Skip to content

Eu, a Ester e a Cólica

novembro 25, 2011

Oi pessoal!!

É, eu sumi… na verdade nem eu sabia que tinha sumido por um mês, não tinha me dado conta até que vim aqui hoje e vi que a última publicação foi há 01 mês atrás…

Bom, como vocês devem imaginar (mas eu não imaginava), as coisas andam bastante corridas e o tempo, escasso. Dona Ester é uma fofa de uma filhinha toda delicada, toda menininha, dona de um narizinho arrebitado e apaixonante (e polêmico, qualquer hora eu conto), que distribui sorrisos e faz barulhinhos como quem já entende o que se passa e tá afim de interagir.

Só que essa delicadeza toda resulta numa dondoca que não consegue arrotar direito, não importa a posição que ela fica e quantos tapas nas costas (carinhosos, claro) ela leva, tem dia que nada faz a bonequinha arrotar… e por isso vira e mexe está com a barriga cheia de ar, o que piora  as suas frequentes e aparentemente infinitas crises de cólica.

Ah, a cólica… eu vou explicar para você o que é a cólica. Trata-se de uma crise dolorosa de intensidade nunca antes jamais vista por alguém que nunca teve um bebê com cólica. Manifesta-se por meio de uma crise de choro inconsolável que, em crianças que não são como a Ester, geralmente acontece no final do dia. Na Ester, é a qualquer momento, o mais comum é que aconteça muitas vezes ao dia. Ela chora, fica vermelha, faz cara de dor, agarra-se desesperadamente ao seu braço, se contorce toda, e quando ela para de chorar e você pensa que acabou…  lá vem mais uma pontada e começa tudo de novo. De repente, no meio de todo o chororô, uma pausa, uma carinha fofa de concentração (geralmente com as asinhas do nariz ficando meio branquinhas) e ouve-se um estrondo gigantesco, capaz de acordar algum vizinho de sono leve. É um trovão?? Não não… minha filha soltou um “punzinho” mesmo coitadinha. É gases… ela tem cólica.

Com 99% de certeza que você está querendo me ajudar e pronta para compartilhar algum segredinho anti-cólica, acreditem: já tentei de tudo. Ela fica de bruços no meu braço, faço massagem (4 ou 5 técnicas diferentes que já me ensinaram), já fiquei comendo só canja e maçã, já fiz diário de tudo o que eu como, não consumo cafeína nem chocolate nem blablabla, uso bolsinha quente, colo, carinho, funchicórea, luftal, lisador, tylenol, homeopatia. E ela tem cólica. Estou super receptiva para mais conselhos, meu marido está trazendo um remedinho chamado Gripe Water que os americanos prometem ser milagroso e fazer sumir o monstro coliquento. É meu último tiro. Alguém tem mais algum??

Os pediatras (exato, no plural) examinam a fofinha e dizem, tá tudo certinho com ela, as cólicas são assim mesmo, daqui a pouco passa. Com 3 meses. Não não, com 4 meses. Conheço alguém que só passou com 7 meses. Bom, mas passa!

Nisso, a cabeça da jovem-inexperiente- aflita- mãe da criança com cólica vai até a lua e volta mil vezes por dia. O que, você tá aflita? Então é isso. Você tem que ficar tranquila senão ela não melhora da cólica. Fica tranquila!! AGORA!!! VAI!!! ACALMA!!!  Ok, estou bem melhor agora. Obrigada!

Já cheguei a desconfiar que não era cólica coisa nenhuma, que era refluxo. Mesmo a coitadinha nunca sequer jamais ter dado uma regurgitadinha na vida. Mas não é possível, é cólica mesmo?? Não.. é fome, pensei. A menina tá passando fome. Meu leite deve ser fraquinho… aguado quem sabe. Eu sabia que devia ter comido mais iogurte na gravidez, agora a menina tá passando fome!  Naná, não existe leite fraco, quantos TCCs de amamentação você corrigiu ano passado que falavam que leite fraco não existe?? Bom, então  eu tenho pouco né,  melhor dar complemento. Ela não pega complemento, não há o que faça a dona Ester mamar complemento seja de leite em pó ou leite materno depois que ela mama. Bom, então ela está satisfeita.  Ok, não é fome. Não é refluxo. Não é dor de ouvido. Não é fralda suja. Não é sono. Não é dor de cotovelo. Então é cólica. Mas não passa! Ah, passa… um dia passa.

O grande trunfo da minha filhinha de barriga sensível é que algo acontece no período noturno que esse monstro coliquento desaparece. A Ester dorme bonitinha de noite. Ela não se enquadra nas descrições dos livros que tem aqui em casa sobre crianças com cólica. Também não se enquadra nas aulas que eu dei durante tantos anos (tá bom vai, nem tantos) sobre o recém-nascido. Eu diria que a Ester nunca assistiu uma aula minha, porque ela se comporta de um jeito totalmente diferente!!

E Deus fez isso bem de propósito mesmo. Sabe por quê? Porque  tenho certeza que eu acharia que dava conta do recado sozinha se ela se comportasse exatamente igual a tudo que eu sempre soube como profissional. Como mãe, a coisa é bem diferente.

Tão diferente, que eu logo percebi que enquanto eu não parar de estudar a minha filha como se fosse um estudo de caso e, ao invés disso, fechar os livros, os olhos e entregar pra Deus em oração… eu não vou dar conta. 

As cólicas dela vão passar, e ela não vai nem lembrar delas… mas eu, aaaaah eu vou… e quero lembrar desses momentos como um aprendizado de paciência, dependência, confiança e amor!! Ainda não cheguei lá, não mesmo… mas estou batalhando pra isso.

Beijos pra todas e bom final de semana!!

 

 

9 Comentários leave one →
  1. Fernanda permalink
    novembro 25, 2011 11:33 pm

    Oi Nana, estava com saudades dos seus posts! Colica!!! ai ai ai… conheci bem essa tal colica e, como voce, tentei de tudo que me ensinaram e a unica coisa que ajudou foi a tal da Gripe Water mesmo! Espero que ajude tanto voce qto a Ester a passarem por esta fase juntas com um pouco mais de “conforto” ou “consolo”. Que Deus continue te guardando e te dando muita sabedoria e muitas musiquinhas lindas pra cantar pra Ester quando ela estiver chorando tanto. Eu fazia isso com o Joshua. Nao sei se ajudava, mas me dava mais calma ao ve-lo com tanta dorzinha na barriga! Qdo comecei a usar a Gripe Water, menina!!! Cada arrotao que vou dizer, viu?! Orando por voces daqui! Beijos. Fernanda

  2. Isabella permalink
    novembro 26, 2011 1:52 pm

    Delicia de ler, como sempre!
    Estou orando por vcs duas! Ou melhor, pelos 3! Hehhe..bjos

  3. Tia Márcia permalink
    novembro 26, 2011 4:41 pm

    Naná….aqui é uma tia-avó falando com um pouco,só um pouco
    de experiencia,depois de quatro netos…
    Antes do banho,das mamadas,fazer uma ginástica com as perninhas
    da ESTER:estique as duas pernas,retas pra frente…depois dobrando
    leve-as até comprimir a barriga,apertando mesmo(osuficiente pra
    comprimir bem a barriquinha),repita várias vêzes,até ela expelir
    todos os gazes….Isso deu muito certo,com a Lila….
    Lembre-se que deve estar de fraldas,para prevenir surpresas…
    Abraços da Tia Márcia.

  4. novembro 26, 2011 9:39 pm

    Força amiga!! força Luiz…e claro…FORÇA ESTER!! rs
    Deus continue abençoando vcs ! bjs

  5. Anansa permalink
    novembro 28, 2011 12:10 am

    Oi Naná! sei que todo mundo te dá conselhos sobre as cólicas, mas comigo a única coisa que funcionou foi a oração! RSrsrs isso mesmo, orar! Melhor remédio pra cólica! Tentei de tudo também e o único que deu certo foi esse! Bjs e paciencia que passa!

  6. Vera Moura permalink
    dezembro 8, 2011 12:22 am

    Naná, os meus nasceram nos EUA, a Cindy principalmente tinha muiiita cólica. O pediatra não permitia nem um tipo de remédio, pois dizia ele que ela teria que chorar, e que o choro faz bem para a crança. A criança se exercíta quando chora, só faz mal para os ouvidos das mamães…. bom, como vc falou, passou !!!

  7. Maura raposo de almeida permalink
    outubro 29, 2013 11:05 pm

    E o gripe eater ajudou ??

    • Maura raposo de almeida permalink
      outubro 30, 2013 2:33 pm

      Quis dizer gripe water !

  8. Luciana permalink
    julho 18, 2016 11:31 pm

    Procurando sobre remédio para colicas encontrei seu blog e para minha surpresa estou passando a mesma coisa com meu filho. Eh Miguel e igualzinho a Ester. O que vc fez? Já estou desesperada…rs me ajude, por favor!!! Luciana

Deixe um comentário

