preocupamos nunca chegam a acontecer. Que perda de tempo, hein? (a nossa, não a do estatístico)

Outro dia vi uma frase bem bonitinha num desenho animado: “O dia de ontem ficou pra história, e o amanhã é um mistério. O dia de hoje é uma dádiva, e por isso se chama PRESENTE”. Sei que viver no passado ou no futuro é viver no que não é verdade… e não é o que Deus quer de mim. Ele quer o meu foco no presente, porque é só no dia de hoje que posso fazer alguma coisa e viver para a Sua glória… durante todos os “hojes” que Deus me conceder.  É mesmo um presente!

Além disso, quando eu me preocupo, estou me ocupando com algo que só pertence a Deus: o futuro. Estou dizendo a Ele que no fundo no fundo, talvez eu não ache que Ele esteja tããão no controle assim… e isso é pecado, não é não? É falta de fé!!

Obrigada, Senhor, porque a Sua Palavra me exorta a não me ocupar com nada que não seja verdadeiro. Peço perdão porque sei que quando eu me preocupo, na verdade estou com medo de que o Senhor não saiba conduzir a minha vida. Ajuda-me a viver o hoje me ocupando com o hoje, vivendo para a Sua glória, e pensando naquilo que deve ser pensado. Obrigada porque é pela Sua graça que posso ter a confiança de que o Senhor pode me ajudar a viver a Sua Palavra, enquanto vai à frente cuidando do meu hoje, perdoando meu ontem e preparando meu amanhã!

6 Comentários leave one →
  1. Fernanda permalink
    janeiro 6, 2011 11:26 am

    Nana!!!! Nossa!!!! Voce nao sabe com foi bom ler o seu artigo aqui!!!! Gracas a Deus pela sua vida e claro, pela Biblia que nos mostra como devemos viver nossas vidas!!!! Vou me ocupar somente com este dia e desejar muito glorificar o nome do nosso Deus! Obrigada pelo posting!!!! E, que tudo corra muito bem com sua mudanca e quem sabe eu vou conhecer sua casa nova da proxima vez que formos ao Brasil!!! Um abraco e bom restinho de semana! Fe

  2. janeiro 6, 2011 12:10 pm

    Muito bom esse post! Agora só tem uma inconsistência: o fast food bahiano! Nem o McDonald’s é fast lá 😀

  3. janeiro 6, 2011 12:29 pm

    oi querida Naná, teus e-mails são sempre muito terapeuticos! com palavras que nos exortam a refletir sobre a vontade de Deus para nossa vida…
    obrigada querida, que Ele possa estar sempre te dando sabedoria no agir, no falar, e na direção do teu BLOG!!!
    um versículo que eu gosto muito:
    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória.
    Provérbios 21:31

    um Feliz 2011 pra você,
    com carinho, Mari

  4. Karina permalink
    janeiro 6, 2011 3:59 pm

    Oi.
    Ontem estava no plantão noturno quando abri meus e-mails de madrugada e tive a supresa de ter um novo post do blog.
    Como estava precisando ouvir que Deus está no controle da minha vida!!!
    Mais uma vez obrigada por abençoar a minha vida com as suas mensagens.
    Beijos.

  5. Neia permalink
    janeiro 6, 2011 4:07 pm

    Esse texto serviu pra mim como uma luva !! Bjs. Graças a Deus que fez uma boa viagem !!! Pena que não veio pra cá!!!

  6. Ju R. permalink
    janeiro 7, 2011 1:29 am

    Nossa Naná, começamos o ano bem demais!!! Esse texto que era exatamente o que meu coração estava e está precisando!!!
    Muito bom ter vc por perto!!! ( No mesmo estado pelo menos…rs.)
    Beijos

Deixe um comentário

