Skip to content

Fugindo de quê?

julho 27, 2011

O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. ( Provérbios 28:1)

Desde ontem, acordei com esse provérbio na cabeça. Não sei bem o motivo, mas confesso que fiquei feliz em ver a Palavra de Deus voltando à minha cabeça repentinamente, ainda mais com esse provérbio que traz uma realidade tão libertadora, encorajadora e consoladora para nós. Esse versículo tem uma história longa na minha vida, Deus usou esta passagem para me ensinar muita coisa sobre coragem e sobre temor aos homens, e talvez sirva para você também. Vai ver foi até por isso que acordei pensando nele ontem e hoje!

Eu não sei você, mas eu já fui uma pessoa “fujona”.  Não gostava de enfrentar algumas situações, preferia ficar em casa a estar em algum lugar onde eu pudesse me expor a alguma coisa que fosse me constranger ou desagradar. Infelizmente ao longo da vida tive alguns tropeços de relacionamentos com pessoas bem próximas que hoje já não são mais tão próximas assim… por frustrações, decepções as mais diversas, ou por  motivos que até hoje não sei bem quais foram hehehe… e meu desejo era evitar toda e qualquer situação em que eu pudesse encontrá-las. Resumindo: fujona.

Até que um dia, em uma das minhas leituras rotineiras de Provérbios, esse versículo saltou “nas minhas vistas”. Meu pastor de adolescentes uma vez nos desafiou a ler um capítulo deste precioso livro da Bíblia todo dia de forma rotineira, pois como tem 31 capítulos, isso nos faria ler o livro todo uma vez por mês. Dica valiosa, que fez parte da minha rotina um bom tempo, e que vira e mexe ainda “ressuscito”. Pois bem, você já reparou que você pode ter lido 30 vezes o mesmo capítulo e de repente parece que um versículo que “nunca esteve lá” aparece com toda força parecendo que foi feito sob medida??

Foi essa a sensação. Ler esta verdade me ajudou em muita coisa. Fugir é para quem deve alguma coisa. Para quem fez algo errado. Parece óbvio, mas fugir é para quem precisa se esconder! E quem é que precisa se esconder, deve alguma coisa e fez algo errado? Todas nós. Todas, sem exceção. Mas deveríamos fugir de Deus, não dos homens. Não o fazemos porque somos justificadas, limpas do nosso pecado pelo sangue de Jesus. Por isso, quem é salvo por Cristo, declarado justo, não tem o que temer neste mundo, não tem do que ou de quem fugir. Nossa conta está paga.

Com isso, penso em duas situações para nós, salvas por Cristo Jesus: você pisou na bola (normal), errou feio em algum relacionamento, destruiu uma amizade, sei lá o que aconteceu. Esse versículo é para você! Não fuja…. se você confessou o seu pecado e tem o mesmo Deus de 1 João 1:9 que eu, você está limpa da injustiça, purificada do seu pecado, perdoada! Se é perdoada, é justa. E os justos não temem, são corajosos como o leão!!! Esconder-se de situações terrenas revelam que você teme mais aos homens do que a Deus…. e é importante inverter isso 🙂

Segunda situação, você que sofreu a pisada na bola, foi decepcionada, frustrada, enganada, sei lá o que aconteceu. Esse versículo é para você!! Não fuja…. pois quem foge sem ter feito nada é o perverso, que está sempre de consciência pesada. Os justos não temem, são corajosos como o leão!! E aí, esconder-se ou evitar situações terrenas por puro medo ou desconforto… também revelam que você teme mais aos homens do que a Deus… e é importante inverter isso 🙂

Ah! Na verdade são três situações né… se você pisou na bola e ainda não se emendou diante de Deus…. isso sim explica sua culpa e seu desconforto diante dEle e dos homens. Leia o Salmo 32 e saiba que você também pode ser justo e corajoso como um leão, se confessar o seu pecado!

Resumindo, esse provérbio fala muito para mim sobre temor aos homens. Não temos o que temer, nem do que fugir… qualquer que seja a situação!  Que Deus nos ajude a colocar isso em prática nos nossos relacionamentos e no nosso cotidiano!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Irani permalink
    julho 30, 2011 9:32 pm

    Querida Naná, este foi um dos melhores posts q vc já escreveu e falou mto ao meu coração! Mto obrigada pelas sábias palavras… Bjo gde! Irani.

  2. Midi permalink
    julho 31, 2011 3:52 am

    Oii Naná…. amei seu post!! Deus sempre fala muito comigo através de suas mensagens!! Agradeço a Deus por sua vida, que Ele continue te abençoando!!! Saudades!! Big Abraço! Midi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: