Skip to content

Receitas de Natal parte 01 – entradinhas e saladas

dezembro 14, 2014

Oi pessoal! Dando sequência ao assunto natalino, resolvi fazer uma série de posts com receitas para a ceia de Natal, caso ainda haja alguém em dúvida sobre o que fazer. As receitas que vou apresentar e sugerir pra vocês foram testadas e aprovadas recentemente em um almoço natalino que fizemos aqui em minha casa, no último sábado, com mais duas amigas que também amam cozinhar. Com a permissão delas, vou socializar todas as receitas, para que sirvam de inspiração para todas!

Só para contextualizá-las e para que saibam o que vem nos próximos posts, o menu completo do nosso almoço natalino foi:

Entradinhas

– Tarteletes de brie com geleia de pimenta

– Árvores de natal “caprese”

– Mix de castanhas (essa não vou colocar a receita ok, por motivos óbvios)

Saladas

– Salada Waldorf

– Salada verde (também não tem receita, cada um faz a sua com os verdes, vermelhos, laranjas e amarelos que prefere!)

Carnes e acompanhamentos

– Batatas ao forno

– Chester com crocante de ameixas e bacon

– Tender de Natal

– Farofa natalina

– Chutney de frutas

Sobremesas

– Estrogonofe de nozes

– Torta ganache de limão

– Frutas da estação (ok, só tinha cereja, mas como eram várias, posso dizer que eram frutasss)

Para não ficar um post incrivelmente enorme, dividi a ceia em três posts: entradinhas e saladas, carnes e acompanhamentos, e sobremesas. Ok?

Então, vamos a elas!!

Tarteletes de brie com geleia de pimenta

Essas tortinhas ficam muito gostosas, a combinação brie com geleia de pimenta é imbatível… como o almoço foi aqui em casa, eu que preparei as entradinhas. Essa é bem fácil de fazer, se você gosta de brie, com certeza vai gostar!

Ingredientes:

– 01 pacote de tarteletes prontas, que vende em qualquer bom supermercado

– 01 pedaço de queijo brie de boa qualidade

– Geleia de pimenta vermelha (minhas marcas preferidas são Companhia das Ervas e Queensberry)

Modo de fazer:

– Coloque um pedaço pequeno de brie em cada tartelete, cubra com um pingo de geleia de pimenta, leve ao forno por uns 15 minutos e sirva!! Sucesso total.

Árvores de natal “caprese”

Essas arvorezinhas ficaram um charme, quem me deu a ideia de fazer foi a minha cunhada Luciana, e nos divertimos horrores pelo whatsapp enquanto eu fazia os testes, porque eu entendi MUITO errado o que ela me explicou e o primeiro modelo ficou HORRIPILANTEMENTE horroroso… aí eu descobri que eu tinha feito besteira, e quando ela me mandou uma foto de como ficaria no final, aí sim as coisas mudaram…. hehehe…. enfim, elas ficam muito fofas e eu já coloquei aqui a foto de como deve ficar para não ter segredo nem enganos!! Haha… ah, essa receita, com patê de manjericão, é a minha versão ok? Por isso dei o nome de caprese inclusive, mas basicamente você pode usar o que quiser para fazer a base verde… minha cunhada por exemplo usou maionese com corante alimentício… vai de gosto!

fotoIngredientes:

– 10 fatias de pão de forma (de preferência o sem casca, senão você tira a casca J )

– Patê de ricota com manjericão (eu comprei pronto, mas se você for prendada do tipo máster, pode fazer também!)

– 01 tomate italiano picado bem pequenininho

– 01 pacote de Stiksy (aquele palitinho pretzel da Elma Chips!)

Modo de fazer:

– Retire as cascas do pão de forma e, com uma faca, recorte um triângulo que pareça um pinheirinho, alto e de base curta; NÃO CORTE O PÃO EM QUATRO TRIÂNGULOS IGUAIS!!! Foi meu erro na primeira vez e eu não tenho palavras para explicar o resultado. Cada fatia de pão rende apenas dois pinheirinhos (use as sobras para fazer croutons!!)

– Quebre os palitos Stiksy em pedaços pequenos e espete no pão, de forma a parecer o tronco do pinheirinho;

– Leve ao forno para dar uma tostada, o pão tem que ficar durinho sem queimar, aqui em casa demorou uns 10 minutos… fique de olho para não torrar!

– Deixe esfriar e passe o patê de manjericão em cada pinheirinho, finalize com os tomates (que tem que estar beeem pequenininhos para lembrar os enfeites da árvore) e sirva! Fica fofo!!!

Salada Waldorf

Um salpicão diferente, leve, natalino e gostoso! A receita é da minha amiga Lorely (Lore), que também vai contribuir aqui com o chutney de frutas e o estrogonofe de nozes.

IMG_7113

Ingredientes:

3 maçãs verdes

Suco de 01 limão

3 talos de salsão

1/2 xícara de nozes picadas

1/2 xícara de uva passa

Frango defumado (opcional – aqui não teve! hehe)

01 caixa de chantineve ou chantilly tradicional (bata 500ml de creme de leite fresco bem gelado com ½ xícara de chá de açúcar)

Modo de fazer:

Picar a maçã em pedaços pequenos e colocar o limão para não escurecer;

A seguir, misturar as passas, o salsão picado e as nozes (se tiver o frango defumado, mistura também);

Por último, acrescentar o chantilly (nota da dona da receita: pode substituir o chantilly por iogurte natural ou creme de leite, mas acho que o chantilly fica melhor, mais leve).

Conservar em geladeira até a hora de servir.

E aí, gostaram? Ainda essa semana vou postar as outras coisas! Aguardem!

Beijos e até mais!

Deixe um comentário

