Skip to content

Onde estiver o meu tesouro…

junho 15, 2011

Bom dia!

Comecei na segunda-feira uma série de posts aqui no blog que falam acerca do “Hedonismo”, a busca pelo prazer. Se você perdeu o primeiro dia, pode lê-lo clicando aqui.

Enfim, vimos que o hedonista é aquele que busca no prazer o seu sentido na vida. Busca realizações e “ser feliz” nesta vida, independente do que seja necessário para alcançar tal felicidade. Tem justamente nessa busca o seu tesouro mais precioso, pois é nela que ele investe a maior parte do seu tempo e ações.

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.  (Mateus 6:19-24 – ênfase minha)

Onde está o seu tesouro? No Sermão da Montanha, Jesus é bastante claro ao enfatizar que não podemos ser amigos de Deus e amigos das riquezas ao mesmo tempo (v. 24). Precisamos escolher a que senhor servir. Quando sirvo e busco às riquezas, como o exemplo e contexto desta passagem, meu coração está nelas. Quando sirvo e busco a Deus, meu tesouro está nos céus (v.21).

Para os hedonistas, o tesouro está todo aqui na terra e eles deturpam o real sentido da vida buscando falsas e transitórias fontes de prazer. Para eles, o prazer pode estar em ajuntar riquezas, mas também em saciar desejos, “curtir a vida”, ir em busca do que os fazem felizes naquele momento, e o coração deles está focado nisso. Buscam o prazer do jeito errado, na fonte errada, mas a Bíblia é certa: o resultado dará errado. Tais tesouros são transitórios, por isso a busca do hedonista é fútil e vã.

Vale a pena refletir novamente em algo que já falamos aqui no blog: talvez seu maior desejo e prazer não esteja em ficar rico, cair na noitada, nem se embriagar ou viver uma vida promíscua… mas em sua satisfação no trabalho, um namorado ou namorada, a aparente segurança que um casamento pode lhe trazer, um filho, enfim a lista é longa. Por mais que pareçam desejos lícitos e naturais no curso da vida, se me deixo dominar por eles e faço deles minha busca e preocupação maior, a Palavra de Deus é clara: tudo aquilo que valorizamos como mais precioso, é o nosso tesouro; onde está nosso tesouro, ali está o nosso coração… é aquilo que adoramos!

 E o que Deus pensa quando adoramos alguém ou alguma coisa ao invés dEle?

“Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos”. (Êxodo 20: 3-6)

 Não se deixe enganar: ter o coração focado em buscar alegria em qualquer outra coisa que não seja em Deus pode muito bem ser um “hedonismo disfarçado”, e é buscar o inútil, é idolatria, e é pecado. Peça a Deus que alinhe os desejos do seu coração com os dEle!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Elaine permalink
    junho 15, 2011 5:01 pm

    Muito bom como avaliação de nossos corações,sonhos e perpectivas!!

    Amei!! E o próximo?! hehe
    bjs

  2. keylla nária ferraz da silva permalink
    junho 15, 2011 11:49 pm

    muito bom, esclarecedor e verdadeiro, fui abençoada e muito. Obrigada por se permitir.

  3. angela permalink
    junho 20, 2011 7:17 pm

    Ter planos e sonhos é muito bom ,mais o sábio sabe, q a realizações dos mesmos, depende do Senhor e q, se eles não se relizarem, ainda assim temos a adoração; foi para isso que nascemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: