Skip to content

Descanso somente em Deus

março 16, 2011

Descansar… como é difícil descansar! Não no sentido mais habitual da palavra, aquele descanso no qual um cochilo no sofá ou uma boa noite de sono resolvem. É difícil descansar quando estamos esperando alguma coisa. Alguma resposta. Um exame acadêmico. Uma consulta médica. Uma prova. Um filho que não chegou em casa. Um parente querido que não sai do hospital. Uma resposta de emprego. A confirmação de um diagnóstico… e tantas outras coisas que tiram nosso sono.

Quando morei sozinha nos EUA, em 2001,  desde muito cedo percebi que dentre as muitas coisas que Deus queria mesmo me ensinar por lá, estava o verdadeiro sentido do “descanso”. Descansar em Deus, deixar nossas ansiedades e afobações de lado e confiar que Ele vai à frente e no controle de tudo. Eu estava lá, 18 para 19 anos, meu quarto pegou fogo logo que cheguei, não falava bem a língua como achava que falava só porque tirava 10 de inglês na escola, ficava doente toda hora, não estava com a mesma facilidade de fazer amigos que eu achava que tinha por aqui…. tudo isso e tantas outras coisas me jogavam de um lado pro outro me mantendo agitada, ansiosa, afobada… e bem longe de uma vida de descanso.

Um dia, em um dos cultos semanais do seminário, um pastor baixinho, mas bem baixinho mesmo, chamado Joe Schenke, pregou sobre um salmo que falou tão alto ao meu coração, mas tão alto, que ainda 10 anos depois eu recorro a ele em tempos de ansiedade. O Salmo 62 me faz lembrar de quem Deus é, e isso é tudo que precisamos para acalmar um coração ansioso! Espero que Deus use o Salmo 62 para falar ao seu coração ansioso da mesma forma como tem falado comigo, seja qual for a sua preocupação, ansiedade, medo ou angústia.

SALMO 62  (NVI)

A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Somente Ele é a rocha que me salva; Ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!

Até quando todos vocês atacarão um homem que está como um muro inclinado, como uma cerca prestes a cair?

Todo o propósito deles é derrubá-lo de sua posição elevada; eles se deliciam com mentiras. Com a boca abençoam, mas no íntimo amaldiçoam.

Descansem somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado!

A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.

Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois Ele é o nosso refúgio.

Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.

Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.

Contigo, também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.

Enfim, Deus é tudo. Não é a toa que nosso descanso só pode vir quando estamos em Seus braços.

Beijos,

Naná

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Enira permalink
    março 17, 2011 2:21 am

    Naná,

    Muito obrigada pela meditação tão oportuna. Eu estou precisando muito desse descanso.

    Que o Senhor Deus a use sempre para ajudar a outros aquietarem o coração, como fez comigo.

    Vou colocá-la em minhas orações especialmente enquanto você está à espera dessa criaturinha que carrega em seu ventre.

    Forte Abraço
    Enira

  2. Patty permalink
    março 17, 2011 2:54 pm

    É Naná, que bom saber que não sou a única com esse problema…rsrs…mas é muito confortante saber que o Deus que cuida de nós é também o Deus que governa e controla o Universo!!! Ontem mesmo eu estava cantando uma música que nos ensina sobre descansar em Deus!
    “Não tenhas sobre ti, nenhum cuidado qualquer que seja, pois um somente um seria muito para ti.
    É meu somente meu todo trabalho e o teu trabalho é descansar em mim.
    Não temas quando enfim tiveres que tomar decisão, entrega tudo a mim, confia de todo coração.”
    Grandes verdades que nos confortam em tempos de espera!!!
    Fique com Deus!
    bjos

  3. Gianna permalink
    março 20, 2011 11:06 pm

    Oi Naná!
    Não sabe o quão edificante para a minha vida têm sido os seus posts. Sobretudo esse, que falou bem alto ao meu coração, como, imagino, em 2001, falou a você.
    Obrigada por ser essa serva fiel do Senhor que se dedica à disseminação da Palavra e auxilia na condução do coração de todas nós!
    Que Deus continue a abençoando e capacitando para servi-lo.
    Beijos com carinho,
    Gi

  4. maio 8, 2011 1:09 pm

    Como é bom, sempre encontrar sites, e-mails e blogs que estão falando da santa e poderosa palavra de Deus. Quem estiver procurando coisas que divertem, mas que as vezes não dar um pleno descanso e fica cada vez mais cansado, leia o Salmo 62, ele fará com que você tenha mais disposição e faz com que lêem mais e mais outras leituras da biblia e não ficará somente disposta mas abençoada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: