Skip to content

Uma cartinha para o João

junho 25, 2013

Oi filho!!! Como vão as coisas por aí?? Espero que esteja tudo bem, e pelo visto deve estar, porque dizem aqui fora que o tanto que você se mexe é sinal de saúde e de um ótimo desenvolvimento… tomara, e se for o caso, fico feliz por você estar se divertindo com as minhas costelas e com meus ligamentos. Embora seja dolorido, o importante é você crescer!

Bom, como deve imaginar, você não vai caber aí dentro muito tempo…. daqui a pouco é hora de sair, ou melhor, de nascer. E como eu fiz com a sua irmã, achei que seria interessante escrever algumas coisas que gostaria que soubesse antes de ver o mundo ao vivo pela primeira vez. Não se preocupe, sei que menino não é muito de ler cartinha, então serei breve, mas preste atenção.

Em primeiro lugar, filho, há algo importante que você precisa saber: você é menino… mas tem uma irmã que não é. Ela é menina. Doida por boneca, doida por bebê. E agora ela vai ter a chance de ficar muito tempo perto de um (você, no caso), então se prepare. Carinho, beijinho, abraço… ela faz isso o tempo todo nos dois priminhos mais novos que tem, sempre que tem oportunidade, por isso antecipo que com você muito provavelmente não será diferente. Ela também é pequena, mas já percebemos que ela já sentiu que alguma coisa vai mudar. Já sabe seu nome, beija você mesmo dentro da minha barriga, e de uns tempos pra cá tem gostado muito de passar tempo dentro do seu quarto, como se perguntasse “e aí hein, quando que o novo morador chega???”…  Aguente firme, a Teté é uma menina pra lá de carinhosa que vai estar por aqui quando você chegar e que se Deus quiser será sua amiga e admiradora pro resto da vida, então dá pra relevar um certo excesso de carinho e de baba no começo, né? Seja bonzinho com ela, e nós vamos educá-la para ser boazinha com você. Vai dar tudo certo!!! E eu não vejo a hora de ver vocês dois se vendo ao vivo pela primeira vez. Ah!! E eu espero que você goste da Galinha Pintadinha… e do Seu Lobato.

Outra coisa: você tem uma vantagem sobre a sua irmã que pode em alguns momentos ser desvantagem… é o caçula. Papai e eu não somos mais marinheiros de primeira viagem. Por isso, já antecipamos alguns momentos difíceis. Já sabemos que você vai acordar MESMO de madrugada (antes da gente ser pai, no fundo no fundo a gente sempre acha que tem uma chance do nosso filho dormir 9 horas seguidas já na maternidade); sabemos que você pode durante três meses ter dores de barriga inconsoláveis…. mas  o melhor: sabemos que um dia passa!!!! Sabemos que amamentar pode ser difícil, e sabemos que uma chupetinha aqui e ali pode fazer maravilhas ao sono e silêncio da casa. Portanto, acho (eu disse ACHO hein?) que agora estamos um pouco mais seguros e certamente menos ansiosos. Por outro lado, dizem que o segundo filho é sempre bem diferente do primeiro, então não sei o que você vai aprontar… por isso tenha paciência conosco! Do mesmo jeito que pedi para a Ester, seja paciente enquanto nós vamos nos acostumando com a ideia de ter um meninão pequenininho em casa, e enquanto vamos revivendo e certamente aprendendo com muitas experiências que vamos passar juntos. Ah! E tente por favor manter o recorde da sua irmã, que para espanto de todos NUNCA, mas NUNCA mesmo…. fez cocô na banheira!!!!

Agora vamos ao meu assunto principal. Filho, ser menino, aqui fora, anda meio complicado. As pessoas fazem uma confusão de forma geral sobre o que significa isso. Algumas acham que o menino tem que ser bruto, ogro, insensível. Outras acham que o menino tem que ser conquistador das meninas, dar bola pra todas sem querer nada com nenhuma, ser o rei da balada, o cara que pega o carro desde os 15 anos escondido, o “malandrão”. Existem pessoas que chamam pais de bebês meninas de “fornecedores”, e isso não é engraçado, filho, é bem horroroso. Tudo errado. Sabe, tenho certeza de que criar menina não é fácil, mas meu coração tem uma preocupação um tanto quanto grande com relação a criar menino. Sempre tive, e agora peço bastante a Deus que me dê muita graça, misericórdia e sabedoria para saber ensiná-lo sobre o que Deus espera de um menino, o que Deus espera de um homem, e o que significa ser menino/ homem nos dias de hoje.

Fiquei pensando em como poderia explicar isso de um jeito simples pra você e cheguei a uma conclusão: seu nome! Saber um pouco mais sobre o seu nome talvez seja um bom primeiro passo. João foi um nome escolhido a dedo, assim que eu descobri o seu significado. Em hebraico, significa “Deus é gracioso”. Em outras fontes também encontrei que o nome João está associado com “Deus é rico em perdoar”, e que o João da Bíblia, dos Evangelhos, foi chamado de João, o discípulo amado. Puxa…. isso é tudo!

Vamos por partes, João. Primeira coisa: Deus é gracioso. Quando dizemos isso, queremos dizer que o nosso Deus, aquEle que criou todas as coisas e que tem cuidado de você aqui dentro, é um Deus de graça. Graça é uma palavra que significa “favor imerecido”, ou seja, ganhar aquilo que não merecemos. Deus foi muito, mas muuuuito gracioso quando mandou Jesus para morrer na cruz por nós, mesmo sabendo que nós éramos um tanto quanto desobedientes e rebeldes. Ele deu Seu Filho por nós, sendo que o que merecíamos era um tremendo de um castigo. Isso é graça! E acredito que Deus espera que você também seja um menino gracioso, no sentido de que faz o bem às pessoas, trata a todos com honra e respeito, ainda que você cruze (e vai cruzar!!) com pessoas que não gostem de você ou que zombem de você por ser diferente do mundão, gracioso porque obedece às autoridades mesmo se contrariado… e tantas outras coisas que farão de você um menino e um homem de verdade! Portanto, lembre-se que João significa que Deus é gracioso, e que a graça de Deus seja refletida em sua vida todos os dias!!!

Segunda coisa: Deus é rico em perdoar. Isso dá um pouco na mesma de dizer que Deus é rico em misericórdia, e essa palavrinha significa que Deus, além de nos dar o que não merecemos, também tem uma outra enorme virtude em seu caráter: Ele não nos dá o que realmente merecemos!! Deus perdoa. Sempre! Ele me perdoa demais, perdoa o papai, tenho certeza de que já andou perdoando bastante a sua irmã também….e o perdão dEle se estende a você. Filho, aqui fora é inevitável: você vai pisar na bola. E vai deixar a mamãe brava… e o papai também. Temos aprendido que o mesmo perdão que recebemos de Deus, devemos estender aos outros, e a minha oração é que eu seja cada vez mais uma mãe que sabe perdoar, pra não virar aquelas mães amarguradas que sempre reclamam ao invés de enxergar o lado brilhante e verdadeiro da bênção que um filho pode ser! E agora, a minha oração é que você também seja ensinado a perdoar, pois acredito ser uma outra grande virtude de um homem de verdade. Não retribua o mal com o mal, não seja um menino briguento, desses que se orgulham por arrumar confusão na escola, não não…. aprenda a viver em paz com todos, seja manso e paciente no seu proceder… e lembre-se que o seu nome traz implícito para você uma das mensagens que pode te levar à salvação um dia: Deus perdoa!!!

Por último, João é o discípulo amado. O que é discípulo? É alguém que segue alguém ou alguma coisa. Nesse nosso contexto, João era um fiel seguidor de Jesus Cristo. E esse é o meu maior desejo para você, e saiba que já temos orado por isso. Oro para que um dia você entenda que a graça e o perdão ilimitado de Deus estão disponíveis para você, se tão somente crer que Jesus é o filho de Deus e que morreu na cruz (e ressuscitou!!) para nos perdoar! Quando isso acontecer, você vai se tornar um discípulo dEle, e aí tenho muita certeza e fé de que Deus pode te ajudar a cultivar todas as características que vão super contra a maré nos dias de hoje, mas que farão de você um menino dócil, mas firme de caráter e convicção; generoso, mas cauteloso; manso como a pomba, mas esperto como a serpente; amável com todos, mas não conivente com o mal; respeitoso e dedicado… e alguém que teme e obedece a Deus, e não aos homens. Isso, filho… isso sim é ser homem de verdade. O resto é blablabla.

Então, é simples assim: quando ficar na dúvida do que Deus espera de um menino ou de um homem de verdade, lembre-se do seu nome…. porque grandes verdades estão embutidas nele: a graça de Deus, o perdão de Deus e o desejo de Deus de que você seja um seguidor de Jesus Cristo. A minha oração é que você as entenda e viva de todo o coração!

Já estou acabando, filho, só mais um conselho: enquanto for criança, SEJA MOLEQUE!! Nem me invente essas bobeirinhas de ter namoradinha tão cedo. Deixa eu me acostumar com a ideia de ser sogra primeiro, acho que preciso de uns 20 anos pra isso. Enquanto for menino, seja moleque mesmo! Ande muito de bicicleta, aproveite que seu pai é do ramo e divirta-se muito com ele, entre na onda dos super-heróis, rale o joelho (mas com cuidado!!!!), empine pipa, persiga sapos, jogue bola com garrafinha de iogurte, improvise a trave do gol com seus tênis, tenha um time favorito, manche muita roupa, rasgue outras tantas de tanto escorregar no chão, reclame na hora de tomar banho e brinque muito muito com a sua irmã… porque a infância é passageira demais pra você ficar sentado na frente do computador ou do videogame jogando joguinho o dia inteiro. Combinado?

Te amo filho, e estou curiosíssima pra ver o seu rostinho ao vivo pela primeira vez. Agradeço a Deus pelo “sustinho” que Ele me deu quando descobri que você viria…. e sei que você está chegando para completar a nossa família. Vem logo!

Um beijo,

Da sua mãe

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. Neia permalink
    junho 25, 2013 6:43 pm

    E a avó babona, chora ! kkkk Seja muito bem vindo João! Ja te amamos muito, assim como sua irmã,

  2. Adriana de Paula permalink
    junho 25, 2013 6:54 pm

    Lindo Naná…lndo!!!

  3. Elisete Assis permalink
    junho 25, 2013 8:41 pm

    Vc vai amar ser mãe de” João…”
    .tenho o privilégio de ser mãe de um casal também e é muito bom!!! Que Deus abençoe vcs ah!! E um filho não é igual ao outro mesmo, apesar de irmãos rsrsrs bj

  4. Roselena permalink
    junho 25, 2013 9:22 pm

    Lindo! Bem-vindo João! Deus te abençoe muito.

  5. Débora permalink
    junho 25, 2013 9:27 pm

    Que carta mais linda! Meu pai (que já dorme nos braços do Senhor Jesus) se chamava João e me deixou um lindo exemplo de vida a ser seguido.
    Parabéns pela escolha do nome do seu filho. Creio que Deus se agrada e fará dele um menino, garoto, rapaz, homem segundo o Seu coração. Deus abençoe vocês.

  6. Fernanda permalink
    junho 25, 2013 10:08 pm

    Deus abencoe muito a vida do Joao que ja eh tao amado e querido por uma maezona como voce! x

  7. Helena permalink
    junho 26, 2013 2:43 am

    Linda carta!!!! Deus abençoe a chegada do João !!!!!

  8. junho 28, 2013 12:37 am

    Lindo! Me emocionei 🙂

  9. junho 29, 2013 1:33 am

    Muito lindo, Naná! Parabéns pela familia, pelos conceitos e quanto ao nome, sou suspeitissima para falar, já que tenho um João e escolhi pelo significado importante que tem tb! Deus abençoe a chegada do João! Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: