Skip to content

Clube do Livro – Aprendendo a orar com quem ora

maio 7, 2017

Oi pessoal!

Continuo animada e em dia com o meu projeto de leitura desse ano, e hoje vim compartilhar a resenha de mais um livro. Como já combinei no post anterior, se você clicar no título do livro, será direcionada para a página da editora para obter maiores informações.

aprendendo-a-orar-com-quem-ora_gTítulo: Aprendendo a orar com quem ora: um estudo das grandes orações da Bíblia

Autor: Hernandes Dias Lopes e Arival Dias Casimiro. O primeiro, bem conhecido devido à sua participação expressiva nas mídias sociais e em grandes conferências cristãs e reformadas, é pastor em Vitória, Espírito Santo e autor de mais de 100 livros cristãos. O segundo também já publicou outras duas obras, e é pastor da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, São Paulo.

Editora: Hagnos (usando o selo editorial United Press)

Páginas: 157

Lançado em: 2015

Sobre o livro: O objetivo do livro é apresentar exemplos de pessoas da Bíblia que oraram nas mais diversas circunstâncias, e o que podemos aprender com cada uma dessas orações. Eles apresentam as orações de Jesus (4 delas), Moisés, Neemias, Jonas, Daniel, Tiago, Abraão, Jacó, Ezequias e dos discípulos de Cristo. Contextualizam as orações na história, para que possamos apreender também todos os sentimentos que permeavam cada situação, e o que podemos extrair delas para fortalecer a nossa própria vida de oração.

Fica bem claro o que já consta inclusive na Bíblia: nós não sabemos orar como convém!! Mas certamente podemos aprender muito com os exemplos bíblicos, principalmente com as orações de Jesus, enquanto viveu aqui na Terra de modo perfeito.

O título pode causar a impressão de que o livro é um passo-a-passo, um guia de como orar, mas não é esse o caminho. Melhor do que isso, a ideia de cada capítulo realmente é provocar no leitor uma reflexão mais aprofundada sobre a oração, e como ela realmente tem a intenção divina de nos aproximar dEle. Se tão somente orássemos….

O livro é muito bom. Eu confesso que tive um pouco mais de dificuldade na leitura, por conta do estilo da escrita. Não é monótono nem chato, não me levem a mal, mas é um livro mais reflexivo de talvez de um estilo mais “formal” do que estou habituada para essa categoria de leitura. Além disso, o tema dessa vez foi escolhido bem a dedo por mim, pois tenho plena consciência da necessidade que tenho de melhorar a minha vida de oração. Não tenho o hábito de ler livros sobre o assunto, e ele me despertou também para isso! Estudar as orações da Bíblia é algo de imenso valor quando precisamos e queremos aprender a orar. Vale a pena!

Um pequeno trecho, do capítulo 3: Neemias – o mundo precisa de intercessores:

Um dos truques do diabo é manter-nos tão ocupados que não encontramos tempo para orar. Se Neemias não fosse um homem de oração, o futuro de Jerusalém teria sido outro. A força da oração é maior do que qualquer combinação de esforços na terra. A oração move o céu, desencadeia grandes intervenções de Deus na história. Alguém já disse com acerto: ‘Quando o homem trabalha, o homem trabalha; quando o homem ora, Deus trabalha’.

[…] O mundo precisa desesperadamente de intercessores. A igreja precisa desesperadamente de intercessores. Mas, quais são os atributos de um intercessor? Ele é alguém que sente o fardo dos outros sobre si […], reconhece a soberania de Deus sobre si […],  firma-se na fidelidade de Deus[…], importuna Deus com suas súplicas […], reconhece seus pecados e os confessa[…] , ele se estriba nas promessas da Palavra de Deus[…],  e associa devoção e ação. (páginas 33-40).

Enfim, recomendo! Você já leu? Compartilha com a gente!

Beijos a todas e uma ótima semana,

Naná

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: