Skip to content

Risoto de aspargos frescos!!

julho 7, 2011

Oi pessoal!

De um tempinho pra cá, o Luiz começou a falar que estava com vontade de comer risoto. No dia dos namorados, fomos jantar em um restaurante aqui da cidade e ele comeu um risoto de aspargos frescos que gostou demais! A partir daquele dia, criei a missão de aprender a fazer risoto. Se desse para ser de aspargo, melhor ainda!

Pois bem. Num dia desses, com algum tempo livre e uma geladeira ecoando por dentro, resolvi ir às compras em busca dos ingredientes para um bom risoto de iniciantes. Para minha felicidade completa, encontrei aspargos fresquinhos esperando por mim no supermercado, e resolvi arriscar.

O resultado ficou bacana! O marido elogiou até. Fiquei bem feliz, principalmente porque achei super facinho de fazer… eu tinha um certo medo da palavra “risoto” antes, parecia algo de complexidade extrema, e até acho que deve ser… mas essa versão é acessível a iniciantes e iniciados, e ficou uma delícia!

Compartilho a receita com vocês. Ela é criação própria, mas é fruto de pequenas adaptações em duas receitas que peguei em locais diferentes: uma no site Panelinha, e outra no verso do rótulo da embalagem de arroz arbóreo…. espero que gostem!

RISOTO DE ASPARGOS FRESCOS E QUEIJO PARMESÃO

Ingredientes:

400 g de aspargos frescos

½ cebola (pequena), picada

3 colheres (sopa) de manteiga

400 g de arroz arbóreo (próprio para risoto)

½ xícara (chá) de vinho branco, seco

1 ½ litro de caldo de galinha
queijo parmesão ralado (a gosto, mas quanto mais melhor… e prefira o fresco, aquele que você compra o pedaço e rala na hora… mas se quiser “evitar a fadiga”, o de saquinho dá um bom resultado também)

Modo de preparo:

Coloque o caldo numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, reduza o fogo. Corte a ponta dos aspargos. Reserve. Descarte a parte mais dura do talo, descasque e corte em rodelas ou em lascas grossas.

Numa panela, refogue a cebola picada em um pouquinho da manteiga, mexendo bem para não queimar. Assim que ficar transparente, acrescente as rodelas de aspargos e cozinhe por uns 3-5 minutos, sem parar de mexer.

Acrescente o arroz à panela e mexa por mais alguns minutos.

Aumente o fogo, junte o vinho branco e mexa bem até evaporar.

A partir daí, aos poucos, coloque o caldo (que deve estar bem quente), mexendo sem parar. Conforme o caldo for absorvido, vá acrescentando mais.

Depois de 10 minutos, junte as pontas de aspargos. Continue cozinhando, acrescentando o caldo e mexendo sempre, por mais 7 a 8 minutos.

Retire do fogo, junte o restante da manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.

 

Como eu disse, não é difícil…. só precisa ficar mexendo o tempo inteiro!! E saber usar o saca-rolhas para usar o vinho branco, na verdade esse foi o meu  maior desafio hahaha… mas eu venci!!!  Ah sim, essa receita rende mais ou menos 4 porções.

Beijos,

Naná…

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Enira permalink
    julho 8, 2011 12:02 am

    Naná.

    Muito obrigada por ter postado a receita de Risoto. Esse prato também me causa uma certa insegurança, apesar dos anos de janela.
    Sou apreciadora de aspargos e, prometo, vou arriscar fazer o “bicho papão” risoto.
    Abraço,
    Carinho para a Ester.

    Enira

  2. Tânia Freitas permalink
    julho 8, 2011 8:11 pm

    Adoro risoto…

    Sei fazer um que é receita da Pati Trovijo, ela é especialista… Vou tentar esse hein?!! Deu até vontade… Depois te conto!!
    Bjs
    Tânia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: