Skip to content

Hedonismo??

junho 13, 2011

Bom dia!!

Há algum tempo atrás, recebi um convite bem legal para participar do projeto de elaboração de um guia devocional que será publicado no final do ano, e fiquei responsável por uma semana de estudos, relacionados ao tema do “hedonismo”. Resolvi ampliar o estudo, fazer algumas modificações aqui e ali, e compartilhar aqui com vocês, em uma série de sete posts, começando hoje ok? Espero que sirva para crescimento, encorajamento e edificação de cada uma, assim com serviu para mim.

Antes de mais nada, o que é o Hedonismo?? Essa é uma expressão que está na moda já faz algum tempo, tenho visto livros serem publicados a respeito do tema e vira e mexe aparece alguém na mídia se declarando um hedonista, geralmente com afirmações radicais, categóricas e talvez até bastante esquisitas. Se você for ao dicionário Aurélio, encontrará que hedonismo é a “Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral”.

Em outras palavras, o sujeito hedonista é aquele que busca o seu próprio prazer como única fonte capaz de lhe conceder sentido à vida. Tal pressuposto, surgido na Grécia, tem variações diversas em suas aplicações práticas, mas pode chegar a extremos de eliminar todo e qualquer padrão moral da vida humana, defendendo que se o que dá prazer é ceder aos instintos mais carnais, sensuais e imorais do coração do homem, este deve buscá-lo e ser feliz nisso, pois a felicidade transcende a obediência e respeito a valores morais. Em nosso mundo pós-moderno,  o hedonismo extremo está diretamente relacionado a isso.

Parece novidade, mas não é. Isso me fascina na Bíblia a cada dia! Quando surge alguma nova teoria, uma nova corrente de pensamento, uma nova filosofia de vida, podemos encontrar na viva e atual Palavra de Deus advertências acerca de cada uma, mesmo tendo sido escrita há milhares de anos atrás! E quanto ao hedonismo não seria diferente. Paulo já havia advertido Timóteo quanto aos hedonistas. Na segunda carta que escreveu a ele, preocupado com o jovem que agora teria que dar continuidade ao seu ministério, Paulo procurou encorajar Timóteo a perseverar mesmo em meio às adversidades e apostasia dos últimos dias:

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes (2 Timóteo 3.1-5 – ênfase minha).

 Sem dúvida, estamos vivendo nos últimos dias. O hedonismo nada mais é do que a manifestação “organizada” de alguém que se torna mais amante dos prazeres transitórios e fúteis desta era ao invés de amigos de Deus, e o mundo em que vivemos está repleto de exemplos e manifestações que refletem exatamente o que Paulo descreveu neste trecho… por isso podemos também acatar o seu conselho no final do trecho: AFASTEM-SE DE PESSOAS ASSIM.

Mas, além disso…. além de eu me afastar de pessoas assim…. será que não estou me tornando uma pessoa assim? O que eu busco com mais intensidade nessa vida: ser amigo de Deus ou dos prazeres deste mundo? “Ser feliz” ou ser santa?? São duas coisas diferentes… e antes de tudo, embora Deus também esteja interessado em minha felicidade, Deus está bem mais interessado na minha santidade!!!!! Afinal, a felicidade verdadeira, eterna, perfeita e indescritível já está prometida para os Seus filhos nos céus.

Pense um pouco nisso, vale a pena refletir e colocar isso diante de Deus. Peça a Ele que sonde o seu coração e lhe mostre se seu desejo mais profundo é de ser mais amigo dos prazeres ou amigo de Deus.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. (Salmo 139:23-24)

Beijos e uma ótima semana a todas,

Naná…

9 Comentários leave one →
  1. Tetê permalink
    junho 13, 2011 1:41 pm

    Muito bom.. tema totalmente atual e necessário!!!!
    Coloca mais nanazinha…hehehe
    Bjos

  2. Luciana Balsemão permalink
    junho 13, 2011 4:52 pm

    Naná, tu escreves MUITO bem!
    Maravilhoso este teu post!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que Deus continue te usando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjs.
    Lu

    • junho 13, 2011 8:46 pm

      MUITO obrigada pelo constante encorajamento, Lu!
      Um grande abraço,
      Naná

  3. Elaine permalink
    junho 13, 2011 8:03 pm

    Amiga…mal posso esperar pelo próximo!!

    Bjs na barriga!!

    Elaine Freitas

  4. Neia permalink
    junho 14, 2011 2:51 pm

    Amem !!! Bjs

  5. andrea permalink
    junho 15, 2011 11:16 am

    Naná,

    Deus continue te abençoando e capacitando.
    Obrigada pela edificação.

    Saudades.

    Em Cristo,

    Dea

Trackbacks

  1. Onde estiver o meu tesouro… « Blog Coisa Nossa

Deixe um comentário

