Skip to content

Receitas de Natal parte 03 – sobremesas

janeiro 7, 2015

Oi pessoal!!!

Feliz Ano Novo!!! Aaaaaah….. fiquei arrasada. Não consegui mesmo postar antes. Quando o final de ano “começa”, a gente começa a ir pra lá e pra cá e aí já viu…. só agora estou de novo em casa, com minhas receitas, minhas fotos, etc. Mas, promessa é dívida, apresento hoje as receitas das sobremesas daquele almoço natalino… afinal…. o Natal de 2015 está logo ali, e se você não quiser esperar o Natal, ué…. faça em qualquer época do ano!

Então, só lembrando, o cardápio do almoço foi esse abaixo, e caso você tenha perdido as outras receitas, é só clicar aqui para ver a primeira parte, e aqui para ver a segunda.

Entradinhas

– Tarteletes de brie com geleia de pimenta

– Árvores de natal “caprese”

– Mix de castanhas (essa não vou colocar a receita ok, por motivos óbvios)

Saladas

– Salada Waldorf

– Salada verde

Carnes e acompanhamentos

– Batatas ao forno

– Chester com crocante de ameixas e bacon

– Tender de Natal

– Farofa natalina

– Chutney de frutas

Sobremesas

– Estrogonofe de nozes

– Torta ganache de limão

 

 

Sem mais delongas, vamos a elas!!!

 

Estrogonofe de nozes

Essa receita é da minha amiga Lorely, e me chamou a atenção ser diferente dos demais que já tinha comido, pois a base dele não é chocolate, e sim doce de leite!! Hummm…..

IMG_7119

Ingredientes

2 latas de leite condensado

4 gemas

4 claras em neve

1 col sopa de licor de cacau ou outro…. ela usou amarula

1 lata de creme de leite

1 xícara nozes picadas

Modo de fazer

Colocar o doce de leite com as gemas na panela e cozinhar até soltar da panela (tipo brigadeiro), desligar o fogo acrescentar as nozes o creme de leite e o licor e quando estiver frio juntar as claras em neve. Levar à geladeira até a hora de servir!

 

 

Torta ganache de limão

Ah…. a torta de limão. Vou contar uma história sobre ela. Quando eu tinha 17 anos, liguei a televisão numa tal de Ana Maria Braga,  nos tempos remotos em que ela passava por baixo da mesa quando gostava de alguma receita. Nesse dia, um chef que eu não lembro o nome  resolveu ensinar uma torta de limão diferente das tradicionais com merengue em cima e tal…. e eu, que estava por ali meio sem fazer nada, descansando a cabeça das apostilas e simulados do Etapa, peguei uma caneta e anotei a receita. Assisti tudo direitinho…. e um dia cheguei na cozinha pronta para fazer. Eu, que só fazia bolo de chocolate, pipoca, brigadeiro e capeletti. Depoimentos da minha mãe indicam que eu demorei uns dois dias na cozinha hahaha, mas a verdade é que o resultado foi o meu grande xodó culinário. Minha torta de limão! Sem muita modéstia, ela é boa demais. Confesso que estou com ciúmes de dividir a receita, mas meu amor por vocês é maior do que isso hahahahaha….. então só peço que, se fizerem a receita em casa, digam: a Naná tinha razão, essa torta é demais….  e, se não acharem que ela é tudo isso….. bomm…. aí é porque vocês não provaram a MINHA torta! hahahaha….

Enfim, segue a receita. Ela é feita em quatro etapas, então a apresentação da receita será diferente das demais, OK?

IMG_7121

Ganache de limão

200 g de chocolate branco ralado (ou uma barra da grande, que tem 170g)

1/2 lata de creme de leite sem soro

1/4 xícara de suco de limão coado

– Misturar o chocolate com o creme de leite e levar ao micro-ondas por 1 minuto.

– Mexer bem até dissolver tod o chocolate, e ir acrescentando aos poucos o suco de limão. Acrescente raspas de limão a gosto e reserve.

Massa crocante

1 pacote de bolacha maisena bem picadinho (ele proibia, mas acabei me rendendo e hoje bato no liquidificador)

120g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

01 colher de chá de raspas de limão

– Amassar bem a bolacha e a manteiga om as duas mãos para formar uma farofa, acrescentar as raspas de limão e amassar bem durante uns 5 minutos, até dar o ponto da massa (o ponto: ao apertar um pouco de massa com a mão, ela fica compacta e, ao quebrã0la, parece uma paçoquinha :))

– Numa assadeira de fundo removível, colocar a massa, começando a forrar pela lateral, que deve ser gfrossa. O restante da massa, colocar no meio e espalahar, massando para ficar tudo no mesmo nível.

– Leve ao forno pré-aquecido por “aproximadamente” 12 minutos.

Mousse de limão

1 lata de leite condensado

1/2 lata de creme de leite com soro (a metadinha daquela que vc usou sem soro antes!)

– Mexer; acrescentar 1/2 xícara de chá de suco de limão coado e espremido na hora. Misturar, mas não bater.

1 colher de sopa rasa de gelatina em pó sem sabor branca

3 colheres de sopa de água fria

– Colocar a gelatina toda de uma vez na água, mexer rapidamente e levar ao micro por 20 segundos

– Bata 02 claras em neve

– Colocar a gelatina quente de uma vez na mistura de leite condensado, creme de leite e suco de limão; mexer rapidamente; colocar a mistura nas claras em neve em duas etapas, mexendo cuidadosamente para não eliminar o aerado das claras.

MONTAGEM DA TORTA:

– Deixar a casca esfriar, colocar todo o ganache, depois toda a mousse por cima. Levar a geladeira por 06 horas.

– Decore com chantilly e raspas de limão! Desenforme com cuidado, usando uma faca!

obs: segredinho para o chantilly: use 1/2 litro de creme de leite fresco SUPER gelado, bata com 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro até dar o ponto. Quanto estiver pronto, adicione 1/2 colher de chá de gelatina sem sabor, dissolvida em pouca água…. vai deixar o chantilly firme sem desmoronar!!!

 

Tchanannnnn!!! E aí, gostaram?? Parece trabalhosa, mas eu prometo que no fundo no fundo não é!!!

Espero que aproveitem as receitas!!!

Beijos a todas e repito, que tenhamos todas um excelente 2015!!!! O meu promete vir recheado de muitas mudanças (pra variar) e novidades, espero em Deus dar conta de tudo!!!!

Naná

 

One Comment leave one →
  1. Érica permalink
    janeiro 7, 2015 6:54 pm

    Ah eu também tenho esta receita da torta de limão desde adolescente da Ana Maria Braga, sempre fazia é uma delícia!!!

Deixe um comentário

