Skip to content

A rainha de Sabá

junho 24, 2015

“Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis.” (1 Reis 10:1)

Olá! Hoje cedo, em minha devocional, li um trecho da Bíblia que me chamou a atenção, pois nunca tinha olhado para ele dessa forma. Isso é sempre fantástico, não é? Não importa quantas vezes lemos a Palavra, sempre aprendemos alguma coisa nova com ela. Decidi compartilhar com vocês o que li hoje. Foi extraído do livro “Mulheres que amaram a Deus – 365 dias com as mulheres da Bíblia” (Elizabeth George, 2001 – United Press), e espero que sirva para sua edificação como serviu para mim!

No século 6 aC, não existia uma rede de divulgação de notícias sobre Salomão, rei de Israel. As informações eram passadas bem devagar, conforme o passo das pessoas ou o andar dos camelos e jumentos. Lentamente, as notícias sobre esse rei sábio que servia a um Deus poderoso chegaram até Sabá, localizada a quase dois mil quilômetros ao sul de Jerusalém. Sentada em seu palácio, a rainha de Sabá deve ter refletido cuidadosamente sobre as várias informações recebidas. Certamente, ninguém poderia ser tão sábio e nenhum deus tão extraordinário assim…. mas, e se fosse verdade? As informações poderiam ser verdadeiras! Ela precisava ver com os próprios olhos.

A viagem a Jerusalém foi longa e dispendiosa. Os estudiosos calculam que a comitiva, composta de soldados, presentes, animais, suprimentos e servos viajou mais de 30km por dia durante 75 dias. Mas nada disso importava! Nenhum esforço era grande demais e nenhum preço alto demais em se tratando de assunto referente a sabedoria! E assim, aquela rainha partiu para Israel.

Quanto maior o esforço, mais doce será o sabor do prêmio. Quanto mais alto o preço, mais valioso  seu tesouro. Assim é com a sabedoria! Reflita sobre o esforço que você empreende para adquirir sabedoria. Você passa cinco minutos do seu dia lendo um capítulo de Provérbios, o livro da sabedoria da Bíblia? Esforça-se para participar de aulas, palestras ou seminários dirigidos por pessoas sábias e piedosas? Reserva um tempo em sua agenda para pedir conselhos a uma pessoa sábia? Gosta de passar um final de semana participando de alguma conferência que a ajude a tornar-se sábia nos caminhos de Deus?

Vivemos em uma sociedade comodista, de recompensas instantâneas. Queremos obter os resultados sem esforço, e queremos já! No entanto, vemos no exemplo da Rainha de Sabá uma disposição para sacrificar-se e empenhar-se, realizando o possível na tentativa de encontrar respostas para as questões da vida. Siga hoje o exemplo dessa mulher e tente obter uma preciosa pérola de sabedoria… e amanhã adicione outra… e depois mais outra! A sabedoria, essa sim, é o verdadeiro ornamento da alma!

Enfim… como tudo isso é verdade, em tudo. Já comentei algo mais ou menos assim em outro post, o “Emagrecer ou ser emagrecida?”: nós queremos o resultado sem passar pelo processo. Queremos um corpo saudável comendo de tudo e sem se exercitar. Queremos uma casa arrumada sem colocar a mão na massa (ou sem pagar pelo serviço). Queremos filhos obedientes sem termos o trabalho diário e exaustivo de colocá-los na linha e ensiná-los o certo muitas e muitas vezes ao dia. Mas já sabemos que não funciona. Sem trabalho árduo (e sem a graça de Cristo!), não há recompensa.

E assim é também com a sabedoria. Se você deseja ser sábia, deve buscar a sabedoria. E isso envolve ação, decisão, investimento de tempo. Envolve desligar a televisão, fechar as redes sociais um pouquinho (ou um belo tanto rsrs), e tudo isso diariamente… e se concentrar naquilo que é eterno, que vai te levar para o seu objetivo.

Que Deus nos ajude a buscar a sabedoria e ter a disciplina e coerência necessárias para escolher as atitudes que vão nos levar para isso!

Uma boa semana a todas!

Beijos,

Naná

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Lisa Rossato permalink
    junho 25, 2015 2:58 pm

    Amada, vc não imagina como vc me ajudou com essas palavras. Uma vida abençoada a todos nós, Bjssss Lisa

    Enviado do meu iPhone

    >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: