Skip to content

Calendário do Advento – atividades, versículos e etc

novembro 25, 2014

Oi pessoal!

Bom, conforme eu havia prometido, estou de volta para falar mais sobre o Calendário do Advento, dessa vez com ideias do que fazer a cada dia.

No ano passado, a Ester tinha 2 anos e 3 meses, e o João tinha 5 meses. Por isso, optei por algo extremamente descomplicado: um versículo e um chocolatinho (só para a Ester, antes que me perguntem). Fazíamos a leitura do versículo todos juntos (João também!!!) e depois a Ester ganhava o chocolatinho. É “inho” mesmo viu gente, pequenininho! Hoje em dia já existe calendários do advento feitos de chocolate, geralmente uma bandeja com 24 portinhas, a cada dia você abre a portinha correspondente e tem um bombom lá dentro. Além de marcas importadas, a Cacau Show fez ano passado, acredito que fará esse ano de novo. Isso não te impede de comprar uma caixa de Bis, é claro. Só estou falando… hehe

Foi uma experiência legal, a Ester claro que ficava ansiosa pelo chocolate mas ela entendeu a história do Natal, em 24 dias eu repeti alguns versículos por causa da idade dela, e tentei organizá-los conforme a ordem cronológica dos acontecimentos e usando os quatro evangelhos. No final do mês ela sabia direitinho quem era a Maria, os pastores, falava “manjedoura” de um jeito incrivelmente fofo (e que só a gente entendia) e falava Jesus é o nosso Salvador, o Filho de Deus, etc.

Então, caso você tenha filhos que tenha por volta de dois anos e esteja na dúvida se vale ou não a pena fazer, eu encorajaria a fazer!!!!

Se você não tem filhos ou eles tem menos de um ano, eu também encorajaria a fazer, porque tradições familiares são algo que gosto e incentivo muito, estou criando as minhas e achando algo muito precioso. Então faça!! Comece agora, e vá mudando o teor conforme os filhos forem surgindo (ou não) e crescendo. Coloque versículos da história de Natal e também versículos messiânicos e invista em meditar na história do advento durante esses dias… e aí minha recomendação é que no domingo, dia 30 de novembro, você entre no Amazon e baixe GRATUITAMENTE o e-book do Advento do Pastor Ray Pritchard. São 24 devocionais natalinas. Ele faz um todos os anos, e na véspera do início da contagem regressiva para o Natal ele sempre disponibiliza gratuitamente no Amazon para você baixar para o seu aparelho móvel, seja ele iphone Ipad, qualquer outro smartphone, tablet, ou kindle. Eu baixei pela primeira vez ano passado e fiz como minha devocional, foi ótimo!!! Gosto muito desse pastor, foi meu professor do seminário e tenho muitas boas lembranças de suas aulas e pregações. Mas atenção!!!! É só no dia 30 que ele fica gratuito!! Depois custa sei lá, dois dólares… mas custa.

E agora… se você tem filhos na faixa de dois ou três anos, eu acho que dá muito certo já inserir atividades em alguns dias, além dos textos. Para esse ano, já defini o “esqueleto” do calendário, que será assim:

DIA TAREFA
1 Versículo + chocolatinho
2 Atividade
3 Versículo + chocolatinho
4 Atividade
5 Versículo + chocolatinho
6 Atividade
7 Atividade + versículo
8 Versículo + chocolatinho
9 Atividade
10 Versículo + chocolatinho
11 Atividade
12 Versículo + chocolatinho
13 Atividade + versículo
14 Atividade + versículo
15 Versículo + chocolatinho
16 Atividade
17 Versículo + chocolatinho
18 Atividade
19 Versículo + chocolatinho
20 Atividade
21 Versículo + chocolatinho
22 Versículo + chocolatinho
23 Atividade
24 Versículo + chocolatinho

Planejei assim porque levei em conta um pouco a rotina da minha família, os finais de semana, etc. No total, são 12 atividades, 12 dias de chocolatinho e 15 dias com versículo, mas nunca as três coisas ao mesmo tempo.

Se você está sem ideias do que bolar de atividades para as crianças, entra lá no meu Painel “Christmas”, no Pinterest. É só clicar nesse link:  http://www.pinterest.com/nanacmcastillo/christmas/.   Dentre outras coisas, lá tem muitos pins de atividades para o calendário do advento, bem legais! Mas a internet está lotaaaada de sites e blogs com muitas outras ideias, dá uma procurada.

As atividades que escolhi para esse ano, levando em conta a idade das crianças (na verdade estou considerando mais a Ester, o que o João apreender disso tudo será um enorme lucro por enquanto), são:

  • Fazer biscoitos de Natal
  • Fazer cartões de Natal para as professoras da escola
  • Fazer cartões de Natal para os avós
  • Doar brinquedos para alguma instituição
  • Oficina de boneco de Neve (com massinha, botões, sei lá mais o que…. vou me virar rs)
  • Jogo da memória de Natal
  • Fazer cupcakes de Natal
  • Sair para passear e ver a decoração de Natal dos shoppings
  • Fazer um enfeite para a árvore de Natal
  • Sair para tomar sorvete
  • Passeio só com a mamãe (Ester)
  • Passeio só com o papai (Ester)

E, por último, mas o mais importante, os versículos…. confira abaixo uma seleção de trechos bíblicos relacionados ao advento:

João 1:1-5

Isaías 9:2-7; 11:1-10

Jeremias 33:14-16

Lucas 1:5-10; 11-17; 18-25; 26-38

Mateus 1:18-21; 22-26

Lucas 1: 39-45; 46-56

Lucas 2: 1-5; 6-7; 8-12; 13-14;15-18; 19-20

Miquéias 5:2-5

Mateus 2:1-2; 3-6; 7-8; 9-12

Escolha os que você acha que serão mais significativos ou mais fáceis de serem transmitidos às crianças e vá em frente! Não entendo que esse momento seja assim de fazer uma devocional máster, com 20 minutos de meditação em cima de cada passagem…. não nessa fase!!!! Acho importante falar isso porque às vezes a gente vê uma coisa dessa e imagina uma família sentada à beira da lareira por horas divagando sobre um assunto e logo desanima, porque NENHUMA família de filhos pequenos senta à beira de lugar nenhum por horas…. muito menos para divagar!!! Hehehe…. então sejamos realistas, o calendário do advento é um momento rápido e significativo que você vai ter em família para recordar a história do Natal…. em 3, 5 ou 10 minutos, tanto faz! O importante é que o momento não se torne enfadonho pra eles, nem estressante para nós, pais.

Enfim…. essas são algumas ideias…. o meu ainda está em construção, não sei qual atividade vai para qual dia nem que texto em qual lugar, por isso não apresentei assim nada muito pronto…. e acho até melhor assim, porque dessa forma você pode até se inspirar em mim, mas vai ter que criar o seu! Hhehehe

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil para quem estava perdida ou sem muita inspiração para fazer!!

Beijos, depois eu volto com mais assuntos natalinos!!! Época gostosa demais!!!

One Comment leave one →
  1. novembro 26, 2014 10:10 am

    Adorei a idéia do calendário Naná, pretendo fazer um aqui em casa também, mas estou em dúvida se o Lucas vai entender/ respeitar o limite de um por dia… ainda tem 1 ano e 2 meses… alguma sugestão prática?
    Ele ainda não curte literatura, rs, todas as nossas tentativas de ler sua biblia de bebê num cultinho caseiro terminaram em uma criança agitada e mais interessada em fazer peripécias com o livro…mas concordo com vc, quero começar a tradição, mesmo que ainda com pouco aproveitamento.
    Obrigada, bjinhos, Mari Mazzei

Deixe um comentário

